O seu negócio já começou a se preparar para a Black Friday 2024? A sexta-feira mais aguardada do mês de novembro está chegando. E eventos ou datas sazonais, como a Black Friday, costumam gerar muita expectativa tanto por parte do comércio quanto dos consumidores. Uma data originada nos Estados Unidos, a Black Friday tornou-se importante no calendário de compras no Brasil. Conforme a pesquisa realizada pela Globo com a PiniOn, 39% das pessoas planejam e pretendem comprar nesta data, enquanto 40% não souberam responder.
Por isso, começar a planejar com antecedência as estratégias e planos é importante para o comércio de qualquer segmento, pois isso pode aumentar o faturamento e aquecer as vendas do negócio na reta do final do ano.
Continue a sua leitura e confira as principais dicas para preparar o seu negócio para a Black Friday.
Quais são as projeções para a Black Friday 2024?
De acordo com a pesquisa do “Panorama do Consumo 2º Semestre 2024”, realizada pela Globo com a PiniOn, quase 50% do público começa a pesquisar com um mês ou mais de antecedência. Cerca de 39% dos consumidores já estão se planejando e pretendem comprar na data, enquanto 40% não souberam responder e 21% não pretendem comprar. Diante das diversas ofertas de produtos e serviços, 81% disseram que é importante pesquisar bastante para encontrar um bom preço. Assim, conforme a pesquisa, os produtos que possivelmente serão mais procurados na Black Friday 2024, são:
– Smartphones;
– Roupas e Acessórios;
– Eletrodomésticos;
– Calçados;
– Eletrônicos.
Por que é importante preparar seu negócio com antecedência?
A preparação antecipada para a Black Friday, ou qualquer outra data sazonal, é fundamental para o sucesso de vendas. É necessário definir quais estratégias serão utilizadas e pontuar os aspectos indispensáveis para garantir um aproveitamento ao máximo da data. Além disso, é fundamental pensar na experiência do cliente para que ela seja marcada por uma boa jornada de compra.
Dicas essenciais para um bom planejamento para a Black Friday
O primeiro passo para começar a criar estratégias eficazes é analisar o desempenho das suas vendas do ano anterior. Essa análise permitirá que seja visualizado pontos de melhoria e ajustes na sua abordagem para o seu planejamento, com o objetivo de alcançar melhores resultados neste ano. Após essa análise, é hora de definir os aspectos que serão considerados, como:
– Preparação dos pontos de vendas;
– Treinamento dos colaboradores;
– Campanhas de marketing;
– Análise da concorrência;
– Precificação dos produtos.
Além desses aspectos, a Black Friday também representa uma oportunidade para as empresas atraírem novos clientes e fidelizarem os antigos. Para planejar ao máximo essa data que gera o aquecimento, conheça outras dicas fundamentais que incluem:
Planejar o estoque
Garantir que seu negócio tenha estoque suficiente, especialmente dos produtos mais procurados e em promoção, é primordial para assegurar que haverá abastecimento deles durante a Black Friday. Por isso, faça um levantamento e tenha na ponta do lápis uma previsão de qual será a demanda com base nas vendas anteriores e nas tendências do mercado, pensando na sua logística.
Ofereça descontos
Outro fator importante a ser considerado é oferecer descontos transparentes e reais para seus clientes. Esses descontos devem potencializar suas vendas, mas sempre dentro da realidade do seu negócio. Resumindo, as ofertas precisam ser benéficas para ambas as partes, garantindo que não prejudique o lucro e que não comprometa a saúde financeira do seu negócio.
Locais de vendas
Garantir que haja infraestrutura digital para as vendas no ambiente online, pelo e-commerce, com qualidade nas informações e imagens. É comum também que ocorra o aumento no fluxo de pessoas nas lojas físicas. Por isso, é fundamental a otimização e prestação de suporte ao cliente nesses dois locais de vendas, porque problemas técnicos e atendimento ruim podem resultar na perda de vendas. Assim, priorizando a experiência do cliente.
Formas de pagamento
Essa estratégia é válida para além da Black Friday. Isso porque existem diferentes opções de formas de pagamento que conseguem atender a diversos tipos de clientes e suas necessidades que incluem:
– Cartão de crédito;
– Cartão de débito;
– PIX;
– Boleto bancário;
– Carteiras digitais.
Leia também – Fraudes na Black Friday: a importância de identificar e prevenir
Como a tecnologia da Credits pode potencializar as suas vendas na Black Friday?
Segundo a pesquisa da Globo, o principal método de pagamento dos consumidores para o Black Friday é o cartão de crédito, utilizado por 60% deles. As compras feitas com cartão da própria loja representam cerca de 9%. Além disso, para 58% das pessoas, o uso do cartão de crédito possibilita o parcelamento das compras.
Assim, para otimizar o seu negócio, é importante investir em infraestrutura para as vendas, como a automação, por exemplo. Uma estrutura tecnológica robusta é essencial para se preparar adequadamente para a Black Friday, independentemente do segmento comercial ou porte do seu negócio.
A Credits pode auxiliar o seu negócio com soluções automatizadas na análise e aprovação de crédito, como o Aprovador, garantindo uma tomada de decisão mais segura durante as vendas na Black Friday. Dessa forma, a Credits potencializa o seu negócio com:
– Política padronizada e personalizada;
– Aprovação em segundos;
– Precisão máxima nas análises;
– Relatório gerencial.
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