Transformação digital: estratégias de crédito e cobrança para 2025

As estratégias e gestão de crédito e cobrança desempenham um papel importante no equilíbrio de uma empresa. Uma gestão competente ajuda a minimizar perdas causadas pela inadimplência e fraude, que afetam diretamente os resultados financeiros das instituições.

Atualmente, com a evolução das ferramentas tecnológicas, como motor de decisão, inteligência artificial (IA) e machine learning, novas soluções têm surgido para aprimorara ainda mais esse campo. À vista que essas inovações permitem que as empresas interajam de maneira mais eficaz com seus clientes, otimizando a análise e a eficácia dos processos de crédito e cobrança em 2025.

Acompanhe o conteúdo sobre as transformações digitais nos processos de crédito.

O que é gestão de crédito e cobrança?

A gestão de crédito e cobrança refere-se ao conjunto de estratégias e práticas adotadas pelas instituições para conduzir a concessão de crédito a clientes e garantir a recuperação dos valores em débito.

Esse processo também envolve a avaliação e o monitoramento contínuo dos clientes, com o objetivo de minimizar riscos e maximizar o potencial do negócio.

Quais são as estratégias de crédito e cobrança?

As estratégias de crédito e cobrança envolvem etapas que estão relacionadas ao relacionamento com o cliente. O êxito dessas estratégias depende de uma combinação de diferentes fatores. Deste modo, entre eles, destacam-se o uso eficaz de tecnologias e técnicas de abordagem. Com isso, as principais estratégias incluem:

Análise de crédito eficiente;

2°Base de dados atualizada;

3°Especificação clara dos termos de pagamento;

4°Régua de cobrança e automação;

5°Definir melhor forma de abordar o cliente;

6°Utilização de ferramentas tecnológicas.

Qual a importância da estratégia de crédito e cobrança?

Uma boa estratégia e gestão de crédito e cobrança contribui para um excelente desempenho financeiro das empresas. Elas fortalecem as estruturas financeiras, tendo impacto positivo na melhora na experiência do cliente.

Outro aspecto importante é o aumento da competitividade do negócio no mercado. Uma gestão de crédito bem estruturada permite que a empresa ofereça condições mais atraentes do que a concorrência. Assim, tornando-se um diferencial na conquista de novos clientes.

Atual cenário da inadimplência no Brasil

A inadimplência é um dos principais desafios enfrentados pelo setor de crédito no Brasil. De acordo com os dados da CNDL/SPC Brasil, o percentual de negativados chega a 41,5%, representando cerca de 68,5 milhões dos consumidores brasileiros. O ritmo de crescimento da inadimplência e o número de brasileiros com atrasados segue alto.

As ferramentas tecnológicas para crédito e cobrança

A integração de soluções tecnológicas é um passo na modernização do processo de crédito. As ferramentas de inteligência artificial (IA), por exemplo, permitem análises detalhadas dos dados dos clientes, ajudando na identificação de padrões incomuns. No setor de cobrança, essas tecnologias possibilitam a personalização das abordagens por meio da segmentação de canais de comunicação, régua de cobrança personalizadas e automação.

Dessa forma, essas e outras plataformas tecnológicas têm ajudado as empresas diminuir os riscos em suas transações. Por exemplo, 8 em cada 10 profissionais antifraude esperam implementar IA generativa em 2025. Pensando no cenário global, 1 em cada 5 profissionais, cerca de 18%, contam com tecnologias de inteligência artificial e machine learning na prevenção de fraude, segundo dados da SAS e da Association of Certified Fraude Examiners (ACFE).

À vista disso, as tecnologias de automação e machine learning têm impacto positivo na precisão e eficiência dos processos de cobrança, pois os algoritmos são capazes de identificar padrões e prever comportamentos de pagamento.

Assim, entre os benefícios, destacam-se:

  • Melhora da assertividade nas estratégias de cobrança;
  • Maior agilidade na recuperação;
  • Aumento da lucratividade.

Leia também | Como a inteligência artificial tem impactado na evolução do crédito

Transformação digital nos processos de crédito

O uso de tecnologias inovadoras tem se mostrado uma grande aliada e um diferencial para as instituições no aprimoramento de seus processos de crédito, cobrança e antifraude. À vista que essas ferramentas como a IA, machine learning e automação não só otimizam a análise de crédito, mas também oferecem meios ágeis e indispensáveis para a segurança. Assim, permitindo que as empresas tomem decisões com base em mais informações, a fim de minimizar riscos de inadimplência ou fraude.

As fintechs de crédito têm uma participação importante nesse processo ao utilizar tecnologias de ponta para criar soluções acessíveis e inovadoras. A Credits, por exemplo, oferece soluções de forma segura e transparente, conforme às necessidades dos clientes. Ao adotar soluções tecnológicas como as da Credits, os negócios aprimoram os seus processos, aumentam a segurança e garantem a competividade no mercado em 2025.

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