O geomarkting tem sido um termo cada vez mais presente no vocabulário mercadológico. A sua compreensão passa pela integração entre o marketing e o sistema de informações geográfica.
Uma vez que a competitividade no mercado, fez com que as empresas se deparassem com lacunas que são preenchidas pela inovação e tecnologias. Assim, permitindo que esses negócios consigam se diferenciar e sair na frente da concorrência. Por sua vez, ajustando-se às necessidades dos seus consumidores.
Por esse motivo, o geomarketing se apresenta como uma ferramenta que combina diferentes fatores, permitindo que as empresas identifiquem oportunidades e melhorem as suas vendas. Sendo assim, imagine saber como atender e potencializar as suas vendas locais, por exemplo, tudo isso baseado em informações geográficas.
Neste post, vamos explicar como utilizar dados geográficos e potencializar as suas vendas.
Boa leitura!
Afinal, o que é geomarketing?
O geomarketing é a integração do marketing com os Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Ou seja, é a utilização de dados geográficos aliados a estratégias de marketing para apoiar a toma de decisões empresariais de modo mais eficaz e direcionado.
Com o geomarketing, a sua empresa pode otimizar as campanhas e melhorar a interação com clientes potenciais, considerando tanto pontos físicos quanto online. Assim, a análise dos dados permite entender onde o seu público está localizado, quais regiões têm maior demanda e como ajustar as ofertas conforme o perfil local.
Qual a importância dos dados geográficos nas vendas locais?
Os dados do geomarketing tem um papel especial na compreensão do comportamento do consumidor, na identificação de novas oportunidades e na estruturação de estratégias. Esses dados ajudam a ter uma visão coerente não só dos seus clientes, mas também da concorrência e de outros fatores que podem influenciar o mercado local.
Por isso, ao analisar esses dados, os varejistas conseguem ter um direcionamento mais coerente. Sobretudo, porque os dados permitem estudar o perfil demográfico e socioeconômico da região, além de identificar áreas do bairro que ainda não foram exploradas ou que apresentam baixa concorrência. Dessa forma, é possível avaliar com mais segurança se existem oportunidades para ampliar a clientela.
Como o geomarketing pode alavancar as suas estratégias locais?
Se você já possui um negócio atuando em uma região específica, o geomarketing pode ser o fator transformador para fortalecer sua presença local. Visto que ao integrar dados geográficos ao marketing e à análise de mercado, você passa a identificar novas oportunidades de crescimento e a otimizar suas campanhas para se comunicar melhor com seu público-alvo.
Uma vez que essa abordagem permite uma estratégia que seja mais relevante para os consumidores, e resultando no engajamento das vendas. Segundo a pesquisa da CNDL/SPC Brasil, 8 em cada 10 brasileiros realizam a maior parte das compras perto de casa, reforçando a importância de ações locais bem direcionadas.
Como integrar o geomarketing às vendas físicas e online?
Neste conteúdo, vimos como o geomarketing pode fazer parte das suas vendas, seja no ambiente físico ou online, aproveitando a vantagem da união dos dados para cada canal específico, como:
Ponto de vendas físico
O geomarketing auxilia na identificação de quais áreas dos bairros estão concentrados mais clientes potenciais. Assim, permitindo ações específicas, como promoções ou ajustes no catálogo de produtos para atender às preferências daquele público específico.
Por exemplo, consumidores do bairro Y podem preferir artigos esportivos, enquanto os do bairro Z têm maior interesse em roupas casuais.
Ponto de vendas digital
Já no ambiente online, o geomarketing possibilita a segmentação de anúncios e ofertas para pessoas que residem ou estão próximas à sua área de atuação, personalizando os conteúdos conforme a realidade local.
A união entre esses dois canais
A combinação dos dados geográficos com estratégias físicas e digitais garante uma comunicação coerente e alinhada. Uma exemplificação clara é que uma campanha online pode divulgar promoções exclusivas ou ações personalizadas na loja física, conectando os dois ambientes e fortalecendo a experiência do cliente.
Quais as vantagens do geomakrting para o seu negócio?
No cenário atual, em que os consumidores são constantemente expostos a um volume enorme de informações, muitas delas descartadas, entender o comportamento do seu público local e saber como agir é o primeiro passo. Visto que o geomarketing oferece uma série de benefícios que ajudam seu negócio a crescer estrategicamente e se destacar no mercado regional. A seguir, confira as principais vantagens dessa poderosa ferramenta:
- Segmentação direcionada e precisa;
- Personalização da comunicação;
- Melhoria nas métricas de marketing e vendas;
- Tomada de decisões baseadas em dados;
- Melhor aproveitamento das oportunidades de mercado.
Leia também | Geolocalização: o poder da segmentação nas estratégias dos negócios locais
Como a Credits pode potencializar o seu negócio local?
A Credits oferece um portfólio completo e um ecossistema robusto para apoiar seu negócio em diversas frentes. Com nossa tecnologia de ponta e expertise, ajudamos a potencializar suas estratégias de geomarketing, por meio das seguintes ações:
- Identificação precisa da localização do seu público-alvo;
- Personalização de campanhas, comunicação e ações pré-montadas;
- Descoberta de novos territórios e áreas com alta demanda para o seu negócio;
- Desenvolvimento de estratégias baseadas em dados confiáveis e atualizados.
Com a nossa solução ao seu lado, você transforma dados em decisões mais inteligentes, aumentando a eficiência do seu negócio no mercado local. Para saber mais sobre como o geomarketing pode melhorar seu negócio local, fale com nossos especialistas.