fbpx
Vem saber como o BI pode ajudar a potencializar a análise de crédito da sua empresa.

Análise de Crédito e BI: como eles podem trabalhar juntos para melhorar resultados

A Análise de Crédito é um processo essencial para uma empresa se manter saudável e com boas perspectivas do futuro. Contudo, ela pode ser potencializada com a ajuda da tecnologia, que está a cada dia evoluindo mais para trazer soluções, resultados e benefícios tanto para os empreendedores quanto para os clientes.

Contudo, com tanta evolução, conseguir transformar de maneira assertiva a imensidão de dados gerados todos os dias em insights tem sido um enorme desafio enfrentado por várias organizações.

Por isso, para que se torne possível colocar em prática estratégias personalizadas e que atendam as necessidades de cada empresa, o Business Intelligence, também conhecido como BI, se torna um grande aliado. Isso porque ele permite realizar um trabalho de mensuração e análise de informações com o objetivo de planejar ações conscientes e com fundamentos.

E, por ser bem abrangente, o BI consegue auxiliar diferentes áreas de uma empresa, mas ele ganha um destaque especial na análise e concessão de crédito dos clientes, pois, através de métodos analíticos preditivos, consegue-se identificar e diminuir fraudes, melhorar as oportunidades de vendas, fidelizar clientes, mensurar os riscos de crédito e muito mais.

Então continue a leitura para entender melhor como a análise de crédito funciona e como tornar esse processo ainda mais seguro, ágil e assertivo com a ajuda do BI.


O processo de Análise de Crédito


A análise de crédito é um processo realizado por empresas, em que é verificado se o cliente vai ter condições de honrar com o compromisso que ele assumiu, pois, ao analisar o crédito, é possível identificar o perfil desse cliente usando informações básicas e financeiras.

Logo, todas essas informações, verificações e análises permitem que a empresa possa estipular um valor mínimo de compra, a taxa de juros que poderá ser aplicada e o prazo de pagamento, por exemplo. E, a análise, pode ser realizada quando o cliente é uma pessoa física ou jurídica, uma vez que empresas também precisam passar por esse processo ao solicitarem crédito.

Dessa forma, a análise se torna primordial para que uma organização não caia em fraudes, já que ela permite identificar os riscos contidos em negociações.

E, para que tudo isso seja realizado, são usados vários critérios e pontuações diferentes, que tornam possível a identificação potencial de um consumidor se tornar inadimplente mais para frente.

Sendo assim, para que todo o processo se torne mais seguro e eficiente, existem tecnologias que podem ser usadas para melhorar os resultados, sendo o BI uma delas.


Indicação de leitura – BI: entenda o que é Business Intelligence e qual sua relevância.


BI + Análise de Crédito = sucesso para o negócio


Conceder crédito é, com certeza, uma das maiores relações de confiança que existem, pois vai além da disponibilização de um determinado valor, não é mesmo?

Por ser uma operação muito importante em qualquer organização, não tem como ela não envolver certos riscos. E, por isso, é muito importante contar com ferramentas que examinem melhor a solicitação do cliente, pois elas vão ajudar a reduzir os indicativos de riscos e ainda tornar as análises mais rápidas.

O BI permite que uma organização reconheça, de maneira ágil, situações que tenham maiores chances de perdas ou que necessitem de uma verificação mais detalhada.

Por isso, entenda como uma ferramenta que faz uso de BI pode melhorar os resultados da análise de crédito:

Banner Conversão_Credits 3


Redução de riscos para o negócio


Como já mencionado antes, a redução de riscos é um dos benefícios desse trabalho em conjunto, já que uma análise detalhada contribui com a segurança da empresa.

Então a associação entre métodos analíticos descritivos, estatísticos e preditivos são capazes de distinguir qual é o status do cliente quando ele faz a solicitação de crédito, deixando a previsão de riscos ainda mais eficiente.

Dessa maneira, ao indicar operações que sejam arriscadas e diminuir os índices de inadimplência, o Business Intelligence contribui para que as operações se tornem mais eficazes e para que aconteça um aumento dos lucros.


Maior segurança para o processo


Para um processo de análise de crédito ser considerado bom, ele precisa ser seguro mas, ao mesmo tempo, rápido. Isso porque o tempo de reposta é um elemento que contribui efetivamente na perda de boas oportunidades de realizar um negócio.

Logo, um processo de análise corriqueiro, onde se coletam e analisam dados de várias fontes, demanda um tempo razoável para ser feito. Porém, com o uso de ferramentas que utilizam BI, uma empresa consegue reunir todas as informações essenciais para uma análise segura em uma só ação.

E, além disso, os dados coletados são comparados com a capacidade financeira do cliente, trazendo como resultado uma análise mais completa que aquela feita de maneira tradicional.


Trabalho otimizado do seu time


Uma outra vantagem ligada ao BI e a análise de crédito é a elaboração de estudos mais precisos de maneira fácil e clara, tornando viável a modificação e a testagem de vários cenários relacionados a concessão de crédito.

Com isso, os aspectos atrelados ao processo antigo de análise, como a capacidade de gestão de compromissos assumidos por um cliente ou mesmo o valor do seu patrimônio, são combinados ao contexto externo de forma fácil, trazendo como resultado um parecer seguro do processo.

Isso é importante para que o seu time de analistas consiga verificar um número bem maior de pedidos de crédito em um prazo mais curto. Ou seja, com a otimização acontece um elevado ganho na produtividade da empresa.


Análise de Crédito segura, ágil e eficaz


A Credits Brasil foi fundada com o propósito de transformar a forma como as empresas realizam suas operações de crédito, baseada em dados e tecnologia, permitindo que todos os seus clientes alcancem a mais alta performance de forma simples e descomplicada.

Crédito é sobre confiança e para confiar você precisa conhecer, certo?

A Credits Brasil é distribuidora autorizada da CDL São Paulo e SPC Brasil, o maior bureau de informações para crédito da América Latina.

Para saber mais sobre essa solução, basta preencher o formulário para receber informações.


Chegamos ao final desse post e esperamos que ele tenha ajudado a entender melhor como o BI pode trabalhar junto com a análise de crédito para trazer melhores resultados.

E, se você gostou, não se esqueça de assinar a nossa Newsletter gratuitamente!

Leave a comment