As vendas a crédito estão presentes no cotidiano de muitas empresas, já que esse é um dos meios preferidos de pagamento dos brasileiros, sendo ele via cartão de crédito.
Porém, quando se está começando um negócio, é muito complicado entender quais são os meios de pagamentos mais viáveis. E, ao pensar em vender a crédito, acaba se criando um receio, pois esse é um meio que tem alguns desafios a serem superados.
Sendo assim, se você é um empreendedor de primeira viagem, que está precisando saber mais sobre esse assunto, continue a leitura. Nós vamos ajudar você a entender melhor esses desafios das vendas a crédito e ainda falar sobre como a tecnologia pode ajudar a resolver esses problemas.
Vamos começar?
Entenda como funcionam as vendas a crédito
O princípio das vendas a crédito é bem simples, já que é como se o cliente fizesse a encomenda de uma mercadoria sem ter que pagar imediatamente por isso. Ou seja, é como se fosse um empréstimo.
Logo, a sua empresa faz a venda para um consumidor e recebe por ela depois, sendo esse recebimento feito de uma única vez ou parcelado.
E, quando falamos de vendas feitas online, fica claro como o Brasil tem uma preferência pelo uso do cartão de crédito. Um levantamento, feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil, em parceria com o Sebrae, nos mostra que 75% dos internautas brasileiros usaram o cartão de crédito nos 12 meses anteriores ao estudo, com destaque para as compras pela internet (58%).
Por isso, é bom saber que as compras com cartão de crédito são realizadas através de uma empresa prestadora de serviço de crédito, que vai assegurar a compra para as empresas. Desse modo, a dívida da concessão de crédito do consumidor é diretamente com a prestadora de crédito.
Mas, mesmo falando muito em cartão de crédito, ele não é o único meio para se realizar vendas a crédito, já que ele também envolve crediário, boleto parcelado, Pix parcelado.
Conheça os principais desafios das vendas a crédito
Como já mencionamos antes, não é tudo perfeito quando uma empresa escolhe esse meio de pagamento. Dessa maneira, é importante conhecer quais são os maiores desafios trazidos por ele.
Risco nas vendas
Ter o controle dos riscos nas vendas a crédito é um desafio diário de quem empreende. Afinal, existem diversas variáveis que não dependem apenas da empresa, como crises financeiras, que acabam aumentando os índices de inadimplência e incertezas sobre o processo.
Sendo assim, é essencial investir na segurança do seu negócio. Isso porque eles vão contribuir com a análise dos riscos, permitindo que a área financeira trace as estratégias mais eficazes para manter a saúde financeira do fluxo de caixa do seu negócio.
Grandes chances de inadimplência
Outro grande desafio, das vendas a crédito, é a inadimplência.
As empresas que utilizam esse meio, além de utilizar as prestadoras de cartão de crédito, podem acabar se surpreendendo com os ‘pepinos’ que podem aparecer a longo prazo na sua organização.
Além do mais, as chances aumentam quando um negócio trabalha com boleto parcelado ou crediário. E, por isso, é importante contar com ferramentas que evitam esses problemas, reduzindo as probabilidades de prejuízos.
Prazo de recebimento
Ao escolher a opção de vendas a crédito, é necessário entender que o valor da compra não é disponibilizado imediatamente. Logo, o prazo de recebimento é estendido, sendo realizado pela prestadora de crédito conforme o prazo estabelecido em contrato.
E ainda existem outras categorias de crédito que são realizadas de maneira direta, não possuindo a possibilidade de receber o valor total rapidamente.
Então, o que se deve fazer nesse caso é contar com a antecipação de recebíveis, onde os valores são recebidos antes do prazo combinado. Entretanto, é necessário fazer uma boa gestão para não ser acometido por problemas no futuro.
Indicação de leitura – Análise de Crédito e BI: como eles podem trabalhar juntos para melhorar resultados.
A tecnologia pode ajudar a superar os desafios das vendas a crédito
Além de todos esses desafios, as vendas a crédito também acabam impactando oportunidades que são relevantes para a empresa, pois, como já mencionamos anteriormente, esse ainda é o meio de pagamento preferido da população brasileira.
Mas calma que nada está perdido, já que esses desafios podem ser solucionados com a utilização da tecnologia.
Confira a seguir algumas possibilidades para a sua empresa.
Realize análises de crédito
A análise de crédito é um procedimento essencial para manter o bem-estar de uma empresa. Contudo, sendo automatizada com a ajuda da tecnologia, a sua empresa potencializa a sua efetividade.
Além do mais, podem ser usadas algumas ferramentas, como o cadastro positivo e o score de crédito, para conhecer melhor os clientes, avaliar o histórico de compras, analisar os índices de pagamentos e muito mais.
Tudo isso para que a sua empresa realize ações mais eficazes e passe bem longo da inadimplência.
E, o melhor, é que nós podemos ajudar a sua empresa com esse assunto. Por isso, entre em contato para saber mais.
Mantenha os cadastros atualizados
Quando você mantém os dados atualizados e corretos na sua base de dados, você consegue avaliar melhor o histórico de compras e pagamentos e ainda analisar os dados para prevenir fraudes na sua empresa.
Além disso, você pode contar com soluções que utilizam inteligência artificial para precaver as ações dos golpistas. A Acertpix, por exemplo, realiza análise documental automatizada, em apenas 26 segundos, prevenindo 99% das fraudes.
Cobre os seus clientes de maneira assertiva
Hoje, no mercado, já existem várias soluções que ajudam a sua empresa a cobrar os clientes de maneira assertiva, como a personalização da régua de cobrança.
Dessa forma, você consegue manter um bom relacionamento com os seus consumidores, através de uma cobrança personalizada, agiliza a quitação dos débitos pendentes e ainda evita prejuízos financeiros por inadimplência.
Indicação de leitura – Inteligência de Mercado: saiba quais são os principais benefícios.
Agora que você já conheceu os desafios das vendas a crédito, comece a pensar nas tecnologias que a sua empresa precisa adquirir para começar a ter melhores resultados, conhecer bem os clientes, vender mais, evitar inadimplência e passar bem longe das fraudes.