Para empresários e empreendedores, saber identificar e aproveitar as oportunidades de negócios é importante para o crescimento contínuo da empresa.
No entanto, não saber identificar qual oportunidade é realmente boa pode colocar o seu negócio em risco. Isso porque as oportunidades surgem o tempo inteiro, e nem toda oportunidade é, de fato, vantajosa. E não saber separá-las é desvantajoso. Assim, entender qual sinal é mais favorável é um fator determinante.
De modo que, a falta de identificação e avalição criteriosa pode tornar mais árduo o processo de implementação de estratégias e comprometer o crescimento a longo prazo do seu negócio. Logo, realizar uma boa análise de riscos é indispensável para afirmar o sucesso do seu empreendimento.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para ajudá-lo a identificar oportunidades de forma eficiente e robusta. Aqui, neste post, você vai entender como avaliar as melhores oportunidades de crescimento para a sua empresa. Boa leitura!
Afinal, o que é uma oportunidade de negócio?
O cenário que abarca o empreendedorismo é um tanto amplo quanto dinâmico, pois há uma linha de raciocínio entre o processo de:
- Descoberta;
- Avaliação;
- Exploração da oportunidade.
Por isso, em poucas palavras, uma oportunidade de negócio é uma ocasião em que as condições aparentam ser favoráveis, ora para expandir o horizonte de um negócio já existente ou investir em um novo empreendimento.
Uma boa exemplificação de uma oportunidade de negócio é a abertura de uma nova franquia em um novo bairro, cidade ou estado que o mercado é considerado promissor. Ou seja, uma oportunidade de negócio pode ser estabelecida por permitir que o negócio atenda a necessidade do mercado.
Isso porque ela pode surgir de diversas formas, como:
- Por meio de inovações tecnológicas;
- Mudança no comportamento do consumidor;
- Brechas deixadas pelos concorrentes;
- Investimento em um novo produto ou serviço.
No entanto, é importante ressaltar que nem todas as oportunidades são significa garantia de sucesso. De modo que, existem fatores como condições econômicas, o público-alvo e a concorrência no mercado, que podem afetar diretamente o seu empreendimento.
Aliás, existe diferença entre ideias e oportunidades de negócios?
Primeiramente, a ideia é fundamental para a transformação bem-sucedida de um negócio. E hoje em dia, com o avanço tecnológico, novas oportunidades tem surgido a todo instante. Um exemplo são os aplicativos voltados a entrega de alimentos, proporcionando que um negócio atinja mais clientes em determinado espaço.
Por isso, é importante entender as suas necessidades ou adaptar às mudanças no mercado, sendo crucial lembrar que estão sujeitos a riscos e incertezas. O seu êxito será a combinação da visão, planejamento estratégico e ação bem executada.
Quais os cuidados necessários na hora de avaliar?
A análise de mercado é um fator determinante na hora de avaliar as novas oportunidades de negócio, pois é importante conhecer o mercado no qual atua.
Em conjunto da análise detalhada dos custos envolvidos e de uma projeção de vendas realista, como a margem de lucro do negócio, as ações de marketing e as metas de vendas definidas. Tendo em mente que o mercado é dinâmico e que muitas coisas podem mudar rapidamente, e estar ciente que é necessário adaptar o seu negócio a elas perante as novas oportunidades que surgirem.
Como identificar boas oportunidades de negócios?
Segundo o Ministério da Economia, as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPEs), representam cerca de 99% dos negócios nacionais. E conforme os dados do Sebrae a participação desse grupo na economia nacional é imensa, representando 30% do PIB brasileiro. São cerca de 3,2 mil novas empresas a cada dia.
Decerto, o empreendedorismo envolve o processo de reconhecer uma oportunidade, seguida pelo desenvolvimento dela e a sua viabilização. Seja na escala do desenvolvimento de um novo produto ou serviço aos seus clientes, recursos humanos ou desenho organizacional.
Dessa forma, veja abaixo, o que consideramos fundamental para que você consiga identificar e avaliar, de forma precisa, as oportunidades de negócio:
1. Identificar as principais tendências de mercado
O mercado não fica parado no tempo. Ele acompanha as principais mudanças sociais e de consumo em grande escala, especialmente, as que são provocadas por inovações tecnológicas. Isso porque, com o mercado se movendo em transição, há o surgimento de novos grupos de consumidores.
Uma nova oportunidade de negócio inexplorada pode aparecer de repente. Por isso, certifique-se se essas tendências são suscetíveis e sustentáveis tanto na sua durabilidade, a longo prazo, quanto ao perfil do seu negócio. Sempre levando em consideração quanto de capital poderá ser investido e se o produto ou serviço precisa apresentar durabilidade.
2. Esteja atento à concorrência
Os concorrentes também podem sinalizar oportunidades de mercado. Através de ações de marketing direcionado ou pela mudança de comportamento, assim, mostrando oportunidades não observadas a fundo. Por essa razão, acompanhar os passos da concorrência, contribui no entendimento do posicionamento deles no mercado, análise dos produtos ou serviços e marketing.
3. O cliente no centro das ações
Definir o perfil do seu cliente, permite mensurar o tamanho do seu público-alvo, para melhor direcionamento da personalização do produto, campanhas e a experiência do cliente. Isso vai possibilitar entender melhor as dores do mercado e identificar boas oportunidades de negócio.
4. Considere a viabilidade das oportunidades de negócios
No processo de análise da oportunidade de negócio, é fundamental determinar se ela atenderá à demanda dos clientes por um período estabelecido, a curto, médio ou longo prazo.
Além do mais, se o investimento for oportunidade tecnológicas ou mudanças mais drásticas, é necessário que tenha o momento de adaptação e melhorias no serviço ou produto ao longo do tempo.
5. Avalie atentamente os riscos
O último item da nossa lista, mas não o menos importante, é indispensável avaliar os riscos envolvidos na oportunidade de negócio. É importante ter na ponta do lápis se os riscos são compatíveis com o tamanho do negócio e se valem apena assumi-los.
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Dicas especial: esteja atento às tendências tecnológicas
As mudanças e inovações tecnológicas também podem criar boas oportunidades de negócios, ao considerar a aplicação, as necessidades do mercado e o seu contexto.
As soluções da Credits são um exemplo. Elas apoiam todo o ciclo de vendas, desde o onboarding com a validação de identidade e documentos, ao ciclo crédito e cobrança, para a segmentação e automação, até a gestão da sua carteira.
Tudo isso baseado em expertise, tecnologias de ponta e inteligência artificial, garantindo que o seu negócio realize vendas mais certeiras e seguras.
Com essas dicas anotadas, agora você pode identificar oportunidades de negócios promissoras. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como a Credits pode ajudá-lo nessa jornada.
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