O processo de análise de crédito é uma base estrutural importante para o mercado financeiro e mercadológico, estando presente em diversos setores. Segundo o indicador da CNDL/SPC Brasil, no mês de julho, a busca por crédito cresceu 4% em comparação com o mesmo período de 2023. Além disso, durante as consultas, 30% dos consumidores apresentavam algum tipo de restrição em seu CPF.
Esse dado evidencia como a prática de consulta é um processo fundamental para a tomada de decisão, tanto para instituições financeiras quanto para o varejo e empresas que oferecem crédito. A análise de crédito contribui na verificação precisa da capacidade de pagamento dos clientes antes da concessão de crédito, ajudando a evitar o crescimento dos casos de inadimplência.
Continue a sua leitura e descubra mais sobre análise de crédito.
O que é análise de crédito?
A análise de crédito é um processo realizado pelas empresas para avaliar as condições de um cliente em cumprir com suas obrigações financeiras. Durante esse processo, é possível examinar detalhadamente a situação do cliente, seja ele uma Pessoa Física (CPF) ou Jurídica (CNPJ), e identificar potenciais de riscos para a instituição. Essa prática é fundamental para instituições que lidam com crédito, isso porque permite reduzir o risco de inadimplência.
A análise pode ser realizada de forma manual por um especialista ou com o uso de tecnologias avançadas, como algoritmos de machine learning e inteligência artificial. Essas ferramentas tecnológicas permitem uma avaliação mais ágil e precisa, contribuindo na tomada de decisões mais informadas.
Como é feita a análise de crédito?
O processo de análise de crédito envolve critérios e políticas internas específicos de cada instituição, que pode variar de uma para outra. Esse processo tem inicio quando o cliente faz uma solicitação de crédito, que será submetida a uma análise detalhada. Durante essa análise, as informações básicas solicitadas ao cliente incluem:
– Dados essenciais: informações como nome, CPF ou CNPJ, telefone para contato e endereço;
– Valor solicitado e perfil de crédito: o montante solicitado pelo cliente PF ou PJ e indicativo de perfil como “bom pagador” para analisar se o cliente terá condições em arcar com o pagamento sem comprometer a sua renda mensal;
– Histórico financeiro: dados sobre pagamentos anteriores, dívidas pendentes e eventuais restrições do cliente;
– Renda ou faturamento: comprovantes de renda ou dados sobre o faturamento, no caso de clientes PJ;
– Demonstrativos: demonstrativos do fluxo de caixa do cliente PJ e balanços patrimoniais.
Assim, sendo essenciais para a avaliação da capacidade de pagamento dos clientes.
Quais são as etapas que envolvem esse processo?
As principais etapas do processo de análise de crédito incluem a coleta dos dados solicitados, informados no bloco anterior. Em seguida, ocorre a verificação e avaliação das informações, junto à política de crédito da instituição com os critérios estabelecidos, para saber o perfil de risco do cliente.
Quais são os benefícios para as empresas?
A análise de crédito é indispensável para que as empresas não sejam alvos de esquemas fraudulentos ou inadimplência exacerbada, pois esse processo permite identificar os riscos envolvidos. Por isso, é primordial para a saúde financeira de qualquer negócio.
Confira abaixo outros benefícios em fazer análise de crédito no seu negócio:
Redução de riscos de inadimplência
De acordo com o indicador de inadimplência realizado pela CNDL e SPC Brasil, 41,06% da população adulta brasileira estava negativados em agosto de 2024, o que representa 67,73 milhões de consumidores.
Dessa forma, nesse contexto, obter informações precisas sobre o solicitante contribui na redução de riscos associados ao crédito e inadimplência. Assim, essa análise ajuda a avaliar a capacidade de pagamento do cliente, minimizando as perdas financeiras para a instituição.
Estabilidade do fluxo de caixa
Ao conceder crédito a clientes com baixo risco de inadimplência, a empresa consegue garantir maior previsibilidade financeira, resultando em um fluxo de caixa saudável. Dessa forma, a saúde e o crescimento sustentável do negócio dependem do bom desempenho desse fluxo, permitindo que a empresa saiba exatamente quanto arrecadará e quanto gastará com despesas.
Leia também | Como a análise de crédito ajuda a minimizar o risco de inadimplência
Potencialização das vendas
Com a análise de crédito, é possível oferecer crédito aos clientes e realizar vendas a prazo com segurança, o que contribui para aumentar as vendas do seu negócio.
Competitividade no mercado
Um negócio com boas políticas de análise de crédito alinhadas às suas necessidades oferece segurança durante as negociações. Isso possibilita estabelecer um bom relacionamento com os clientes, fortalecendo o vínculo e os fidelizando, além de melhorar a performance da instituição no mercado em relação à concorrência.
Leia também | A revolução da análise de crédito: IA e Machine Learning
Como a tecnologia pode auxiliar no processo de crédito?
A tecnologia potencializa a análise de crédito com a automatização do processo, proporcionando agilidade e entregando informações precisas que contribuem para decisões mais assertivas, mitigando riscos financeiros. Com as soluções da Credits, seu negócio passa a contar com mais segurança durante suas transações e negociações, com entregas rápidas e confiáveis. Através de serviços integrados na plataforma, a Credits se torna um excelente parceiro para o seu negócio.
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