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Cenário da inadimplência a importância da gestão de cobrança no seu negócio

Cenário da inadimplência: a importância da gestão de cobrança no seu negócio

O conceito de saúde mental, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), abrange muitas vertentes com o bem-estar físico e social. No relatório anual do Estado Mental do Mundo, o Brasil ocupa o terceiro pior índice de saúde mental no ranking que conta com 64 países. São diversos fatores que causam impacto na saúde das pessoas, e a inadimplência é um deles.

Conforme a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 82% dos entrevistados admitiram ter sofrido algum tipo de impacto na saúde física ou mental devido às dívidas em atraso. Esse dado revela como o desequilíbrio financeiro repercuti no bem-estar dos consumidores para além do aspecto econômico.

Continue a sua leitura e venha entender sobre a gestão de cobrança e os impactos da inadimplência.

Principais consequências da inadimplência na saúde

O levantamento revelou que 97% dos entrevistados sofreram com os efeitos negativos da inadimplência. Assim, 84% demonstraram preocupação, 74% relataram sentir ansiedade, 64% expressaram estar estressados ou irritados, e 64% têm estado angustiados e envergonhados. Entre as emoções investigadas, as mulheres têm sido destaque em grande parte dos casos.

Enquanto às principais consequências para a saúde, 66% das pessoas revelaram alterações no sono, 60% disseram que houve uma diminuição na vontade em sair e socializar e 51% enfrentam mudanças no apetite. Os entrevistados também admitiram que tem descontado a ansiedade em vícios como, cigarro, comida ou álcool (37%), enquanto outros tem recorrido a compras impulsivas (26%).

Preocupação com as dívidas        

As emoções podem influenciar nos gastos excessivos e impulsivos, e a inadimplência também pode provocar impactos emocionais negativos e difíceis de lidar nos consumidores. Seis em cada dez inadimplentes (66%) relataram ter um nível de preocupação alto ou muito alto devido às dívidas em atraso há pelo menos três meses. Por outro lado, 19% enfrentam um nível médio de preocupação e 12% estão pouco ou muito pouco preocupados com as dívidas. Entre os temores relacionados às dívidas, 34% têm receio de não conseguir pagar as contas em atraso.

Pouca produtividade no trabalho

Essas preocupações também podem impactar no desenvolvimento profissional e social dos inadimplentes. Uma parte significativa dos entrevistados afirmaram que as dívidas apresentaram impacto em suas relações sociais. Dessa forma, 48% relataram que têm estado mais intolerantes e irritados com as pessoas ao seu redor e 39% têm sido descuidados com o bem-estar dos familiares.

No âmbito profissional, 57% dos endividados revelaram ocorrências no trabalho devido à inadimplência. Assim, 43% têm estado mais improdutivos ou desatentos, 37% não tem conseguido ser produtivo e 35% têm perdido a paciência com os colegas de trabalho.

Mudança no padrão de vida

As dívidas têm afetado o padrão de vida das pessoas, com 88% relatando esse impacto. Contudo, em compensação, 10% afirmaram que o seu padrão de vida não foi afetado pelas dívidas.

Por conta das dívidas em atraso, 38% dos consumidores têm evitado comprar roupas e calçados, 37% começaram a registrar todos ganhos e gastos, 36% tem evitado sair com pessoas que incentivam compras e tem hábito de gastar e 34% tem evitado realizar compras a prazo.

Acesso ao crédito

A grande maioria dos consumidores endividados, cerca de 70% afirmaram que tentaram obter algum tipo de crédito no último ano. Entre eles, 53% tinham a pretensão de pagar dívidas e 23% queriam realizar compras. Em contrapartida, 30% não tentaram ter acesso ao crédito, principalmente nas classes C, D e E.

Entre os consumidores que tentaram obter crédito, 75% conseguiram ter acesso. As modalidades mais utilizadas foram:

  • Empréstimo (39%);
  • Cartão de crédito já existente (21%);
  • Limite do cheque especial (15%).

No entanto, 24% não conseguiram liberação do crédito.

Estratégias para a gestão de cobrança

Ter estratégias de gestão de cobrança é essencial para a saúde financeira de qualquer negócio, independentemente do seu segmento ou tamanho. Esse gerenciamento envolve acompanhar o fluxo do caixa da empresa, que reflete a movimentação financeira resultante da disponibilização de serviços ou da venda de produtos.

Uma gestão eficaz da cobrança exige organização no setor financeiro, sendo que o principal objetivo é garantir o recebimento de valores pendentes, e realizar cobranças de maneira humanizada e eficiente. Alguns critérios importantes para uma gestão de cobrança eficiente incluem:

Envio de lembretes de pagamentos:

O envio de lembretes de pagamento é uma abordagem mais simplista que implica no envio de mensagens que devem ser claras e objetivas, mas sem perder a cordialidade, com o propósito de destacar a relevância do cumprimento do pagamento.

Oferecer condições flexíveis de pagamento:

Oferecer condições de pagamento que sejam flexíveis ao cliente, como descontos ou parcelas com juros mais baixos na renegociação. Assim, tornando mais acessível e gerenciável para o cliente.

Acompanhamento das faturas:

Ao realizar o monitoramento dos pagamentos é possível ter uma visão clara sobre os prazos e as formas de pagamento de cada cliente, além de ficar atento aos possíveis atrasos.

Leia também – Gestão de cobrança: superando desafios e recuperando valores

Prezar pelo respeito durante a comunicação com o cliente:

Manter a cordialidade durante a conversa com uma abordagem humanizada contribui na recuperação de pagamentos. Assim, o foco deve ser em encontrar uma solução e na transparência ao fornecer as informações necessárias aos clientes, sendo importante estabelecer um tom nas abordagens.

Benefícios da gestão de cobrança

Manter a transparência com o cliente durante todo o processo de cobrança é fundamental. As estratégias apresentam diversos benefícios, como a melhoria na gestão financeira da empresa, o impacto positivo no relacionamento com o cliente por meio de uma abordagem humanizada e a mitigação da inadimplência. A Credits oferece soluções que auxiliam no processo da cobrança, contribuindo para a redução da inadimplência e promovendo o crescimento financeiro sustentável do seu negócio.

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Fonte: CNDL