Entenda como aumentar a segurança do seu negócio na Black Friday 2024

por: credits

Marcada para o dia 29 de novembro, a Black Friday é um dos períodos mais aguardados por consumidores e varejistas, mobilizando grandes arrecadações e oportunidades de compras. Segundo uma pesquisa da Wake em parceria com a Opinion Box, 32% dos brasileiros começaram a acompanhar os preços desde o final de julho para aproveitar as ofertas na Black Friday. Além disso, 38% dos consumidores pretendem parcelar suas compras no cartão de crédito.

No entanto, junto ao aumento das vendas, as empresas enfrentam um desafio comum: as tentativas de fraudes. Uma pesquisa realizada com empresas da plataforma do Reclame Aqui revelou que 24,19% delas estão investindo em tecnologias, como sistemas antifraudes, para garantir a segurança das vendas.

Nesse conteúdo, serão abordados dados e dicas valiosas sobre prevenção a casos de fraude na Black Friday. Continue a sua leitura para entender como proteger o seu negócio.

Os principais desafios na Black Friday

De acordo com a pesquisa realizada pelo Reclame AQUI, as empresas enfrentam diversos desafios durante a Black Friday, como tentativas de golpes e fraudes, que geram preocupação. Assim, os principais obstáculos para os lojistas são:

– Engajamento dos consumidores (42,07%);

– Não conseguir fazer promoções atrativas (21,95%);

– Fraudes/golpes durante a Black Friday (19,31%)

– Precificação correta (17,28%);

– Tecnologia (9,96%).

Principais tipos de fraudes na Black Friday

Os fraudadores utilizam diversas tramas para enganar os lojistas, sempre com o mesmo objetivo de obter vantagens financeiras. Dessa forma, os principais tipos de fraudes que os negócios enfrentam incluem:

– Fraude clássica (clonagem): ocorre quando os fraudadores obtêm dados de cartões de crédito legítimos para realizar compras em nome de outras pessoas. Com isso, ao ver a compra não solicitada na fatura, o titular do cartão, solicita o estorno;

– Falsificação de documentos: nesse caso, são apresentados documentos falsos para a execução da compra ou casos de devoluções;

– Fraude amigável: é similar à fraude clássica, essa fraude envolve compras realizadas por pessoas próximas ao titular do cartão, que desconhece a compra;

– Auto fraude: o consumidor faz a compra, mas depois alega que não realizou essa solicitação ou que não recebeu o produto, buscando o estorno.

Os investimentos para a Black Friday

Segundo a pesquisa do Reclame AQUI, os negócios estão priorizando o marketing e divulgação para atrair mais consumidores e aumentar suas vendas na Black Friday. Além isso, os principais investimentos das empresas para essa data incluem:

– Marketing e divulgação (70,12%);

– Precificação e promoções (38,01%);

– Investimento em tecnologia (meios de pagamento e sistemas antifraudes) (24,19%);

– Gestão e reposição de estoque (20,73%);

– Embalagem e logística (12,20%).

Dicas de prevenção a fraudes

As tentativas de fraudes na Black Friday são um tema recorrente, pois afetam diversos setores do varejo e podem resultar em perdas financeiras significativas. Portanto, é fundamental ter atenção e segurança redobradas durantes essas datas sazonais. Confira abaixo dicas importante para prevenir fraudes durante a Black Friday:

Treinamento dos colaboradores

Investir em treinamentos para os colaboradores é fundamental na prevenção de fraudes. Dessa forma, realizar sessões de treinamento com toda a equipe, explicando como funcionam os principais tipos de fraudes, ajuda na identificação de atividades suspeitas e fortalece a segurança do negócio.

Conheça os fraudadores

Entender e identificar como os fraudadores atuam é um passo crucial para a prevenção. Ao realizar esse levantamento, é possível desenvolver estratégias eficazes para proteger seu negócio e minimizar riscos.

Verificação da identidade do comprador

A verificação de legitimidade e validação da identidade dos clientes é um passo fundamental na prevenção de fraudes. Essa prática, juntamente com a análise cuidadosa de transações suspeitas, permite a implementação de medidas assertivas e eficazes para proteger seu negócio.

Leia também | Segurança digital: panorama sobre tentativas de fraude no 1° semestre de 2024

Investimento em tecnologia de sistemas antifraude

De acordo com o dado da pesquisa feita pela CNDL e pelo SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, 32% dos consumidores sofreram ou passaram por algum tipo de tentativa de fraude nas compras pela internet, como ter cartão de crédito ou débito clonado, por exemplo.

Diante desses dados, é fundamental realizar a verificação da identidade dos seus clientes. Além disso, investir em sistemas de segurança para proteger dados sensíveis e em soluções antifraudes que auxiliam na detecção de padrões suspeitos é essencial.

A Credits oferece soluções que podem contribuir significativamente para a prevenção de fraudes durante a Black Friday. Com a Documentoscopia, seu negócio garante clientes legítimos e consegue evitar até 98% das fraudes em documentos. O processo é 100% automatizado, com um tempo médio de avaliação ágil e com regras de todos os estados.

Ficou interessado? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como as soluções da Credits podem ajudar na prevenção de fraudes do seu negócio na Black Friday 2024!

Gostou do post? Aqui, no nosso blog, lançamos conteúdos semanais com os assuntos mais importantes do mercado para mantê-lo atualizado sobre os principais tópicos. Você também pode conferir em nossas redes sociais, Instagram e LinkedIn, dicas e insights.

Leia também