Os meios de vendas do varejo físico passaram por mudanças ao longo dos anos. Houve um tempo que as lojas físicas eram os únicos pontos de vendas e contato entre os varejistas e os consumidores. Com a transformação digital, a tecnologia tem impactado diretamente na forma como os consumidores realizam suas compras e interagem com as empresas. Com isso, a integração entre o varejo físico e online se torna mais efetivo e relevante para os negócios que procuram se adaptar as novas tendências do mercado e as mudanças do consumidor.
Assim, o comportamento omnichannel tem sido parte da rotina dos consumidores no Brasil. Segundo a pesquisa Tendências do Varejo, realizada pela Opinion Box em parceria com a Dito, 84% dos consumidores entrevistados disseram que gostam que lojas físicas e online estejam integradas. Isso evidencia que para os negócios a integração é um leque de oportunidades de vendas.
Para entender mais sobre o assunto, continue lendo o conteúdo completo. Boa leitura!
O que é omnichannel?
Omnichannel é o nome dado à plataforma que utiliza diferentes canais de forma integrada e contínua. Atualmente, é uma tendência do varejo que se ampara na concentração de todos os canais empregues pelas instituições. Com o objetivo de criar uma realidade no qual o consumidor não veja diferenças entre os ambientes online e offline.
Além disso, a tendência da integração é uma evolução do conceito aplicado ao multicanal, pois o seu foco é na experiência do consumidor em todos os canais existente da empresa. Ao integrar o varejo físico com o online, o consumidor tem a liberdade de atender às suas necessidades onde, como e quando desejar, sem grandes restrições.
Na prática: a abordagem do omnichannel
Como foi mencionado anteriormente, o conceito de omnichannel se diferencia do multicanais pelas seguintes colocações:
- Envolve uma rede de mais canais;
- Apresenta uma perspectiva mais ampla, como a contemplação de pontos de contato com o consumidor;
- Induz que não haja barreiras entre os canais;
- Coloca em destaque as interações entre o consumidor e a marca.
Além disso, a abordagem da integração que vai unir diferentes canais de vendas e comunicação durante a experiência de compra do consumidor segue o seguinte trajeto:
Navegação pelo site ou aplicativo da loja: aqui o consumidor começa a navegar pela plataforma, adicionando itens no carrinho, porém sente à necessidade de ver o produto antes de finalizar a compra;
Visita à uma loja física: ao ir presencialmente, o consumidor pode experimentar o item, podendo finalizar a compra de forma online com cupom, por exemplo;
Finalização da compra: ao retornar a plataforma, o consumidor pode escolher a forma como deseja receber o produto. Alguns varejos têm a opção de que o cliente retire o produto na loja física ou compre na loja física e receba em casa.
Como funciona a integração do varejo físico com o online?
As mudanças após a Covid-19 contribuíram para as alterações no mercado de consumo. No processo de adaptação, por exemplo, o WhatsApp se tornou a ferramenta de comunicação principal de grande parte dos varejistas.
A história do varejo é dinâmica, pois não para de mudar. No passado, houve um tempo que o mercado era em sua grande parte formada por pequenas lojas e mercearias de bairro até a década de 60. Deste modo, passando para grandes centros de compras, como os shoppings centers. A partir de 1990 até os dias de hoje, a tendência de compras online foi crescendo, potencializada pelo período pós pandêmico.
Na China, o conceito de new retail ou em português o novo varejo, por exemplo, é a transformação das lojas físicas, que busca uma extensão para a experiência online. Com auxílio da tecnologia, os dados são usados para personalizar a experiência com ofertas e promoções especiais para cada indivíduo, baseado no seu comportamento de compra e consumo.
Como fazer a integração entre esses dois universos?
Para iniciar a implementação de integração entre o varejo físico e o online é preciso considerar alguns pontos como:
- Identificar os canais utilizados pelos clientes;
- Sinergia entre preços e estoque;
- Compra online com retirada na loja ou compra na loja com entrega em casa;
- Oferecer experiência de compras personalizadas ao consumidor;
- Plataformas e tecnologias.
Quais os desafios da integração do ambiente físico e online do varejo?
Integrar o varejo físico com o online exige uma série de ajustes e adequações por parte do varejo. Isso porque não basta apenas ter recursos tecnológicos disponíveis. É necessário garantir que a integração seja bem adaptada às novas necessidades do mercado. Nesse sentindo, os desafios podem ser relacionados a fatores como a capacidade de compreensão, inovação e adaptação.
Deste modo, os principais desafios envolvem as seguintes estratégias:
Estrutura organizacional do varejo
A adaptação da estrutura organizacional é um dos maiores desafios enfrentados pelos varejistas durante a integração do varejo físico com o online. Isso envolve a configuração e interação entre as atividades realizadas, revisar a avaliação de desempenho, alocar recursos e alinhar as formas de integração.
Gestão dos recursos humanos e dados
Outro ponto desafio é o uso eficaz dos dados entre os canais e o compartilhamento sinérgico dessas informações. Além disso, o treinamento adequado aos vendedores, que estão na linha de frente, são fundamentais para que esses colaboradores se adaptem à realidade da integração.
Logística
A estratégia de integração tende a ter impacto direto nos processos logísticos da empresa. À vista que essas mudanças representam uma grande transformação na logística do setor, demandando investimentos em infraestrutura, na capacidade de armazenamento e distribuição.
As práticas simples acentuam a integração entre esses dois cenários, como a compra na loja online e a retirada na loja física, troca reserva ou devolução de produtos também são processos que envolve logística.
Cerca de 78% dos consumidores entrevistados já fizeram alguma compra online para retirar na loja. E 68% compraram algo na loja física e optaram pela entrega em casa.
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Quais são os benefícios da integração do varejo físico com o online?
O comportamento de compra dos consumidores mudou, fazendo com que os varejistas estejam cada vez mais aderindo às novas tecnologias. A integração do ambiente físico e online oferecem vantagem competitiva e melhora o desempenho de vendas, além de precisar de uma adaptação contínua dos recursos.
Cerca de 73% dos consumidores afirmaram ter realizado compras online em sites, enquanto, 70% compraram em lojas físicas. Dessa forma, a integração do varejo físico com o online apresenta benefícios para o setor de varejo. Isso porque ao criar uma experiência fluida entre eles as vantagens são ampliadas, como:
– Aumento do alcance;
– Experiência de compra personalizada e contínua;
– Melhor no desempenho das vendas;
– Expansão do mercado e do público-alvo.
Por isso, adaptar-se às mudanças comportamentais de consumo é importante para a criação de novas estratégias para o seu negócio. Pensando nisso, a Credits tem soluções que contam com um vasto banco de dados sobre o comportamento dos consumidores brasileiros, permitindo que seu negócio tenha acesso aos melhores insights de comunicação e campanhas, com direcionamento para alcançar o seu público-alvo ideal.
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