Social Selling: poder de transformação das redes sociais em canais de vendas lucrativos

por: Karoline

As redes sociais estão cada vez mais presentes no contexto social. Uma, duas ou mais pessoas, em qualquer lugar do país e até mesmo do mundo, têm acesso a produtos ou serviços que estão sendo oferecidos por um negócio. Com toda a modernização nos meios de comunicação e acesso à informação, houve mudanças no processo de vendas e no marketing do comércio. É nesse processo de reinvenção dos papéis de vendas que o social selling surge.

Dessa forma, os pilares do social selling têm ganhado cada vez mais força, com o uso das redes sociais para encontrar clientes, criar conexão com eles, compreendê-los e nutri-los na jornada de compra. A interação nas redes tem influenciado cada vez mais nas decisões de compra da população. Segundo a pesquisa realizada pela Adyen, 65% dos brasileiros utilizam as redes sociais para fazer compras. Por isso, é importante compreender como funciona essa abordagem para a geração de leads no contexto atual, em que o cenário de vendas tradicionais tem se transformado com a digitalização dos meios e pela mudança de comportamento dos clientes.

Acompanhe o conteúdo e entenda como o social selling é o método que auxilia nas vendas atualmente.

Afinal, o que é social selling?

Em tradução livre para o português, social selling significa “venda social”. Nessa abordagem, a venda tradicional passa por uma mudança, na qual as redes sociais se tornam a plataforma principal para a prospecção de clientes. Dessa forma, trata-se de uma forma moderna construir relacionamentos comerciais por meio de redes como Facebook, Instagram, X (antigo Twitter) e LinkedIn.

Segundo uma pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil, 67% das empresas vendem principalmente pelo Whatsapp, com 41% deles investindo em divulgação para vendas em canais pagos nas redes sociais.

O principal objetivo do social selling é utilizar essas plataformas para estabelecer a presença digital do negócio, por meio da interação com os prospects, criar relacionamentos que resultem em conversões de vendas. Assim, o foco não está apenas vendas, mas também no engajamento da marca.

Como usar social selling no seu negócio?

A base principal de qualquer negócio é o relacionamento, construído baseado em confiança. O social selling facilita esse processo ao oferecer diversas oportunidades para criar conexões com o público-alvo. As redes sociais, com suas ferramentas personalizáveis, permitem uma aproximação mais sutil e alinhada a clientes que possuem aderência ao perfil da marca. No entanto, antes de implementar o social selling é importante observar alguns pontos:

– Defina quem é o seu cliente;

–  Identifique os canais em que o seu cliente está presente;

– Construir uma marca profissional, compartilhando conteúdos relevantes.

Quais as melhores práticas para estratégias de social selling?

As estratégias do social selling são baseadas em pilares que orientam a criação de conteúdo de qualidade e humanização da marca. Abaixo, confira as melhores práticas para aplicação de social selling.

Conheça o seu público

Conhecer bem o seu público-alvo possibilita descobrir quais as redes sociais que o seu negócio deve focar como estratégia. Afinal, nem todos os públicos utilizam os mesmos canais. Para clientes B2B, por exemplo, o ideal é apostar em conteúdos e interação no LinkedIn, uma plataforma voltada para as relações profissionais. Além disso, é importante segmentar os perfis de clientes e entender suas necessidades específicas.

Produza conteúdo relevante

O social selling vai além muito além das vendas. Antes disso, é preciso atrair o cliente, seja ele B2B ou B2C, com a produção de conteúdos materiais ricos e variados, em diferentes formatos, além de estimular interações através de outros meios. O objetivo é agregar valor à jornada do cliente.

Estimule o engajamento do cliente

O avanço na jornada de compras depende do engajamento contínuo do cliente. O social selling não se trata de resultados imediatos, mas sim do amadurecimento das relações ao longo do tempo. Dessa forma, focar em nutrir as relações por meio de interações regulares, assim, oferecendo soluções que atendam às necessidades dos clientes.

Quais os benefícios do social selling?

O social selling traz diversos benefícios, desde o aumento da visibilidade da marca até a geração de leads qualificados. Ao interagir nas redes sociais, é possível expandir o alcance e se conectar com um público-alvo mais diversificado, ampliando, assim, a exposição da marca.

Além disso, essas estratégias permitem construir relacionamentos fidedignos com os clientes, facilitando a criação de uma lista de prospects qualificados e engajados. Embora apenas 29% dos varejistas ofereçam social commerce, as mídias digitais têm ganhado cada vez mais espaço com as gerações mais novas, que demonstram maior confiança nos meios digitais. Outros benefícios do social selling incluem:

– Construção da confiança;

– Recompensas a longo prazo;

– Informações sobre a sua base de clientes.

Como o social selling impacta nas vendas?

O social selling tem gerado impacto nas vendas ao transformar a forma como o negócio interage com seus potenciais clientes. Aproximadamente 84% dos varejistas que implementaram o social commerce relataram crescimento nas receitas. As redes sociais criam a conexão entre empresas e consumidores, ao direcioná-los em suas jornadas de compra. A Credits possui soluções que facilitam a segmentação dos seus clientes, e também criando campanhas personalizadas no Facebook e Instagram, aumentando a conversão em mais de 25%, assim, melhorando o alcance de novos clientes.

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