Business Intelligence para as empresas

BI: entenda o que é Business Intelligence e qual sua relevância

Business Intelligence, mais conhecido como BI ou traduzindo Inteligência de Negócio, é um tema que chama a atenção de quem empreende. Mas você sabe o motivo?

O BI é fundamental para negócios que querem se reinventar, seja de maneira interna ou externa. Isto é, é uma “ferramenta” essencial para contribuir com a otimização e modernização de processos, assim como auxiliar em um novo posicionamento diante do público-alvo, clientes, fornecedores ou mesmo concorrentes.

Logo, contar com uma tecnologia como essa é fundamental para o sucesso de uma empresa, independente do seu porte ou nicho de atuação. E, por isso, é muito importante entender o que ele é de fato, qual a sua real relevância e como pode ser utilizada em uma organização.

Então, se você tem interesse nesse tema, continue a leitura, pois vamos te ajudar a compreender tudo isso e muito mais!


Entenda o que é Business Intelligence


O Business Intelligence é um termo bem abrangente, pois ele está ligado a coleta, armazenamento, tratamento, análise, dados, elementos necessários para que seja possível realizar tomadas de decisões mais eficientes. Além do mais, ele inclui aplicativos, ferramentas, infraestruturas e melhores práticas para melhorias em diferentes aspectos.

Com isso, atualmente o BI é essencial para definição de estratégias e desenvolvimento de planos de ação. Isso porque, com ele, as pessoas conseguem ter ideias sobre vários tópicos que estejam conectados ao negócio e que podem ser utilizados no cotidiano, como pesquisa de mercado ou estudo de comunicação, por exemplo.

Contudo, a Inteligência de Negócio não é uma tecnologia em si, mas um conceito. É importante esclarecer isso, uma vez que ele necessita de ferramentas, soluções e softwares para realizar processos.

Porém, se engana quem acha que ele se resume a apenas um termo para definir processos ligados a inovação.

O BI também visa facilitar a gestão empresarial, tornando dados e informações mais acessíveis para todos. Ele procura transformar o alto volume de informações sobre um ponto relacionado ao negócio para que, aí sim, aconteça um estudo desses dados para encontrar a inteligência adequada que poderá ser aplicada em várias frentes, tendo como foco o planejamento estratégico.


Conheça a finalidade do BI


A finalidade do Business Intelligence é contribuir com tomadas de decisões que sejam mais eficientes e assertivas para o negócio. Ou seja, baseado em dados internos e externos, a empresa executa seu planejamento estratégico de forma direcionada, uma vez que não vai precisar realizar tentativas e aprender com erros.

Sendo assim, o BI traz para a empresa mais competitividade de mercado, tornando evidente as características que a diferenciam diante da concorrência.

Portanto, ao utilizar o BI, o negócio passa a ter acesso a uma base de informações e ferramentas que permitem avaliar a qualidade verdadeira de entregas, necessidades de clientes e aspectos dos concorrentes.

Tudo isso contribui para que a organização comece e trabalhar com base em inteligência assertiva, tendo como consequência o crescimento e desenvolvimento do negócio.


Sugestão de conteúdo – Salestech: entenda o que é e como se aplica


Compreenda o funcionamento do Business Intelligence


Como vemos até aqui, a Inteligência de Negócio gera muita informação. Por isso, a coleta de dados acaba trazendo novos pontos de vista e ações estratégicas na prática, sendo utilizada por empresas de diferentes nichos.

Assim, de maneira simples, essas são algumas fases que fazem parte do trabalho de BI:

– Definir quais problemas de negócios necessitam de soluções;

– Reconhecer quais insights são essenciais e quais pessoas devem receber essas informações para corrigir os problemas;

– Estruturar um processo de repetições para gerar os insights necessários para a solução dos desafios;

– Elaborar relatórios e dividir insights acionáveis.

Alguns lugares classificam essas fases de maneira mais objetiva, denominando-as como: coleta, compartilhamento, análise de dados e monitoramento.

Entretanto, é necessário sinalizar, mais uma vez, que o Business Intelligence não é uma ferramenta ou solução única, mas um todo, um ecossistema inteiro. Ele engloba muitos fatores e tecnologias diferentes que trabalham em conjunto, antes das etapas acima, para que assim seja possível chegar em insights acionáveis que simbolizam todo o processo de BI.


Saiba em quais setores a Inteligência de Negócio pode ser usada


O BI tem como uma de suas maiores vantagens a flexibilização. Ou seja, qualquer negócio pode utilizar as informações para ter insights e tomar melhores decisões para revolucionar seus processos.

Assim, o que deve ser levado em consideração é quais setores de uma empresa podem contar com a inteligência de negócio para evoluir, quais áreas podem ganhar vantagens com esse tipo de investimento.

Contudo, basta a organização estudar e definir onde esse tipo de tecnologia será mais bem aproveitado, uma vez que todos os setores podem utilizar o BI. Um gestor pode considerar do atendimento ao operacional, do suporte técnico ao administrativo. Realmente, são muitas as possibilidades.

Além do mais, é necessário analisar qual será o objetivo de investir em algo desse tipo. O Business Intelligence será usado para otimizar um processo, reduzir custos, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade.

Essa análise é muito importante para que o empreendedor encontre as ferramentas tecnológicas específicas ou plataformas mais amplas que tenham os recursos analíticos certos para ajudar a melhorar os resultados da empresa.

Social Media

Pots Recentes

Receba as últimas atualizações

Assine nossa newsletter semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Mais Posts

Posts Relacionados