fbpx
Entenda como o Big Data pode fazer a diferença na sua empresa.

Como o Big Data pode ajudar a melhorar a sua empresa

Big Data é um termo bem conhecido já por empreendedores, uma vez que ele se refere a um conjunto de dados muito grande que são avaliados por computadores, revelando padrões e tendências. Mas será que você sabe o motivo dele ser tão importante para as empresas?

Pois é, o Big Data é muito relevante porque ajuda os negócios a aproveitarem os seus dados e utilizá-los no reconhecimento de novas oportunidades.

Assim, ele contribui para que as decisões de negócios sejam mais inteligentes, as operações mais eficazes, os clientes mais felizes e tornam maiores os lucros para as organizações, melhorando resultados.

Para entender o que mais o Big Data pode fazer pela sua empresa, continue a leitura!


Entendendo o que é o Big Data


Para começar, o Big Data é um termo que representa um alto volume de dados que chega e ocupa uma empresa no seu cotidiano. Dessa forma, ele pode ser utilizado para buscar insights que levam os gestores a realizarem ações mais estratégicas e tomarem decisões mais assertivas.

Contudo, o que deve ser considerado é o que as organizações fazem com todos esses dados e não o seu volume em si.

Logo, a grande dificuldade dos empreendedores está em como processar a imensa quantidade de conteúdos elaborados por seus consumidores, mapeando comportamentos, tendências e até oportunidades de negócios.

E, claro, a solução para isso abrange o Big Data. Isso porque, para resolver essa situação, é necessário contar com um software que tenha capacidade de conectar o Big Data e uma inteligência analítica. Assim, se torna possível armazenar e trabalhar um grande volume de informações, gerando insights valiosos e eficientes para as empresas.


Indicação de leitura – Salestech: entenda o que é e como se aplica


Conhecendo o Big Data além do seu conceito


Agora que você já entendeu um pouco do conceito, vamos explorar um pouco mais o Big Data.

Como já dito no tópico anterior, esse alto volume de informações pode ser relativo a qualquer quantia de dados de uma organização ou de um tema específico. Por exemplo, o ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão Integrado. 

Portanto, o que deve ser considerado importante é que as informações precisam ser acessíveis.

Por isso, não é relevante se esses dados são estruturadosou, se não são estruturados e nem por qual meio são gerados. Afinal de contas, dados diversos podem compor o Big Data, variando desde informações de controle de estoque até as informações de uso no aplicativo da sua empresa.

E quando mencionamos essa diversidade é porque podem ser nomes, números, dados geográficos, histórico de acessos, mapas de utilização.

Sendo assim, quanto mais digitalizada for uma empresa, mais dados disponíveis ela terá em seu Big Data. E para que aconteça um aumento desses dados, vai depender muito de quanto esse negócio está disposto a realizar modernizações. Isto é, investimentos em tecnologias e melhorias em seus produtos ou serviços.


Saiba quais são as vantagens de utilizar o Big Data no seu negócio


Depois de saber de tudo isso, chegou o momento de entender como o Big Data pode ajudar a melhorar o seu negócio. Ou seja, quais são as vantagens para a sua empresa. Veja só!


Atendimentos de alta qualidade para os clientes


A primeira vantagem é que soluções de Big Data ajudam a proporcionar serviços de alta qualidade para os seus clientes. Dessa maneira, ao integrar as informações do seu CRM com soluções como o BigQuery, por exemplo, você consegue compreender os gostos e padrões de comportamento do seu público-alvo.

Logo, você pode contar com essas ferramentas para analisar o que deve ser melhorado, conforme as preferências dos clientes, oferecendo atendimentos melhores.


Redução de custos


Uma das grandes vantagens das tecnologias de Big Data e análises na nuvem é a redução de custos. Porém, isso é quando mencionamos armazenagem e processamento de altos volumes de informações.

Além do mais, essas ferramentas são uma grande oportunidade para conhecer maneiras mais eficazes de fazer negócio.

Com isso, o Big Data vai contribuir com a redução de gastos de entrada em vendas e vai dar para a sua empresa os recursos necessários para prever e planejar ações futuras.


Business Intelligence mais eficaz


Fazer uma análise da sua empresa pode ser considerada uma tarefa chata. Entretanto, é possível fazer isso de uma maneira melhor com a ajuda de soluções de Big Data.

Então, se é o momento de levar o seu negócio para a próxima fase, você pode contar com o Big Data para orientar as tomadas de decisões e tornar mais prática a verificação de riscos, aumentando, assim, as chances de sucesso e tornando o Business Intelligence mais eficaz.

Além do mais, você precisa considerar itens sociais e econômicos, e se manter atualizado com as tendências do mercado, para que todo o processo seja mais fácil com o Big Data.


Campanhas de marketing mais assertivas


Ao fazer o planejamento de uma campanha de marketing para alavancar as vendas, é preciso confirmar se você tem a quantidade certa de dados para guiar a criação da ação/campanha certa.

Logo, o Big Data se torna relevante para que você consiga utilizar melhor esses dados, realizando uma análise com maior precisão. Isso vai fazer com que a sua empresa possa focar em mercados que são mais segmentados.

Afinal, essa ferramenta é ótima para ajudar você a estabelecer o mercado certo para os seus produtos ou serviços, avaliando seu histórico de vendas, tendências e outros dados que seriam muito difíceis de se avaliar manualmente, sem a ajuda da tecnologia.


Depois de conhecer alguns dos principais benefícios do Big Data, esperamos que você tenha entendido melhor como ele pode ajudar a melhorar o seu negócio em diversos aspectos. E, se você gostou desse tipo de conteúdo, não se esqueça de assinar a nossa Newsletter gratuitamente para receber mais posts como esse!

Leave a comment