Segurança digital: importantes pontos para a resiliência dos negócios

 A segurança digital não é apenas um fator técnico. É um pilar fundamental para a resiliência dos negócios no cenário digitalizado atual. Afinal, ataques cibernéticos têm acontecido em diversas regiões do Brasil, por meio das fraudes e golpes que estão cada vez mais sofisticados. Por isso, ser capaz de antecipar ataques, proteger e se recuperar dessas ameaças são alicerces que contribuem para o crescimento e sobrevivência de qualquer negócio.

Com a transformação digital acelerada, o valor das informações pessoas e corporativas disparou, tornando-as alvos ainda mais atraentes aos olhos dos criminosos. Que tem explorado momentos de fragilidade, seja em instituições ou indivíduos, utilizando diversas técnicas, por exemplo, como o envio de boletos falsos que imitam correspondências legítimas.

Assim, os impactos de uma violaçãode dados vão muito além do ataque a reputação do negócio. Aqui no Brasil, o custo médio de um desses incidentes pode chegar a R$ 6,75 milhões, segundo dados veiculados na CNN Brasil. E os ataques de phishing, que são os mais comuns, pesam ainda mais no bolso, custando uma média de R$ 7,75 milhões por violação.

Afinal, esse cenário pode parecer assustador, mas a boas notícias é que dá para aumentar a segurança digital e fortalecer a resiliência do seu negócio. Neste post, trouxemos informações que são úteis para o seu negócio.

Boa leitura!

Qual a importância da segurança digital?

Como já foi dita a segurança é muito mais que um simples detalhe técnico. Ela é de suma importância para qualquer empresa nos dias de hoje, não importa o tamanho ou setor. Pense bem, desde o momento em que um nome cliente entra, pelo processo de onboarding, até muito depois, a sua empresa lida com uma quantidade enorme de informações. Proteger e garantir a autenticidade dessas informações é vital.

Além de resguardar, a segurança digital garante que a sua empresa esteja em conformidade com regulamentações, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Desse modo, integrar a segurança digital à resiliência do seu negócio ajuda a mitigar os prejuízos causados por fraudes, golpes ou roubo de dados.

Quais são tipos de fraudes que mais afetam a segurança das empresas?

Falar sobre fraudes ou outros tipos de ataques é trazer o tema a roda de conversa. A cada dia, surgem novos golpes ou cibercrimes, o que eleva a preocupação das empresas com a segurança digital.

Entre os tipos de incidentes que mais afetam a segurança digital das empresas, sobretudo no cenário da fraude e autenticação de documentos e identidade, incluem:

  • Fraude de identidade: ocorre quando criminosos utilizam documentos roubados ou falsificados para se passar por outra pessoa, com o objetivo de acessar serviços financeiros, contas bancárias ou realizar transações ilegais;
  • Phishing: uma técnica bastante comum em que os fraudadores por meio de mensagens, propagandas, site ou e-mails falsos para enganar usuários e obter credenciais ou dados sensíveis;
  • Manipulação de identidade com deepfake: o uso de inteligência artificial para criar deepfake, bem como fraudes sintéticas, que combinam dados reais e fictícios para gerar identidades falsas e burlar sistemas de verificação;
  • Roubo de dados: falhas na segurança da informação permitem que dados sensíveis sejam acessados ilegalmente. Assim, as informações pessoais expostas facilitam a prática de fraude e outras ameaças cibernéticas.

Quais são os principais pontos da segurança para a resiliência dos negócios?

Vimos que a segurança da informação é um dos pilares fundamentais para garantir a resiliência dos negócios em um cenário cada vez mais digital e exposto a riscos cibernéticos. Segundo o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), a segurança da informação consiste em um conjunto de boas práticas voltadas para a proteção dos dados institucionais, proporcionando benefícios estratégicos às organizações.

O Governo Federal baseia sua política de segurança da informação em quatro pilares essenciais:

  1. Confidencialidade
  2. Integridade
  3. Disponibilidade
  4. Autenticidade

E de acordo com o Decreto n° 9.637/2018, a Política Nacional de Segurança da Informação (PNSI) abranja:

  • Segurança cibernética
  • Defesa cibernética
  • Segurança física
  • Proteção de dados organizacionais

Agora do ponto de vista corporativo, para promover a resiliência organizacional, as empresas devem implementar práticas que fortaleçam as suas defesas e capacidades de respostas a incidentes.

1. Cultura organização forte

Uma cultura organizacional resiliente não se constrói da noite para o dia. Ela é vital para definir como a empresa reage a mudanças, crises e inovações. De modo que organizações com culturas muito rígidas podem ter mais dificuldades para se adaptar a novos cenários e tecnologias, comprometendo sua resiliência.

2. Visão 360° da segurança

Adotar uma visão 360° da segurança significa integrar e analisar todas as informações relevantes do negócio, incluindo dados de clientes, parceiros e fornecedores. Essa abordagem permite antecipar ameaças, detectar riscos em tempo real e ações com base em análises contínuas.

3. Inovação tecnológica 

A inovação tecnológica é uma grande aliada da segurança da informação. Hoje, é possível utilizar ferramentas com IA e machine learning para detectar padrões anômalos e prevenir fraudes em tempo real. Como a Credits que oferece soluções avançadas para a prevenção à fraudes.

4. Conjunto de estratégias

A construção de um conjunto sólido de estratégias de segurança começa com a identificação e avaliação de riscos. Dessa forma, conhecer os pontos de vulnerabilidade contribui para mitigar ameaças e responder com agilidade a possíveis incidentes.

Leia também | Como as ações judiciais podem afetar a saúde financeira de uma empresa

Como melhorar a sua resiliência digital com a Credits?

O primeiro passo para fortalecer a resiliência digital do seu negócio é a conscientização. Assim, compreendendo o que a segurança digital significa amplamente para a sua empresa.

A Credits possui um portfólio robusto de soluções voltadas à prevenção à fraude, que vão desde a verificação e autenticação de documentos e identidades, passando por um conhecimento aprofundado do seu cliente, até a saber quais ações judiciais o seu cliente está envolvido.

Com a nossa expertise em prevenção à fraude, o seu negócio estará mais preparado para reforçar a segurança digital, preservando a resiliência operacional em primeiro lugar.

Entre em contato e assegure que a sua empresa esteja pronta para lidar com as adversidades do dia a dia, com mais proteção, agilidade e confiança.

Leia também