A análise de crédito passou por transformações ao longo do tempo. Até algumas décadas atrás, não havia muitas fontes de informação ou até mesmo mecanismos de controle. Com o passar dos anos, novas práticas e ferramentas foram surgindo, se tornando uma aliada para as empresas, bancos e especialistas.
Esse processo se organiza por meio da coleta e análise das informações do solicitante, com base nos critérios definidos na política de crédito da empresa. A necessidade pelo crédito surge do crescimento e desenvolvimento, tanto econômico quanto dos negócios, independentemente do porte da organização.
Dessa forma, o crédito se torna cíclico. Por isso, é indispensável ter uma análise de crédito ágil, que garanta rapidez e eficiência no processo de concessão.
Continue a leitura para compreender como funciona a análise de crédito. Boa leitura!
Afinal, o que é análise de crédito?
A análise de crédito consiste no processo que o solicitante passa pela avaliação de informações cadastrais para determinar a aprovação ou recusa do crédito solicitado.
À vista disso, esse processo inclui, a análise de dados cadastrais, uma avaliação interna da situação financeira do solicitante, com o objetivo de identificar pontos positivos e negativos, seu histórico financeiro e o comportamento no mercado. Deste modo, o foco principal é analisar a capacidade de pagamento do solicitante.
Assim, para garantir uma decisão precisa e segura, é importante ter uma boa base, levando em consideração os seguintes critérios:
– Taxa de juros;
– Prazo de pagamento;
– Termos e políticas de crédito.
Dessa forma, será garantido que o crédito concedido seja adequado às condições do solicitante, reduzindo os riscos tanto para a instituição quanto para o cliente.
Como funciona a análise de crédito?
O processo de análise de crédito inicia com a solicitação de crédito, seguida pela coleta de dados realizada pela instituição. Após isso, ocorre a avaliação do histórico de crédito, análise da capacidade de pagamento do solicitante e, por fim, a decisão de crédito, ou tomada de decisão, na qual será dito se foi aprovado ou negado.
No entanto, os documentos necessários para a análise de crédito de Pessoas Físicas e Jurídicas tem suas diferenças, como:
- Pessoa física: essa prática envolve a verificação do histórico financeiro do solicitante que inclui a pontuação de crédito, renda, dívidas e a capacidade de pagamento.
- Pessoa jurídica: essa análise é um pouco mais complexa que a anterior, porque considera o histórico de crédito, saúde financeira, relacionamento com fornecedores, pagamento de impostos, entre outros fatores relacionados á gestão do negócio.
O processo de crédito no Brasil
A implantação do Plano Real, em 1994, resultou na redução da inflação. Isso fez com que o governo federal adotasse estratégias mais competitivas para as empresas no mercado.
Deste modo, com a redução dos preços, os consumidores passaram a comprar mais, utilizando os recursos da renda ou formas alternativas, como cartão de crédito e limites do cheque especial.
A análise de crédito no Brasil é baseada no conjunto de informações circulam pelo Open Finance, Cadastro Positivo e serviços derivados, que possibilitam uma análise mais precisa e detalhada do perfil financeiro dos consumidores.
Como melhorar a análise de crédito da empresa?
O processo de crédito é importante para garantir que uma empresa funcione corretamente. Ela não apenas contribui para a diminuição dos índices de inadimplência, mas também influencia diretamente na melhoria do processo de concessão de crédito e o equilíbrio do relacionamento com o cliente.
Para melhorar a sua análise de crédito, é preciso considerar os seguintes fatores:
- Atualização do cadastro de clientes: verifique regularmente se os dados dos seus clientes estão atualizados. A falta de atualização pode prejudicar o processo de análise e resultar em decisões erradas.
- Definir os limites de crédito: a análise permite determinar um limite de crédito adequado para cada perfil de cliente, o que ajuda a aproveitar oportunidades em comprometer a saúde financeira do seu negócio.
- Desenvolver uma boa política de crédito: a política de crédito deve atender às necessidades da empresa, estando alinhada com seu perfil e levando em consideração os contextos econômicos, regionais e o perfil de cada cliente;
- Acompanhar a carteira de cliente: manter um acompanhamento contínuo permite que você esteja atento a hábitos de consumo e possíveis mudanças no comportamento financeiro dos clientes, facilitando a identificação de riscos.
- Tecnologia como ferramenta de auxílio: as ferramentas ajudam a processar um maior volume de informações, ajudando a realizar uma análise de crédito mais eficiente e precisa, reduzindo erros e aumentando a agilidade no processo.
Leia também | A influência do Cadastro Positivo na hora de fechar negócios
Como a tecnologia pode potencializar o processo de crédito?
Com o avanço da tecnologia, diversos serviços foram aprimorados, incluindo a análise de crédito. Ferramentas e soluções tecnológicas, como as oferecidas pela Credits, podem trazer mais segurança e eficiência para o seu negócio.
Elas permitem uma análise mais ágil, precisa e abrangente, ajudando a reduzir riscos e melhorar a tomada de decisões. Para conhecer sobre as nossas soluções, entre em contato com os nossos especialistas!
Gostou do post? Aqui, no nosso blog, publicamos conteúdos semanais com os assuntos mais importantes do mercado para mantê-lo atualizado sobre os principais tópicos. Além disso, você também pode conferir em nossas redes sociais, Instagram e LinkedIn, dicas e insights.