fbpx
Prova de Conceito, PoC ou Proof of Concept.

Prova de Conceito (PoC): entenda o que é e qual a sua relevância

A prova de conceito é uma prática que precisa fazer parte da sua empresa. E nós vamos explicar o motivo.

Hoje, mais do que nunca, é necessário estar atento e conhecer os termos que estão em alta no mercado, pois eles são muito importantes para que você consiga empreender com sucesso. E, entre os mais comentados atualmente, está a prova de conceito, também conhecida como PoC.

Muito utilizada para testar a viabilidade técnica, a PoC é indicada para realizar testes de softwares, produtos ou soluções e fazer a validação deles em baixa escala.

Logo, quando feita de maneira eficaz, a prova de conceito tem a capacidade de evitar muitos problemas. Afinal, esse é um processo feito antes das empresas investirem tempo e dinheiro em sistemas, produtos ou processos mais complexos.

Portanto, se você quer ficar por dentro desse assunto e compreender como colocar a PoC em prática, continue a leitura.


Afinal, o que é prova de conceito (PoC)?


A prova de conceito conquistou maior relevância a partir dos anos 2000, ganhando forças nas áreas de negócios e de TI. Isso porque ela consiste na demonstração da possibilidade de validação de uma ideia, com o objetivo de descartar desperdícios e decisões erradas, sendo aplicado no Mínimo Produto Viável (MVP) ou em um protótipo.

Sendo assim, a PoC é realizada, principalmente, quando uma empresa quer testar um produto, uma solução ou mesmo um software, validando a sua performance e eficácia em escala reduzida antes de fazer o investimento de maneira completa.


Indicação de leitura – Salestech: entenda o que é e como se aplica.


Por que a PoC é importante para as empresas?


A prova de conceito é muito relevante para as empresas por, ao expor uma certa solução ao estresse, contribuir com a identificação dos objetivos. Ou seja, se esse produto em específico atende aos objetivos esperados pela empresa, se ele atende as necessidades dos consumidores.

Dessa forma, a PoC ajuda a responder perguntas que são essenciais para o processo, como:

– Os clientes precisam ou mesmo querem esse “produto” que vamos oferecer?

– Caso a resposta seja sim, quanto eles estarão dispostos a pagar para adquirir esse “produto”?

Isto posto, a prova de conceito permite que as organizações de vários portes e nichos otimizem os seus investimentos em tempo, dinheiro e inovação, para casos que envolvam a TI.


Quais as vantagens de se utilizar a prova de conceito em um negócio?


Além de evitar problemas, caso seja aplicada de maneira eficiente, a prova de conceito também traz as seguintes vantagens para um negócio:

– Reconhecimento de falhas: falhas ou outros desafios que apareçam durante o desenvolvimento do “produto”, evitando, assim, problemas mais a frente;

– Potencialização dos recursos: além de todos os recursos, também acontece a otimização do tempo de todos aqueles que estão envolvidos;

– Satisfação dos consumidores: isso acontece porque um dos objetivos desse processo é assegurar que os produtos vão suprir as necessidades dos clientes;

– Custos reduzidos: já que o objetivo é a identificação de falhas de modo antecipado, os custos serão menores para solucioná-las.


Indicação de leitura – As vantagens do Open Banking para pequenas e médias empresas.


E como estabelecer uma PoC?


Depois de entender o que é, o motivo dela ser importante e quais as vantagens, chegou o momento de saber como utilizar a prova de conceito no seu negócio.


Estabeleça o conceito que será provado


Você já deve saber disso, mas nunca é demais reforçar. Então, o primeiro passo é: defina qual ideia será validada.

E isso não diz respeito apenas a determinação do conceito, já que também é necessário estabelecer quais são os objetivos relacionados a ele, o escopo por inteiro do projeto e quais recursos serão necessários para tudo isso.


Estruture a sua equipe


Após realizar o passo anterior, comece a pensar nas pessoas que serão envolvidas no desenvolvimento e na tomada de decisão da prova de conceito.

Lembre-se que será fundamental esclarecer para as pessoas quais serão as suas funções e responder as dúvidas que eles tenham para não travar o processo.

E você também pode contar com algumas técnicas para aprimorar a performance da sua equipe durante a PoC, como o quadro Kanban ou mesmo o framework Scrum.


Defina quais serão as métricas


Depois de reunir a sua equipe dos sonhos, chegou a hora de definir quais serão as métricas, ou melhor, quais serão as métricas que vão representar o sucesso desse projeto.

Essa é uma etapa essencial para deixar bem transparente o que é necessário ser alcançado em cada etapa da prova de conceito.


Realize o máximo de testes possíveis


Finalmente chegamos na etapa de testes.

Por isso, teste o máximo possível a ideia ou conceito em um ambiente operacional para verificar e analisar a sua funcionalidade, quais acertos e quais erros. Dessa forma, você vai conseguir avaliar todas as possibilidades, documentar tudo e ainda constatar se tudo aconteceu como o esperado.


Analise os resultados obtidos


Depois de realizar testes e mais testes, faça uma reunião com toda a sua equipe e analise os resultados.

Compare os resultados e avalie se todos os critérios estabelecidos anteriormente foram atendidos. E, após essa análise, será possível saber se a solução atende as necessidades do público-alvo, de fato, e quais os ajustes ainda serão necessários para gerar melhores resultados.

Você já sabia de todas essas informações? Conte para gente nos comentários!

E não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter gratuitamente para ficar por dentro de outros assuntos como esse.

Leave a comment