A importância dos métodos de cobrança no Atacado e Varejo

por: credits

Os setores de Atacado e Varejo são duas modalidades na distribuição e vendas de produtos populares no Brasil, movimentando a economia com comércio e serviços. Segundo dados do Termômetro ABAD, realizado em parceria com a NielsenlQ, entre o período de janeiro e agosto, o setor atacadista teve crescimento acumulado atingindo +7,2%. O varejo também apresentou sinais positivos no mês de agosto, sugerindo um aquecimento no consumo.

No entanto, a inadimplência é uma adversidade significativa. São cerca de 67,7 milhões de consumidores negativados em agosto de 2024, conforme dados do SPC Brasil e CNDL, as empresas de ambos os setores têm enfrentado dificuldades em moderar os riscos associados ao crédito e cobrança. Por isso, a implantação de estratégias eficazes na diversificação das formas de pagamento e gerenciamento de crédito são fatores importantes para a mitigação dos riscos, para garantir um progresso saudável e sólido.

Continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre os métodos de cobrança.

Quais são as diferenças entre o Varejo e Atacado?

O modelo de negócio do varejo é a comercialização de produtos em pequena escala, voltado principalmente para Pessoa Física. Enquanto a comercialização do atacado se caracteriza pela venda de produtos em grande volume, geralmente realizada por pessoas jurídicas. Ou seja, a principal diferença entre esses dois setores está no público-alvo. Contudo, os consumidores podem acessar e consumir em ambos os modelos.

A inadimplência no setor atacadista

Os casos de inadimplência no setor atacadista é um problema recorrente, caracterizado pelo atraso costumeiro no pagamento de faturas. Segundo o Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas do SPC Brasil e da CNDL, houve um aumento de 4,2% no número de empresas negativadas em comparação ao mesmo período em 2023, com um crescimento de 5,49% no número de dívidas.

A falta de pagamento gera um efeito volúvel significativo no fluxo de caixa, pois interrompe a arrecadação estipulada, levando a um déficit financeiro para a empresa. Dessa forma, estabelecer um processo de cobrança eficiente é crucial para reduzir a inadimplência e manter um controle financeiro adequado, que promova o crescimento do negócio.

A inadimplência no setor varejista

Os dados do Panorama do Comércio de agosto, com base no SPC Brasil e a CNDL, mostraram que o número de negativados no país se manteve estável em 67,98%, representando cerca de 41,25% da população adulta brasileira. Além disso, o número de dívidas em atraso cresceu 2,25% sendo que 10,8%, do total de dívidas, são referentes a atrasos de pagamento no setor do comércio.

A inadimplência de Pessoas Físicas no varejo pode decorrer de diversas situações, como a falta de planejamento financeiro e o desemprego. Para combater esse problema, os varejistas têm implementado estratégias de cobrança mais competente, incluindo o uso de tecnologias que aprimoram os processos de cobrança.

Meios de pagamento nos setores

No comércio, oferecer diferentes formas de pagamento aos clientes é acompanhar as tendências do mercado. A pandemia da Covid-19 acelerou muitos processos de digitalização, alterando o comportamento do consumidor. Nesse contexto, o Pix se consolidou como uma das formas de pagamento digitais mais utilizadas, ao lado das carteiras digitais e do QR Code. Assim, esses métodos se somam ao tradicional que são:

– Cartão de crédito;

– Débito;

– Dinheiro em espécie;

 – Boleto bancário.

Desse modo, proporcionando diversas opções de pagamento para compras no setor varejista e atacadista.

Métodos de cobrança nos setores

Os métodos de cobrança são insubstituíveis para o setor de varejo e atacado, especialmente diante dos atrasos no pagamento de faturas. Afinal, realizar a cobrança de forma assertiva e cuidadosa é um desafio.

A gestão de cobrança deve ser um aspecto contínuo nas empresas desses setores, levando em conta as características específicas de cada um. O primeiro passo para implementar uma gestão de cobrança eficaz é entender a situação econômica da região e do país, seguido pela definição de objetivos alinhados às estratégias das demais áreas da empresa. Existem diversos métodos de cobrança entre os quais se destacam:

Cobrança por meio de lembretes

A cobrança por meio de lembretes antecipados, com envio de notificações sobre a aproximação da data de vencimento, é uma estratégia para lembrar os clientes sobre suas faturas. Além disso, a cobrança direta e pessoal, que envolve o contato direto com o cliente para discutir pendências e oferecer alternativas de pagamento, também é um dos meio de cobrança utilizado por inúmeros segmentos. Essas abordagens pessoais podem ajudar a construir um relacionamento mais sólido.

Sistema de cobrança automatizado

Outra abordagem é utilizar softwares que automatizam o envio de faturas e lembretes. Esses sistemas podem implementar uma régua de cobrança, permitindo também uma comunicação multicanal através de mensagens de SMS, WhatsApp e e-mails personalizados.

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Os benefícios de métodos de cobrança do varejo e atacado

A implantação de métodos de cobrança eficazes apresenta como principal benefício a diminuição dos casos de inadimplência. Com um controle automatizado, os processos são otimizados, garantindo que cada cliente seja cobrado de acordo com seu débito, respeitando suas particularidades. Essa redução na inadimplência proporciona previsibilidade nos fluxos de caixa e permite que as empresas mantenham um relacionamento saudável e cordial, mesmo em situações de pendências.

Ao integrar as soluções da Credits, sua empresa de varejo ou atacado pode aumentar a eficácia das estratégias de cobrança com:

– Credibilidade da marca SPC Brasil;

– Cobrança automatizada;

– Potencialização dos processos com a inteligência da Credits;

– Recuperação de até 40% nos primeiros 30 dias.

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