Vantagens de investir em BI

5 razões para a sua empresa investir em BI

Investir em BI, abreviação de Business Intelligence, contribui fortemente com a transformação de um considerável volume de dados em benefícios para o desenvolvimento de uma empresa.

Assim, se você ainda não pensa em investir nesse tipo de tecnologia, é melhor começar a repensar. Isso porque os sistemas de BI contam com softwares que ajudam a reduzir gargalos em processos manuais. Por exemplo, informações duplicadas, números desatualizados ou mesmo arquivamento de documentos.

Contudo, ele não se resume apenas a isso, já que toda a inteligência utilizada pelo Business Intelligence é monitorada e analisada através de indicadores e métricas corretas. Ou seja, com a avaliação do histórico, você consegue ter uma vasta noção sobre futuras decisões, identificando oportunidades e prevendo diversos cenários.

Além disso, o seu negócio acaba se beneficiando em outros aspectos, já que é possível realizar a identificação de novos nichos de mercado, ganhar destaque diante da concorrência em relação ao atendimento de clientes e maior adaptação as mudanças econômicas.

Mas, se com todas essas informações você ainda não se convenceu, confira a seguir as principais razões para começar a investir em BI hoje mesmo.


Conheça os principais motivos para investir em BI


Se você ainda continua por aqui é porque ainda precisa avaliar mais vantagens trazidas por esse tipo de investimento. Então, sem mais delongas, vamos para mais 5 exemplos de benefícios trazidos por esse tipo processo.


5 – Lucro


Uma das razões mais conhecidas, ao investir em BI, é uma operação muito mais rentável.

Isso porque tomadas de decisões mais assertivas acabam gerando melhores negócios. Além do mais, elas contribuem com a redução de erros, já que não será necessário pagar por retrabalhos, por exemplo. E o resultado disso tudo acaba sendo um aumento significativo na margem de lucro.


4 – Tomadas de decisões 


Falando em tomadas de decisões mais assertivas, a comparação de informações e a geração de relatórios permitem que você faça uma análise dos cenários com maior certeza e competência.

Dessa maneira, todas as decisões são tomadas com base em dados assertivos, tendo em vista o controle dos riscos e elevados índices de previsibilidade.


3 – Competitividade


Ao investir em BI, você consegue ter uma visão maior sobre os processos e sobre o entendimento dos consumidores sobre o seu negócio. Com isso, se torna possível fazer um planejamento que seja ainda mais eficiente.

No entanto, é importante ressaltar que isso se deve ao fato de que você terá acesso a dados relevantes, como comportamento de clientes, ações da concorrência e tendências de mercado.

Logo, a sua empresa terá uma grande vantagem competitiva, uma vez que estará sempre à frente dos seus concorrentes.


2 – Processos internos


Quando o seu negócio está alinhado com uma boa estratégia de Inteligência de Negócios, fica muito mais fácil avaliar a estrutura interna e reconhecer alguns erros, bem como oportunidades.

Sendo assim, a sua empresa consegue estar sempre saudável internamente, além de ser possível realizar melhorias nos processos internos com menor ou nenhum impacto negativo.


1 – Comportamento dos clientes


Uma vez que o seu negócio decide investir em BI, você tem mais chances de conhecer, de verdade, o comportamento dos seus clientes. Isso porque ele proporciona um histórico mais “completo”, permitindo que você entenda os perfis e faça o mapeamento de tendências.

Afinal, com um histórico como esse e o comportamento do consumidor, se torna possível compreender desafios em processos de compras, principais dificuldades e questionamentos relacionados aos seus produtos ou serviços. E tudo isso se torna muito importante para o impulsionamento da experiência do usuário.


Plus – Oportunidades


Claro que esse conteúdo teria uma dica plus sobre investir em BI.

Além das 5 razões apresentadas acima, esse investimento beneficia a sua empresa com mais oportunidades, pois esse tipo de tecnologia permite que você veja o mercado “de perto”.

Desse modo, o seu negócio ganha maior destaque perante os concorrentes ao conseguir reconhecer oportunidades de negócio e melhorias que venham a melhorar os resultados.

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