Vendeu na Black Friday? Agora é hora de garantir o pagamento e evitar prejuízos

Milhares de consumidores aproveitaram as ofertas da Black Friday, no dia 29 de novembro. A data é uma grande oportunidade para as empresas aumentarem as suas receitas e conquistarem novos clientes. Agora, o momento é de garantir que os pagamentos sejam recebidos de forma eficiente, sem causar desgastes. Como é esperado o aumento no volume das transações financeiras, ter uma infraestrutura é indispensável nessa temporada de vendas intensas.  

A expectativa é que a Black Friday 2024 movimente R$ 9,3 bilhões no Brasil. Segundo o levantamento da Confi.Neotrust, o evento deve gerar um faturamento neste ano de 9,1% no varejo, superando o ano de 2023. Além disso, com as projeções otimistas, também é o momento para cuidar e reaproveitar a base de novos clientes e aproveitar a oportunidade de recuperação de crédito para manter a saúde financeira nesse pós-Black Friday. 

Acompanhe o conteúdo e descubra como manter a segurança das suas finanças nesse pós-Black Friday. 

Os desafios do comércio na Black Friday 

Para além dos benefícios e bons resultados, a Black Friday também apresenta desafios. Alguns desses desafios envolvem a competitividade no mercado, principalmente para os pequenos negócios, e a logística dos serviços de entrega. Outro obstáculo importante, durante o evento e no período pós-Black Friday, é a necessidade de aceitar formas alternativas de pagamento, como o PIX. A crescente demanda pelo uso desse meio de pagamento fez com que muitos segmentos buscassem adotá-lo em suas opções de pagamento.  

Quais são as estratégias de cobrança no pós-Black Friday?

Desenvolver estratégias para manter a saúde financeira do negócio é primordial para a estabilidade de qualquer empresa. Para isso, a orquestração de cobrança desempenha um papel que auxilia na recuperação de pagamentos em atraso. Sendo que uma delas é a cobrança amigável.  

Essa abordagem amigável, é utilizada em casos no qual o cliente não demonstra nenhuma resistência ao pagamento. Dessa forma, uma conversa cordial ou um lembrete pode ser suficiente para a recuperação de crédito. É uma boa alternativa para evitar situações desagradáveis com o cliente em situação de inadimplência. 

Como realizar a recuperação de crédito na Black Friday? 

Para realizar a recuperação de crédito na Black Friday, o primeiro passo é monitorar a inadimplência logo após o período de compras. Isso envolve um controle das vendas e dos parcelamentos realizados, assim, identificando rapidamente os clientes que apresentam atraso no pagamento. 

Após o monitoramento, é preciso estabelecer estratégias e métodos eficazes para a recuperação de crédito. Nesse processo, contar com ferramentas especializadas como o SPC Informa pode ser um diferencial importante. Com o SPC Informa, sua empresa pode recuperar dívidas de forma inteligente, utilizando comunicações precisa e assertivas, como SMS, que aumentam as chances de recuperação

Além disso, o apoio da marca SPC Brasil, reconhecida por sua confiabilidade no mercado, ajuda a transmitir credibilidade nas cobranças. Com esse apoio, sua empresa pode recuperar até 40% dos débitos em apenas um mês, reduzindo os prejuízos de forma eficaz e mantendo um relacionamento mais eficiente com os devedores. 

Leia também | A importância dos métodos de cobrança no atacado e varejo

Reaproveitando a base de novos clientes  

Após o período de compras calorosas da Black Friday, manter o engajamento dos novos clientes pode ser um desafio. Porém, essa data também representa uma boa oportunidade para estabelecer um relacionamento duradouro com os consumidores que passaram a consumir produtos ou serviços do seu negócio. 

Com as estratégias certas, é possível aproveitar a base de novos clientes conquistada durante o período da Black Friday para gerar a fidelização deles. Veja algumas abordagens que podem ser adotadas: 

– E-mail personalizados agradecendo a compra, feedback ou conteúdos; 

Segmentação de clientes de acordo com o comportamento de compra; 

– Atendimento de qualidade para proporcionar uma experiência única ao cliente; 

– Oferta de benefícios. 

Leia também | Como a higienização de dados pode potencializar as vendas do fim de ano 

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