fbpx
A importância da automação para garantir vendas seguras no varejo

A importância da automação para garantir vendas seguras no varejo

A história do varejo no Brasil tem acompanhado momentos cruciais na formação econômica e social do país. Atualmente, o avanço tecnológico tem sido integrado a diversos segmentos, incluindo o setor varejista, no qual a automação desempenha um papel relevante na competitividade e performance de um negócio para venderem com mais segurança.

O estudo internacional “OTRS Spotilight: Gerenciamento de Serviços e TI 2023”, realizado pelo OTRS Group, revela que 78% das empresas brasileiras já investiram em automação, sendo que 52% dessas empresas já adquiriram ferramentas e têm experiência em utilizá-las. No entanto, 26% das empresas que investiram em sistemas de automação ainda não possuem o conhecimento necessário para usá-los de forma efetiva. Dessa forma, com os avanços tecnológicos, as plataformas de automação de crédito foram desenvolvidas para facilitar o processo de concessão de crédito com máxima eficiência e agilidade.

Continue a sua leitura e descubra como a automação pode ajudar o varejo a vender com mais segurança.

A tecnologia como aliada da automação

Com o objetivo de alinhar e padronizar o processo de concessão de crédito, a digitalização está automatizando e democratizando o acesso às tecnologias no setor de varejo. Com isso, diante da oscilação econômica nacional e dos eventos globais que causam impactos. Assim, o número de consumidores inadimplentes atingiu 67,98 milhões em julho, segundo a pesquisa da CNDL/SPC Brasil. Assim, nesse cenário, o setor varejista precisa encontrar formas de continuar vendendo com mais segurança com tecnologias de machine learning, inteligência artificial e big data. Segundo a mais recente pesquisa do IBGE, as vendas no varejo cresceram 5,2% no primeiro semestre deste ano, número que mostra como o setor está aquecido e se adaptando aos novos cenários.

Principais vantagens e benefícios da automação

A automação no varejo tem crescido com a evolução do mercado, acelerando diversas camadas nos serviços disponibilizados, resultando em benefícios e vantagens para os varejistas, como:

Tomadas de decisão com melhor direcionamento

A automação permite que as tomadas de decisão no varejo tenham melhor direcionamento. Com acesso a informações completas e atualizadas que acompanham toda a jornada do cliente. O acesso a dados atualizados, torna possível tomar decisões mais informadas e com menor risco para o seu negócio.

Aumento da eficiência e otimização do tempo

O trabalho manual exige mais tempo dos colaboradores. A automação permite que os colaborados se concentrem em atividades e estratégias para além dessas já realizadas. Isso resulta em maior eficiência e otimização do tempo no ambiente de trabalho.

Mitigação de erros

A automação reduz a ocorrência de falhas, uma vez que a tecnologia oferece ferramentas que aperfeiçoam o processamento e a análise de dados. Isso contribui para informações com maior precisão e diminui a probabilidade de erros durante a venda de produtos ou disponibilização de outros serviços.

Centralização de dados e política definida

A centralização de dados e análises oferece benefícios de repostas mais rápidas aos clientes. Além disso, é essencial adotar uma política de crédito bem definida, solução oferecida pela Credits. É importante considerar quais informações serão analisadas e quais parâmetros serão utilizados durante a avaliação, de modo que seja levado também em consideração a melhor forma de compreender as necessidades do seu negócio e dos clientes. Isso possibilita a diminuição dos casos de inadimplência no varejo, cuidando tanto da saúde financeira do seu negócio quanto dos seus clientes.

Leia também – Como a automação de processo de crédito pode melhorar a experiência do cliente

Como a Credits pode auxiliar no aumento de vendas do seu negócio?

A Credits tem soluções que transformam a maneira como o seu negócio disponibiliza serviços de crédito e vende produtos a prazo, utilizando tecnologia de ponta para proporcionar mais agilidade e precisão do que os métodos tradicionais manuais.

Com a nossa plataforma de decisão, gestão e automação, você tem acesso a uma ampla gama de possibilidades, sem ficar restrito às análises manuais e erros que passam despercebidos, o que otimiza o tempo dos colaboradores e melhora a entrega de respostas aos clientes com:

– Política padronizada e personalizada;

– Regras definidas de acordo com as diretrizes da sua empresa;

– Aprovação em segundos.

A nossa tecnologia aprimora o processo da tomada de decisão, permitindo oferecer um serviço preciso, eficiente e eficaz. Resultando no aumento das vendas de forma segura no seu varejo!

Ficou interessado? Para conhecer mais sobre as nossas soluções, entre em contato com os nossos especialistas!

Gostou do post? Aqui, no nosso blog, publicamos conteúdos semanais com os assuntos mais importantes do mercado para mantê-lo atualizado sobre os principais tópicos. Além disso, você também pode conferir em nossas redes sociais, Instagram e LinkedIn, dicas e insights.