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Entenda como a automação de processos de crédito pode melhorar a experiência do cliente.

Como a automação de processos de crédito pode melhorar a experiência do cliente

A automação de processos surgiu na sociedade no século XVIII com o intuito de diminuir as atividades de trabalho braçal em linhas de produção. A automação avançou para outros seguimentos e diversas técnicas foram desenvolvidas ao longo do tempo.

O setor financeiro também tem passado por essas profundas transformações tecnológicas, fazendo com que o mundo financeiro mude a sua roupagem e a forma de atuação. O mercado tem exigido produtos que diversifiquem e tenham boa qualidade na entrega do serviço.

Assim, a tecnologia tem marcado presença na automação de processos de crédito com sistemas de inteligência artificial, machine learning e outras ferramentas que são capazes de realizar análises em grande escala e em tempo real. Isso permite que o mercado de crédito passe a ser automatizado, deixando de ser executado da forma tradicional.

Nesse post, será abordado como a automação de processos de crédito pode melhorar o atendimento e suporte do cliente. Por isso, continue a sua leitura aqui no blog!

Afinal, o que é automação de processos de crédito?

De modo geral, o avanço tecnológico tem impactado em vários setores de nossas vidas. A ideia é que essa evolução traga mais praticidade e agilidade para as atividades que são desenvolvidas.

Esse processo tem provocado mudança no mercado e tem transformado a forma como as empresas têm lidado com as suas demandas. A automação de processos acontece quando a organização integra novas tecnologias para a realização de tarefas que antes eram feitas de forma manual. Por ser uma tendência crescente no mercado as instituições financeiras têm optado em otimizar as etapas que cercam a concessão de crédito, indo desde o processo da solicitação de informações pessoais até o resultado da análise.

Como era a processo de crédito manual?

Embora seja uma prática tradicional, o processo de análise de crédito manual é um procedimento comandado por pessoas que fazem toda a avaliação. Contudo o procedimento passa por várias sequências desde a verificação humana do formulário, histórico de crédito e pagamento até a etapa de decisão que aponta se há risco de inadimplência.

Todo esse percurso tem um longo tempo de execução até disponibilização dos resultados, pois cada solicitação demanda horas de verificação, dificultado o atendimento em maior escala. Dependendo do nível de complexidade do perfil analisado, muitas nuances importantes podem ser deixadas de lado e sendo suscetível a erros.  

Como funciona a automação de processos de crédito?

A análise de crédito é um processo que auxilia as empresas na avaliação da capacidade financeira do cliente, ou seja, se ele terá ou não condições em arcar com o compromisso que foi assumido. Essa avaliação vai utilizar dados básico e financeiros para identificar qual é o tipo de perfil do cliente. Com a automação do serviço vão ser utilizados sistemas que permitem a avaliação do perfil de crédito dos clientes, jurídicos ou físicos, de forma mais precisa.

O processo de análise é feito por etapas e de acordo com a política da instituição que oferecerá o serviço, podendo variar conforme a empresa.

O procedimento do processo segue as seguintes etapas:

– Preenchimento de formulários com informações pessoais;

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– Verificação dos documentos e histórico financeiro;

– Análise de risco e tomada de decisão;

– Resultado da apuração.

Sendo assim, as tecnologias centrais da automatização são a inteligência artificial, machine learning e big data. Por exemplo, a machine learning utiliza algoritmos que operam em tempo real o processamento de informações em grande escala, permitindo adaptar o modelo de análise de acordo com as políticas internas de mercado da empresa e do perfil do cliente.

Qual impacto a automação terá no meu negócio?

Afinal para melhorar a experiência do cliente a otimização do tempo causa grande impacto em um mercado cada vez mais competitivo. O processo automatizado apresenta respostas mais rápidas e direcionadas ao cliente. Também é possível observar a contribuição na otimização do tempo de trabalho dos colaboradores, havendo aumento da produtividade e da diminuição de chances de erros.

Leia também – Inteligência artificial: como prevenir fraudes financeiras

Os benefícios da automação de processos de crédito

Um dos principais benefícios da automação de processos de crédito é a agilidade e otimização de todas as etapas da análise, pois nela é possível obter o panorama completo da situação financeira dos clientes. Com a redução significativa do tempo da análise e resposta sobre a aprovação de crédito. Proporcionando uma experiência mais rápida e clara para o cliente.

O aumento da produtividade da equipe também é um dos benefícios a ser somados. Afinal, os casos mais complexos podem receber atenção redobrada com mais concentração. E com a diminuição das possíveis chances de erros durante o percurso é possível obter decisões mais assertivas resultando em maior rentabilidade e menor chances de inadimplência. Contudo, o impacto final será na experiência do cliente que terá o atendimento mais dinâmico com o processo de automatização, e com a personalização mais adequada ao perfil processado.

A adaptabilidade é importante para o crescimento do negócio diante de um mercado que está passando por constantes transformações. Afinal, investir em um sistema de automatização, que integra as etapas necessárias com políticas padronizadas e personalizadas, tem resultados significativos para a melhoria da competividade da organização.

A Credits Brasil possui um conjunto de soluções de gestão e automação que podem ajudar a simplificar essas etapas para o seu negócio, com qualidade de tempo e segurança, e uma política de crédito padronizada e personalizada com precisão máxima de análise.

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