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Saiba como evitar fraudes de clientes.

Como evitar fraudes de clientes no meu negócio varejista?

Para evitar fraudes de clientes em seu negócio varejista, é importante adotar medidas preventivas e estratégias que possam reduzir os riscos, mas como fazer isso?


Nenhuma empresa está completamente imune a ações fraudulentas, mas algumas medidas podem ser tomadas para tentar evitar fraudes com clientes e manter a saúde financeira na sua empresa.

Logo, para aumentar a segurança do negócio, é importante conhecer boas técnicas e estratégias que podem ser utilizadas. Algumas delas incluem o cadastro de clientes e a implementação de uma política de crédito. Mas, para compreender melhor as práticas que podem ser implementadas, é preciso entender primeiro quais são as fraudes aplicadas por clientes.


Tipos comuns de fraudes no varejo

No comércio varejista, diversos tipos de golpes podem ocorrer, tanto físicos quanto digitais. Alguns exemplos incluem:


Pagamentos com dados de terceiros: os fraudadores podem usar informações pessoais como CPF, nome completo e data de nascimento, que foram roubados, para realizar compras no crediário ou com cartões de crédito no nome de terceiros.


Falsos pagamentos: nesse tipo de fraude, geralmente ocorridos em e-commerces ou vendas em redes sociais, os golpistas enviam comprovantes de pagamento falsificados ou adulterados para obter produtos ou serviços sem efetivamente pagar por eles.


Chargeback fraudulento: isso ocorre quando um cliente faz uma compra legítima, mas depois contesta a transação junto ao banco ou operadora de cartão de crédito, alegando que não recebeu o produto ou que a compra não foi autorizada.

Ataques de phishing utilizando o nome do varejo: golpistas enviam e-mails, mensagens de texto ou ligações falsas, se passando pelo negócio de varejo para obter informações dos clientes, como senhas e números de cartão de crédito.


Assim, se o seu negócio varejista for impactado por esses tipos de fraudes, saiba que eles podem resultar em prejuízos financeiros, danos a reputação ou mesmo falência da sua empresa. Mas como evitar esse tipo de ação criminosa? Confira a seguir!


Dica de leitura: Inovação em identidade digital: as principais tendências para estar à frente do mercado.


Boas práticas para evitar fraudes de clientes no varejo

Para evitar fraudes de clientes no varejo, é fundamental adotar boas práticas que aumentem a segurança das transações e protejam o seu negócio. Aqui estão algumas dicas:


Invista na capacitação da equipe

Treinar a equipe para seguir procedimentos adequados antes e depois das vendas pode ajudar a reduzir a ocorrência de fraudes. Estabeleça procedimentos claros para verificar a segurança dos documentos de identificação dos clientes e dos comprovantes de pagamento. Com capacitação adequada da equipe, a prevenção e detecção de fraudes no comércio varejista se torna mais difícil do fraudador atingir o seu objetivo.


Analise o histórico de compras dos clientes

Observar o comportamento de compras dos clientes pode ajudar a identificar transações suspeitas. Se houver atividades incomuns ou comportamento atípico nas transações, isso pode sinalizar uma fraude possível.


Garanta conformidade com a LGPD

Garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma medida essencial para prevenir fraudes e proteger a privacidade dos clientes no varejo.

A LGPD é uma legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais, estabelecendo diretrizes para a coleta, armazenamento, uso, compartilhamento e exclusão de informações pessoais. Cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados é fundamental para proteger a privacidade dos usuários e evitar problemas com vazamento de informações.


Tenha uma política de crédito e cobrança

Ter uma política de crédito e cobrança bem definida é fundamental para o sucesso financeiro e prevenção de fraudes no comércio varejista, podendo reduzir a inadimplência e o uso indevido de dados de terceiros.


Informações atualizadas

Manter o cadastro do cliente completo e atualizado é essencial, por ter informações valiosas sobre o cliente e os negócios ficarem mais seguros, pois garante que o varejista está fazendo uma venda certa, evitando uma fraude.


Utilização de Tecnologia Antifraude

Investindo em soluções tecnológicas de prevenção de fraudes, como sistemas de detecção de padrões suspeitos, ferramentas de análise de risco e inteligência artificial, as empresas podem identificar padrões de comportamento suspeito, detectar transações fraudulentas em tempo real e proteger as informações do comércio.

Essas soluções tecnológicas permitem uma análise abrangente das transações, ajudando a distinguir compras legítimas de atividades fraudulentas, protegendo a integridade financeira do negócio. Além disso, a tecnologia antifraude proporciona maior confiança aos clientes, tornando-se um fator essencial na construção de relacionamentos sólidos e duradouros no varejo.

A implementação de medidas preventivas, como a adoção de políticas claras ou uso de tecnologia, ajuda na proteção contra fraudes de clientes no varejo. Além disso, estar ciente dos tipos de golpes mais comuns pode ajudar a antecipar possíveis problemas e agir com rapidez para evitá-los.


Como obter soluções para evitar a fraude no seu comércio varejista?

A Credits Brasil oferece soluções para auxiliar nesse processo, ajudando a aumentar a segurança das vendas. Isso porque, através dessas soluções, é possível tomar de decisões mais assertivas, com informações e análises relevantes.

Por exemplo, você pode usar a Documentoscopia para realizar uma análise precisa dos documentos, já que esse produto permite analisar mais de 3 mil regras cuidadosamente mapeadas e catalogadas para o estudo e verificação de documentos, tendo como objetivo a garantia da autenticidade dos documentos de identificação.

Além disso, você também pode contar com outras tecnologias de ponta para analisar documentos, como o reconhecimento facial, prova de vida, OCR e outros. Afinal, é importante estar preparado da melhor forma possível para lidar com a ação de criminosos.

Então, conte com a ajuda da Credits Brasil para evitar fraudes de clientes no seu negócio varejista! Entre em contato para conhecer as soluções disponíveis!