fbpx
Vem entender como o reconhecimento facial pode ajudar o seu negócio quando o assunto é fraude.

Saiba como o reconhecimento facial ajuda a prevenir fraudes nas empresas

O reconhecimento facial se tornou uma ferramenta indispensável para as empresas que presam pela segurança e que querem eliminar as fraudes.

Graças ao avanço da tecnologia, que está acontecendo de maneira surreal, algumas ferramentas deixaram de ser uma opção para as organizações e se tornaram essenciais para o funcionamento de processos, como o uso da inteligência artificial ou mesmo o machine learning.

Assim, mesmo essas ferramentas sendo utilizadas e conhecidas um pouco mais nos dias de hoje, muitos empreendedores ainda possuem dúvidas sobre a melhor maneira de usar. Ou seja, como extrair ao máximo tudo o que essas tecnologias podem oferecer aos negócios.

Logo, para escolher as opções certas para a sua empresa e usar a tecnologia de maneira assertiva, é necessário entender bem os usos e os benefícios, além das reais necessidades do seu negócio.

E, por isso, uma das melhores escolhas e que trazem mais resultados para as empresas é o reconhecimento facial. Isso porque ele pode ser utilizado por diferentes nichos de atuação, focando sempre na segurança e prevenção à fraude.

Então, para descomplicar esse assunto e sanar dúvidas, continue a leitura para entender melhor essa tecnologia e saber como ela pode ajudar a sua empresa.


Mas o que é o reconhecimento facial?‍


As ferramentas de reconhecimento facial possuem como base os sistemas de inteligência artificial. Eles usam padrões e técnicas digitais para reconhecer faces e realizar um comparativo com um banco existente, assegurando a identidade da pessoa que está sendo analisada.

Dessa maneira, mesmo essa tecnologia já existindo há tempos, é bem nova a sua utilização em bancos ou outras organizações como uma medida de segurança.

Portanto, hoje, diversos segmentos já reconheceram a necessidade de investir em tecnologias de reconhecimento facial. Afinal, através de uma breve análise identifica-se um retorno sobre o investimento (ROI), sendo este sempre relevante em relação aos prejuízos que poderiam surgir.

O reconhecimento facial tem o seu processo rápido e seguro, mesmo sendo complexo. Ao implementar essa ferramenta no negócio, todo usuário novo cadastrado precisa realizar uma verificação com a câmera do próprio celular para a captação da face, além de enviar documentos e dados essenciais.

Em seguida, o sistema faz a integração com os bancos de dados vinculados e realiza a identificação da face, fazendo a comparação com dados registrados e encaminhados.

O sistema de reconhecimento facial usado aqui no Brasil é ligado a diversos bancos de dados, sendo o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) o principal entre eles. Assim, essa ligação com bancos de faces assegura um bom resultado do uso da ferramenta, porque para se tornar possível um reconhecimento é fundamental ter uma referência para fazer a consulta.

Depois dessa verificação, que é feita rapidamente, o próprio sistema aceita ou não esse novo usuário. E, para isso, ele considera o nível de similaridade entre os bancos de dados e a face capturada pelo celular.


Indicação de leitura – Salestech: entenda o que é e como se aplica.


Como o reconhecimento facial ajuda a proteger um negócio de fraudes?‍


Todo esse avanço tecnológico beneficia pessoas e empresas em diversos aspectos. Contudo, com o uso frequente de canais digitais, o crime por fraude de identidade vem aumentando a cada dia que passa.

Segundo o levantamento feito pela idtech Único, citado pelo Infomoney, o Brasil registrou mais de 5 mil tentativas de fraude de identidade por hora. Isso apenas nos seis primeiros meses de 2022.

O roubo de dados fez com que muitos negócios sofressem sérios prejuízos, pois, por não contarem com soluções adequadas, acabaram aceitando perfis com documentações falsas, prejudicando os verdadeiros donos dessas identidades.

Logo, é necessário começar a pensar em ferramentas que consigam reduzir ao máximo esse tipo de fraude. Isso porque elas estão cada vez mais elaboradas e complexas.

Uma ótima alternativa é a documentoscopia, que realiza uma avaliação completa do documento, alteração de fotos ou dados, usando inteligência artificial e machine learning para uma análise muito mais completa, evitando a falsificação de identidade.

Dessa forma, o reconhecimento facial é uma das maneiras mais eficazes de proteger o seu negócio, uma vez que ele vai assegurar a identidade do usuário, reduzindo as probabilidades de fraude e evitando os prejuízos que essas poderiam causar.


O reconhecimento facial é eficaz sem a ajuda de outras tecnologias?


Atualmente, é muito mais seguro utilizar uma combinação de tecnologias para ter um resultado mais eficiente. E com o reconhecimento facial não é diferente.

Isso porque, mesmo essa sendo uma ferramenta bem desenvolvida e em constante atualização, ela ainda pode ser ‘enganada’. Existem tipos de fraudes que podem acabar passando, como a adulteração de documentos.

Por esse motivo, alguns fraudadores optavam por fraudar identidades. Isto é, ele mantinha os dados originais e trocava a foto original por uma dele. Outros utilizavam máscaras feitas de silicone, que conseguiam uma simulação do verdadeiro dono do documento, o que, às vezes, acabava burlando o reconhecimento facial.

Sendo assim, para assegurar que todo o processo será seguro e eficaz, a recomendação é que você utilize o reconhecimento facial e a documentoscopia. Essa união é capaz de trazer, para o seu negócio, mais de 90% de eficácia quando o assunto é prevenção a fraudes.


Onde encontrar soluções seguras e eficientes?


A Acertpix é uma empresa que conta com análise de documentos mais ágeis, precisas e seguras, pois conta com soluções que trabalham com inteligência artificial e visão computacional em conjunto com uma equipe especializada e experiente em documentoscopia.

Além disso, uma das fases do processo é utilizar o reconhecimento facial para diagnosticar imagens. Eles fazem uma comparação da fotografia do usuário, realizada no momento do cadastro, com a imagem do documento a ser analisado, confirmando as identidades de maneira mais segura.

Para saber mais sobre as tecnologias usadas e fases do procedimento, confira as soluções da Acertpix.

Mas se você quiser tirar dúvidas ou realizar a aquisição dessa solução, entre em contato com o time da Acertpix.

Gostou desse conteúdo? Quer receber posts como este no seu e-mail? Então não se esqueça de assinar a nossa Newsletter gratuitamente!



Fonte: https://www.infomoney.com.br/consumo/brasil-registra-5-mil-tentativas-de-fraude-de-identidade-por-hora-no-1o-semestre-aponta-levantamento/.

Leave a comment