O NRF Retail Big Show é considerado o maior evento do varejo do mundo. Neste ano, aconteceu a 115a edição do evento, que reuniu os maiores nomes do setor em Nova York, nos Estados Unidos. O encontro visa debater as inovações tecnológicas que estão moldando o futuro do setor varejista.
As palestras e painéis apresentam conteúdos de cunho estratégico para o setor, destacando as tendências inovadores, como a adaptação das marcas às novas gerações, o uso da inteligência artificial (IA) e a experiência do cliente. Dessa forma, refletindo e reforçando que o setor não se resume apenas a vender produtos, mas também à promoção de experiências humanas.
O NRF 2025 representa uma vitrine de inovações que irão ditar o ritmo do mercado varejista nos próximos anos. As tendências não são exclusivas apenas para as grandes marcas, mas também para os pequenos negócios que visam o crescimento e inovação.
Confira as previsões para a indústria varejistas. Boa leitura!
O que esperar para o varejo em 2025?
O varejo é um setor que precisa se reinventar constantemente, seja para as grandes, pequenas ou microempresas. A interação entre o digital e o físico fez com que houvesse convergência entre esses dois mundos. À medida que os anos avançam, as empresas precisam se adaptar ao novo, e em 2025 não seria diferente. A NRF consultou especialistas internos da área, resultando em uma análise sobre 25 possíveis mudanças para este ano, confira as principais previsões.
2025 será o ano do agente de IA
Espera-se que 2025 seja o ano do agente de IA, com a tecnologia se consolidando como peça importante no varejo. As vendas influenciadas digitalmente ultrapassam os 60%, sendo previsto que essa porcentagem aumente à medida que os agentes de IA personalizem as recomendações, estimulam a tomada de decisões e lidam com tarefas de reposição automática.
Continuidade da IA generativa
A IA generativa continuará a sua trajetória de revolucionar em 2025, através de experiências de compras hiperpesonalizadas, criação de conteúdos dinâmicos e assistentes virtuais baseados na inteligência que interagem em tempo real com os clientes.
Ao utilizar IA, os varejistas conseguem compreender melhor o comportamento dos consumidores, analisando compras anteriores e interpretando sinais sociais. A capacidade preditiva dessa tecnologia permite que os varejistas antecipem quais são as necessidades dos consumidores antes de começarem a comprar. Assim, resultando na melhora da satisfação e fidelização do cliente.
Além disso, a IA permitirá que os varejistas simplifiquem suas operações, como otimizar o estoque. No entanto, com a integração da IA é importante garantir a transparência e o uso ético de dados, para manter a confiança do consumidor ao mesmo tempo que a inovação continua.
Lojas físicas
As lojas físicas continuarão a ser essenciais para a retenção e aquisição de clientes. Além de desempenhar um papel na construção da identidade da marca e na fidelização. Deste modo, oferecendo experiências imersivas que não podem ser reproduzidas no ambiente digital.
Estratégias de marketing
Os varejistas precisarão aprimorar suas estratégias de marketing, conforme cada geração exige uma abordagem refinada, com diferentes preferências e valores.
– Geração Z: essa geração buscará pela autenticidade e responsabilidade social, mostrando preferência por marcas que se alinhem aos seus padrões éticos;
– Millennials: priorizarão a personalização e experiências, procurando por marcas que os envolvam de forma significativa em diversas plataformas;
– Geração X: valorizará a conveniência e eficiência, reagindo mais de forma otimista a interações diretas e sem complicações;
– Baby Boomers: apreciarão a clareza e confiança, tendo a tendência a se fidelizar a marcas que demostram cuidado com o cliente.
Além disso, os profissionais de marketing terão a tarefa de decifrar o quanto de contato será necessário para persuadir os consumidores a realizar uma compra.
As novas gerações
Em 2025, as gerações Z e millenials continuarão a exercer seu poder de compra, resultando no aumento do engajamento digital. Embora os jovens consumidores estejam voltando a frequentar às lojas físicas, suas expectativas por experiência de compra integrada entre o físico e o digital são pontos fundamentais.
Enquanto a geração Alpha desafiará as marcas, demonstrando uma preferência por experiências presenciais. Nesse caso, a sua demanda pelo e-commerce não será tão forte quanto a de seus pais, sendo um grupo mais difícil de decifrar.
Social commerce
O social commerce continuará evoluindo em 2025, à medida que as plataformas se integram ainda mais a experiência de compra. Isso resultará em um processo em que o caminho de descoberta, o engajamento e a compra se encontram de forma fluida.
Leia também | De Baby Boomers à Geração Z: as motivações de consumo de cada geração
Privacidade dos dados e segurança
A IA é uma das principais frentes de inovação para 2025, mas enfrenta alguns obstáculos, como a sua integração e as preocupações relacionadas à privacidade dos dados.
No cenário de cibersegurança, que está em constante evolução, os especialistas preveem que parte do foco estará na segurança das aplicações da IA. Principalmente, conforme essas tecnologias vão sendo integradas às operações do varejo. Sendo que para 2025, espera-se o fortalecimento das regulamentações de privacidade com ênfase no uso seguro e ético das informações.
Gostou do post? Aqui, no nosso blog, publicamos conteúdos semanais com os assuntos mais importantes do mercado para mantê-lo atualizado sobre os principais tópicos. Além disso, você também pode conferir em nossas redes sociais, Instagram e LinkedIn, dicas e insights.
Para conhecer sobre as nossas soluções, entre em contato com os nossos especialistas!