Inovações e desafios: o panorama do segmento de moda e calçados

por: credits

A moda desempenha um papel importante de influência na cultura popular e na movimentação dos mercados atacadistas e varejistas. Ela reflete mudanças socioculturais impulsionadas por novas formas de criação e expressão, manifestadas nas tendências que sofrem constantes transformações no segmento. O Brasil é um dos países que mais compram roupas e acessórios de vestuário, considerando as nações emergentes, ficando atrás de países como a Rússia, índia e China.  

Um dos fatores que os consumidores costumam considerar na hora de realizar a compra é o preço. Segundo um estudo realizado pela MindMiners, 62% dos consumidores buscam lojas com preços acessíveis, considerando o preço como a principal motivação para a compra. Em seguida, 40% dos consumidores compram pela estética das roupas, e 37% priorizam o conforto das peças, apresentando grande potencial e possibilidades para o varejo e atacado.  

Continue a leitura do conteúdo e venha descobrir as principais atualizações do cenário da moda e calçados. 

Segmento de calçados

De acordo com os dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e com base no levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a indústria calçadista criou 7,65 mil postos de trabalho no primeiro semestre de 2024. Ao final do mês de junho, o setor contabilizava um total de 288,2 mil empregos diretos. 

O consumo interno de calçados em 2023, conforme dados da Abicalçados, apontou alta superior a 3% em relação a 2022, nas vendas do varejo doméstico. A peça-chave para o fator de vendas para a indústria global de calçados está sendo a crescente procura por calçados modernos e confortáveis em todas as faixas etárias.  

Segmento de moda

O mercado de moda nacional é um dos mais importantes para a economia local. De acordo com os dados CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), existem mais de 1,5 milhão de varejistas no segmento. Esse mercado fatura R$ 229 bilhões e apresenta uma boa adaptação dos consumidores ao meio digital.  

Acompanhar tendências e as datas sazonais é essencial para a produção de itens e coleções específicas no segmento, como as de Primavera/Verão e Outono/Inverno. Datas comemorativas, como o Dia das Mães, são importantes, pois geralmente geram grandes arrecadações para o mercado e alta no fluxo de visitação nas lojas. Nesse período, os itens de vestuário e acessórios costumam ser os mais procurados.  

Formas de pagamento

Conforme a pesquisa interna da Globo, 50% dos consumidores entrevistados possuem cartão de crédito de alguma loja de roupas. Os principias benefícios, segundo os consumidores, em ter cartão de crédito são: a possibilidade de parcelamento (44%), facilidade de acesso ao crédito (43%) e descontos exclusivos (38%). Além disso, o PIX tem se tornado um método de pagamento bastante utilizado pelos consumidores, sendo incentivado pelos varejistas por meio de descontos.

Os desafios enfrentados pelos segmentos

Um dos maiores desafios enfrentados nos segmentos de moda e calçados, e tanto no atacado quanto no varejo, é a mudança acelerada no mercado. O período de pandemia acelerou muito as mudanças nos hábitos de compras, aumentando significativamente o comércio de compra e vendas no meio eletrônico.

O mercado é extremamente competitivo e exige constantes inovações para evitar desvantagens em relação à concorrência nacional e principalmente internacional. As variações econômicas influenciam o poder de compra dos consumidores, que passam a priorizar ou despriorizar determinados itens. Isso impacta diretamente nos custos operacionais dos negócios, afetando as vendas e os lucros gerados.

Além disso, a adaptação às novas tecnologias exige investimentos em plataformas e ferramentas de automação da análise de crédito, solução oferecida pela Credits, visando a otimização do tempo, das operações e do acesso ao crédito.

Compras físicas e online

As compras no meio digital foram significativamente impulsionadas no período de pandemia. A possibilidade de comprar sem sair de casa é uma das principais comodidades oferecidas pelo comércio online, influenciando a decisão de compra em diversos segmentos.

Segundo a pesquisa realizada pela Globo, 70% dos entrevistados afirmam que costumam comprar em lojas online. Além da comodidade, os preços competitivos e a variedade de produtos são outros fatores que atraem os consumidores para a compra online. No entanto, 62% dos consumidores entrevistados optam por lojas físicas, preferindo a experiência da compra presencial.

Leia também – A relevância das datas sazonais para o varejo

As inovações e sustentabilidade no mercado

Adaptar-se a um novo cenário não se refere apenas a mudanças nos hábitos de consumo. De acordo com o relatório da Minsait, 20% das companhias de varejos em todo o mundo têm integrado a inteligência artificial às suas estratégias de negócios.  A digitalização tem se tornado uma prática comum no setor, e a integração entre canais físicos e digitais tendem a aumentar, impactando a disponibilização dos serviços de várias maneiras com:

– Hiperpersonalização;

– Atendimento multiplataforma;

– Otimização dos processos.

Mesmo com a digitalização dos serviços, manter o toque humano é indispensável para um atendimento de qualidade. Outra tendência no mercado, em escala global, é a procura por roupas e calçados ecológicos. A exposição à internet entre os consumidores também trouxe uma nova percepção sobre moda e calçados, elevando a conscientização sobre questões éticas e ambientais na produção dos itens. Além disso, há um aumento na procura por conforto e acesso a uma gama variada de tamanhos.

O consumidor tem buscado cada vez mais por experiências e atendimentos personalizados, tornando-se mais exigente e consciente. Isso impacta diretamente na experiência do cliente. Encontrar um equilíbrio entre digitalização e uma abordagem humanizada é fundamental para o crescimento saudável no mercado.

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