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Projeção de vendas do varejo para o Dia das Mães em 2024.

Dia das Mães: Projeção de vendas do varejo em 2024

O Dia das Mães está chegando e com isso milhares de brasileiros devem ir às compras a procura do presente ideal para as mães ou figuras maternas. Esta data costuma representar uma movimentação positiva no varejo neste primeiro semestre do ano. Em arrecadação e movimentação no mercado, o Dia das Mães fica em segundo lugar entre as datas comemorativas, perdendo somente para o Natal que costuma ficar em primeiro lugar.

É tradição do brasileiro não deixa essa data passar em branco. E conforme a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com Offerwise Pesquisas, 78% dos consumidores pretendem presentear ou comprar pelo menos um presente para as mães nesta época.

Expectativas de movimentação para o Dia das Mães

A expectativa é que neste ano de 2024 haja movimentação de R$ 40, 21 bilhões nos segmentos de serviços e comércio. Apresentando um aumento de cerca de 22% em comparação aos anos anteriores (2021 – 2024).

De acordo com a pesquisa, 35% das pessoas que foram entrevistadas esperam gastar mais em relação ao valor do presente do que foi gasto no ano de 2023. Isso não significa que o consumidor não fará uma pesquisa de preços antes de comprar os presentes. Grande parte dos brasileiros (80%) estão atentos em relação aos preços e qualidade dos produtos, com 67% pretendendo pagar à vista os presentes. Por outro lado, 48% alegam que vão utilizar a forma de pagamento a prazo, e realizando parcelas no cartão de crédito (29%).

Segmentos e setores mais visados

Os produtos que lideram as expectativas de compra são as roupas, acessórios e calçados com 42%. Seguidos pelos perfumes (41%), cosméticos (26%) e chocolate (17%). Em outro setor, apenas 9% dos consumidores pretendem comemorar almoçando em restaurantes. Já 44% das pessoas pretendem comemorar a data em suas casas ou na casa da mãe.

Valor do ticket médio e as principais presenteadas

No levantamento da CNDL/SPC Brasil, o ticket médio dos consumidores é de R$ 314, levando em consideração a compra de dois presentes e todos os outros gastos. Esse é um indicador relevante na avaliação do desempenho da atividade, representando valor médio de vendas por consumidor. No entanto, cerca de 18% das pessoas pretendem gastar até R$ 100, e 23% compraram presentes entre os valores de R$ 101 até R$ 200.

Em contrapartida, 25% dos consumidores pretendem gastar menos para economizar por conta do orçamento. Em razão do cenário econômico, 18% pretendem gastar um valor menor.

Já as grandes e principais presenteadas devem ser as mães com cerca de 75%, mas elas não serão as únicas. As esposas (18%), sogras (16%) e avós (12%) também devem ganhar algum presente ou lembrancinha.

Vendas físicas e online

As vendas em lojas físicas continuam sendo o principal local de compra de 74% dos consumidores. O destaque de vendas está concentrado no shopping center com 29%. As lojas de departamento (15%) e lojas de ruas (14%) também devem atrair o público com vendas físicas. A intenção do consumidor brasileiro em realizar compras presenciais está em poder negociar valores e ver o produto.

Por outro lado, 37% dos brasileiros preferem realizar pelo menos uma compra online. Com cerca de 79% preferindo comprar em sites e 20% pelo Instagram. A procura por presentes tem sido maior em sites e lojas de varejistas internacionais com 50%, a justificativa desse consumo é entorno da variedade de produtos e preços mais baixos.

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Fonte: CNDL