fbpx
Contamos para você os principais pontos sobre o Data Lake e como ele beneficia a sua empresa.

A importância e os benefícios do Data Lake para o seu negócio

O Data Lake está inserido na sua empresa?

Começamos esse post com essa pergunta importante, já que esse pode ser um termo não muito conhecido por você, mas que tem um papel essencial no seu negócio. Isso porque, atualmente, ele contribui positivamente com estratégias para superar desafios.

Logo, na era do Big Data, existe um volume enorme de dados e suas inúmeras fontes que precisam ser coletados, depois armazenados, tratados pelas empresas para, aí sim, serem usados como insights, por exemplo.

Portanto, durante esse processo, o Data Lake é um item primordial, já que é através dele que o tratamento de dados se inicia.

Se interessou por esse assunto e quer saber mais? Então, continue a leitura!


O que é Data Lake?


Data Lake é o termo usado para definir dados brutos recolhidos de várias fontes, não possuindo uma finalidade específica. Ou seja, uma fonte de dados. E ele é usado para operacionalizar um outro recurso, o Big Data.

Dessa forma, o Lake oferece uma enorme quantidade de dados para maior desempenho analítico e integração nativa. É dele que as empresas extraem as informações que serão, depois, tratadas e estruturadas para guiar as tomadas de decisões.

Além disso, esse recurso é menos sofisticado, mais descomplicado, pois ele armazena todos os tipos de informações, sendo elas brutas, estruturadas ou sem estruturas.

Portanto, a análise de informações passadas, sejam atuais ou futuras, é permitida porque os dados jamais são excluídos.

E outro ponto importante sobre o Data Lake é que ele é projetado para armazenamento de baixo custo para as empresas.


Qual é a diferença entre data lake e data warehouse?


Não tem como falar sobre Data Lake e não mencionar o Data Warehouse, pois ambos “andam um ao lado do outro”.

No entanto, a diferença entre eles está na maneira como os dados estão disponíveis em cada repositório. Isto é, o Data Lake armazena os dados em estado bruto, sem qualquer tipo de tratamento. Já com o Data Warehouse, os dados passam por uma certa filtragem e são alocados somente depois de serem organizados de alguma maneira.


Sugestão de conteúdo – Salestech: entenda o que é e como se aplica


Os benefícios do Data Lake para o seu negócio


Não tem como falar sobre dados e não relacionar esse assunto com tomadas de decisões nas empresas, não é mesmo?

Hoje, os negócios trabalham com um volume gigantesco de informações graças ao avanço da tecnologia. Dessa maneira, seria impossível pensar em realizar a prospecção e modelagem dessas informações sem a ajuda do Data Lake.

Contudo, ele não ajuda somente com decisões.

Confira a seguir uma lista dos principais benefícios de utilizar o Data Lake no seu negócio.


Maior flexibilidade


Não é sempre que um processo de análise de informações se inicia de maneira clara e com os dados para serem tratados para já serem usados.

Assim, o Data Lake é utilizado para permitir a garimpagem de dados de vários tipos e que poderão ser definidos como um ponto inicial para diagnósticos futuros.


Número ideal de informações


Anos atrás, era muito difícil imaginar a análise de dados que temos atualmente. Isso porque, hoje, trabalhamos, no mínimo, com terabytes. E, no passado, tínhamos megas ou mesmo gigabytes.

Em função disso, o Data Lake é a forma mais fácil de afirmar que a gestão do negócio terá uma quantidade de informações ideal para conseguir gerar insights de alta relevância para a empresa.


Baixo custo


Se a sua empresa já tem um valor maior para realizar investimento na área de tecnologia, e ainda tem uma maior experiência digital, o Data Warehouse é a melhor solução.

Contudo, ele é mais sofisticado e, por isso, para os empreendedores que não estão acostumados, os dados armazenados podem se tornar de pouca utilidade.

Agora, as empresas que ainda contam com uma cultura data driven, a melhor opção é um repositório de dados, pois ele vai permitir uma gama maior de possibilidades.

Assim, o Data Lake se mostra mais simples e fácil de se utilizar, por qualquer empresa, e que requer baixo custo de instalação, uma vez que ele não precisa de uma grande estrutura para gerar a informação.


Escalabilidade


Como já vimos agora pouco, o Data Lake é bem flexível, mas ele também é escalável.

Isso se deve ao fato de que os dados são armazenados sem uma regra prévia, permitindo que a empresa faça a adaptação conforme a necessidade de encontrar insights que se adequem a um caso específico. Logo, as informação poderão ser utilizadas de diversas formas.

Então, a escalabilidade vem da facilidade de inserção de informação, fazendo com o que o Data Lake se torne um depósito com capacidade de alto crescimento, conforme a geração de Big Data.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite e assine gratuitamente a nossa Newsletter!

Leave a comment