A análise de crédito é um processo considerado essencial para o bem-estar de uma empresa, seja ela uma grande organização ou uma PME.
Caso você ainda não esteja familiarizado com esse termo, ele se refere a um procedimento para conceder crédito ou mesmo estabelecer novos vínculos com os clientes. Isso porque essa é uma forma simples, mas fundamental, em processos de concessão de crédito e vantagens, e que também evita problemas futuros.
Em vista disso, a análise de crédito é considerada o estudo das condições de crédito de um cliente, com o objetivo de entender qual o seu perfil financeiro e se ele cumpre os requisitos exigidos para honrar os acordos estabelecidos.
Por isso, atualmente, ter uma tecnologia para realizar a análise de crédito acaba sendo um grande diferencial. Afinal, essa avaliação representa uma segurança para um negócio, oferecendo diversos benefícios também para os consumidores. E, além da segurança, com a ajuda de mecanismos tecnológicos, é possível ter mais agilidade e otimização para todo o processo.
Portanto, se você está em busca de uma ferramenta que ofereça grandes vantagens em serviços para os clientes, e para a sua empresa, continue a leitura.
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Como a tecnologia ajuda a otimizar a análise de crédito?
Não é de agora que a tecnologia está inserida no cotidiano das organizações. Já faz algum tempo que ela está presente em procedimentos diários. E, por isso, essa transformação também alcançou o mercado, proporcionando escolhas mais práticas e seguras para a execução de vários processos.
Dessa forma, é uma escolha muito sábia usar a tecnologia como uma grande aliada na concessão de crédito.
Para exemplificar melhor, confira a seguir as vantagens da combinação da tecnologia com a análise de crédito.
Mais agilidade e processos otimizados
Investindo em ferramentas tecnológicas, a sua empresa garante que os procedimentos sejam feitos de maneira mais rápida e prática. E, assim, todos os processos serão otimizados.
Logo, a sua empresa, e os seus clientes, são beneficiadas, uma vez que eles não precisarão mais esperar por longos períodos, fortalecendo a relação entre ambos.
Falhas reduzidas
A análise de crédito manual é um processo cansativo, o que acaba aumentando as chances de acontecerem erros. Então, ao investir em um sistema automático e digital, você assegurará a redução de falhas, que podem acabar prejudicando a saúde financeira da empresa.
Ganho em produtividade e foco
Quando a sua empresa automatiza a análise de crédito, prontamente, os seus colaboradores deixam de ser sobrecarregados com as suas demandas. Dessa maneira, eles podem focar em processos que demandam uma atenção maior e que só podem ser feitos de forma mecânica, obtendo um ganho maior de produtividade e qualidade.
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Quais ferramentas podem ajudar a melhorar a análise de crédito?
Agora que você já viu os benefícios da tecnologia para análise de crédito, conheça algumas ferramentas que contribuem com a segurança e automação de todo processo.
Machine Learning
O Machine Learning é uma plataforma que tem comandos complexos, ajudando na automatização da análise de informações. A sua finalidade é estabelecer um score de pontos baseado nas informações previamente obtidas, ajudando os negócios a realizarem a análise de crédito dos seus clientes.
Além disso, com essa tecnologia, existe a possibilidade de definir análises ainda mais profundas, com alto grau de acerto.
Big Data
De forma simplificada, o Big Data pode ser compreendido como um grande painel de informações, onde todos os dados de seus clientes estão disponíveis.
Assim, a sua empresa consegue fazer consultas, repletas de detalhes, em diferentes fontes de dados, a fim de entender o perfil de compra de cada um e verificar se é mesmo um bom negócio ofertar crédito para eles.
Business Intelligence (BI)
Agora, se o foco da sua empresa é realizar análises de crédito baseadas em grandes volumes de dados, o Business Intelligence é a escolha perfeita.
Essa ferramenta ajuda a coletar, processar e gerar estatísticas detalhadas e confiáveis, determinando se a concessão de crédito é indicada para um cliente em específico.
Score de crédito
O Score de Crédito é um modelo estatístico que funciona perfeitamente em conjunto com a análise de crédito. Isso porque ele prevê as chances de um CPF ou CNPJ se tornarem inadimplentes.
Ele utiliza um sistema de pontuação, que varia de 0 a 1000. As pessoas que possuem uma pontuação mais próxima de 1000 possuem um comportamento financeiro indicado como bom. Já as pontuações próximas de 0 são consideradas como ruins.
Cadastro Positivo
Uma outra ferramenta que é uma boa combinação para a análise de crédito é o Cadastro Positivo.
Ele é um banco de dados formado pelo compartilhamento do histórico de compras e pagamentos feitos a crédito das pessoas, pelas empresas ao mercado, através dos GBDs (Gestores de Banco de Dados).
Logo, o Cadastro Positivo exibe os hábitos de pagamentos e comportamentos dos clientes, pessoa física e jurídica, com as empresas, no que diz respeito as operações financeiras e de crédito.
Onde encontrar essas ferramentas para melhorar a análise de crédito?
Investir em soluções tecnológicas é a melhor opção para as empresas que sejam alcançar melhores resultados. Isso porque elas ajudam a tornar o trabalho mais simples, rápido, além de seguro.
E nessa questão nós podemos ajudar o seu negócio, já que a Credits Brasil é a distribuidora autorizada da CDL SP e SPC Brasil, o maior bureau de informações para crédito da América Latina.
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