O Dia das Mães está cada vez mais próximo, iniciando a contagem regressiva para a celebração. Com isso, milhares de brasileiros devem ir as lojas a procura de um presente ideal para dar as mães e figuras maternas importantes.
A data representa a maior movimentação do varejo no primeiro semestre do ano, sendo que na classificação geral das datas sazonais, fica somente atrás do Natal.
O Dia das Mães é uma celebração importante para os brasileiros, que não deixam a data passar em branco. Segundo a pesquisa da globo, 82% dos brasileiros pretendem celebrar o Dia das Mães este ano, sendo mais que o percentual apresentando na pesquisa de 2024, quando 77% pretendiam comemorar a data.
Acompanhe as projeções desta data para 2025. Boa leitura!
Expectativas de movimentação para o Dia das Mães
A expectativa é que neste ano de 2025 haja movimentação de R$ 14,37 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Apresentando crescimento de aproximadamente 6,5% em relação ao ano anterior que arrecadou R$ 13 bilhões.
Assim, sendo uma projeção otimista para o setor varejista, estima-se que mais de 70 milhões de consumidores façam alguma compra durante o período. São mais de 100 milhões de transações comerciais previstas para serem realizadas entre os dias 1 e 12 de maio.
Valor do ticket médio
O valor do ticket médio também tende a crescer em comparação com 2024. O valor saiu de R$ 205 para uma média entre R$ 220 e R$ 250 para este ano.
Esse aumento reflete o comportamento do consumidor que está mais propenso a gastar mais. Assim, dando mais atenção a presentes que tenham conexão emocional e impacto positivo para as presenteadas.
Vendas físicas e online
Nos últimos anos, o comportamento do consumidor tem mudado, mostrando que planejamento, interatividade e exigência caminham juntos de mãos dadas. Com isso, grande parte das buscar por presentes começam com semanas de antecedência.
Em 2024, 65% brasileiros confirmaram que pesquisam os preços online antes de efetuar a compra. Diante desse cenário, é esperado que esse número cresça neste ano.
O comércio digital deve representar 35% do volume total das vendas. Contudo, as vendas físicas ainda têm a sua relevância, principalmente nos dias que antecedem a data. Isso porque os consumidores estão em busca de soluções mais rápidas e práticas, como o recebimento instantâneo do presente, kits prontos e embalagens personalizadas especialmente para a celebração.
Setores mais visados
A segunda data mais importante para o comércio no Brasil, o Dia das Mães, mesmo sendo uma data simbólica, ainda é uma data amplamente comercial. Sendo um período que movimenta vários setores do varejo, desde moda, eletrônicos a floricultura.
As principais presenteadas
Desse modo, voltando para a pesquisa da globo, às principais presenteadas em sua maioria será as mães ou aqueles que representam a figura materna. Ou seja, desempenha o papel de criação. Porém, as esposas, namoradas e sogras, não são esquecidas, sendo lembradas nas compras.
- Mães ou figura materna (78%);
- Esposa ou namorada (17%);
- Sogra (16%);
- Tia (6%);
- Avó (6%).
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O preço é protagonista na compra do presente do Dia das Mães
Os dados têm indicado previsão de um bom movimento para a economia e varejo. Desse modo, durante a procura dos presentes desejados o preço assume o papel de protagonista no planejamento, sendo o principal fator para escolha de compra.
- Preço (31%);
- Confiança na loja (19%);
- Variedade de produtos disponíveis (18%);
- Qualidade dos produtos (16%);
- Facilidade na hora da compra (16%);
- Formas de pagamento (15%).
Com isso, o segundo domingo de maio promete refletir tendências de consumo e movimentar o varejo, com o bolso ditando as regras.
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Fontes: Pesquisa proprietária Globo – jan/25 – PiniOn – Dia das Mães 2025 | Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)