O setor financeiro de qualquer organização é de suma importância, pois é em virtude dele que se obtêm parâmetros e dados para avaliar o progresso ou regresso da empresa, incluindo situações como clientes inadimplentes.
À vista disso, algumas empresas, independente do seu porte, não se atentam em ter um bom planejamento financeiro. Assim, lidar com clientes inadimplentes se transforma em um grande desafio, já que a inadimplência impacta diretamente o fluxo de caixa.
Contudo, com estratégias eficazes, é viável reduzir os efeitos da inadimplência, recuperar clientes inadimplentes e preservar um bom relacionamento para com eles.
Neste post, mostramos como ter boas estratégias pode ser a peça-chave para a sua empresa resgatar clientes inadimplentes. Boa leitura!
A situação da inadimplência no Brasil
A inadimplência no Brasil pode decorrer de diversos fatores, como o aumento do desemprego, ampla oferta de crédito, a instabilidade econômica do país e a falta de planejamento financeiro por parte das famílias. Esses fatores têm contribuído para o aumento dos índices de inadimplência nos últimos anos.
Posto isto, mesmo com o aumento do consumo, isso não implica, em um crescimento da renda do cidadão em conjunto. Dessa forma, alguns compromissos podem acabar assumindo compromissos financeiros que superam sua capacidade de pagamento, resultando na inadimplência.
Atualmente, são 68,76 milhões de consumidores inadimplentes no Brasil, segundo a CNDL/SPC Brasil. Os últimos dados revelam que a inadimplência no país tem apresentado crescimento, enquanto os índices de recuperação de crédito permanecem baixos.
O que é um cliente inadimplente?
Um cliente inadimplente é aquele que não cumpriu com os compromissos financeiros assumidos na contratação de um serviço ou da compra de um determinado produto. Como mencionado acima, a inadimplência pode ter diferentes causas, desde dificuldades financeiras pontuais até questões mais complexas.
No entanto, é fundamental que as empresas saibam como lidar com essa situação de forma estratégica. Além disso, vale destacar que estar inadimplente não significa, que o cliente tenha um histórico ruim.
Tipos de clientes inadimplentes
Os tipos de clientes inadimplentes ou devedores podem variar conforme as condições, envolvendo os aspectos pessoais, comportamentais e financeiros de cada indivíduo.
Por isso, é fundamental conhecer, identificar e saber qual o perfil do inadimplente para saber como agir e quais as melhores medidas adotar. Vejas os principais perfis:
Mau pagador: esse perfil é o mais complexo, pois esse comportamento é recorrente;
Negligente: esse caso, caracteriza-se pela ausência de planejamento financeiro. Esse cliente tem o hábito de contrair diversas dívidas sem avaliar sua capacidade real de pagamento;
Ocasional: é aquele consumidor que normalmente mantém suas contas em dia, mas, por algum imprevisto, acaba não conseguindo horar com o compromisso pontual;
Crônico: esse perfil paga as contas, mas com frequência realiza os pagamentos em atraso.
Como recuperar clientes inadimplentes?
Para os negócios, a gestão da inadimplência não se limita apenas a recuperação dos valores em atraso, mas trata-se também de recuperar e reter esses clientes. Assim, torna-se indispensável realizar um acompanhamento financeiro da carteira de clientes.
Algumas estratégias podem contribuir nesse processo de recuperação. Confira abaixo:
Ter uma política de crédito evidente
A política de crédito é fundamental para estabelecer políticas claras e concisas desde o início do relacionamento com o cliente. À vista disso, ele deve incluir prazos e formas de pagamento, além de definir juros, multas e taxas aplicáveis em caso de atraso. Ao tornar essas condições transparentes desde o início, evita-se mal-entendidos.
Leia também | Análise de crédito: entenda a importância e o funcionamento desse processo
Estabelecer comunicação que seja clara e eficaz
Manter uma comunização transparente fortalece o relacionamento para com os clientes. Sendo importante adotar uma abordagem amigável para lembrá-lo sobre os pagamentos em atraso e informar, com clareza, as possíveis consequências do não cumprimento do compromisso.
Aposte na automação dos seus processos de cobrança
Softwares de automação podem potencializar suas estratégias. Com eles, é possível implementar régua de cobrança multicanal, enviando mensagens personalizadas via WhatsApp, SMS e e-mail. Assim, tornando o processo mais eficiente com o envio de lembretes.
Leia também | Motor de crédito: automatização na concessão de crédito
Sobre a Credits
Com as soluções da Credits implementadas no seu negócio, você consegue recuperar mais em menos tempo, alcançando, em média 40% de recuperação.
Dessa forma, a performance é resultado da combinação entre inteligência tecnológica da Credits e as soluções do nosso parceiro estratégico, o SPC Brasil.
Para saber mais, entre em contato com os nossos especialistas.