Setor de atacado e varejo: as principais fraudes e estratégias de prevenção

por: credits

A era digital transformou profundamente o cenário do mercado com a integração da tecnologia nos setores de atacado e varejo. A digitalização tem apresentado uma situação de dualidade: oferece novas oportunidades e benefícios, mas também apresenta desafios e riscos. Enquanto os benefícios contribuem para melhorias e prevenções na sociedade, os riscos incluem ataques e casos de fraudes.

De acordo com o estudo encomendado pela Mastercard ao Instituto Datafolha, 64% das empresas brasileiras são alvo de fraudes e ataques digitais com alta ou média frequência. Esses incidentes têm gerado preocupação no setor varejista e atacadista, especialmente em relação às perdas ocasionadas por fraudes. Assim, para manter a estabilidade dos negócios, é essencial estar preparado para enfrentar qualquer tipo de situação adversa.

Continue a leitura para conhecer as principais fraudes que afetam o setor atacadista e varejista.

Os principais casos fraudulentos

A pesquisa realizada pela Adyen em parceria com o Centro de Pesquisa Econômicas e de Negócios (Cebr) revelou que, no cenário global, o setor varejista perdeu em média 2,9 milhões de dólares por empresa em 2023 devido a ataques e fraudes. No Brasil, o impacto de ações fraudulentas resultou em um prejuízo médio de R$ 8,5 milhões por empresa no ano passado. Só no setor de moda, o prejuízo médio foi de R$ 9 milhões.

As tentativas de fraude no atacado e varejo podem ocorrer no meio físico, mas com a digitalização crescente dos serviços e processos, esses casos têm migrado cada vez mais para o meio digital. Com isso, os principais tipos de fraudes são:

Phishing: esse método é utilizado por fraudadores para coletar informações pessoais e bancárias através dos meios de comunicações fraudulentas que parecem vir de fontes confiáveis;

Abertura de contas e emissões de cartões: os fraudadores utilizam dados roubados para abrir contas e emitir cartões para a realização de transações financeiras fraudulentas;

Triangulação: envolve a criação de sites falsos que oferecem produtos populares a preço abaixo da média, com o propósito de coletar dados pessoais;

Clonagem de dados pessoais: os fraudadores usam cópias de informações pessoais de indivíduos para criar identidades falsas.

Impactos negativos no setor varejista e atacadista

O impacto negativo das fraudes repercutem bastante no setor varejista e atacadista, pois resulta em consequências que afetam a estabilidade e o crescimento dos negócios. Os efeitos adversos das fraudes podem ser profundos, comprometendo não apenas as finanças, mas também as operações diárias e da imagem da empresa no mercado. Os principais impactos negativos para o setor incluem:

– Perdas financeiras;

– Impacto nas operações;

– Comprometimento de dados sensíveis;

– Perda de propriedade intelectual;

– Efeito negativo na relação entre empresa e cliente.

Os efeitos adversos de ataques e fraudes nos setores também afetam as relações comerciais, como a desvalorização do negócio e investimentos, resultando em perdas.

Ações de prevenção de fraudes no atacado e varejo

Para proteger os ativos e preservar a integridade do negócio, é necessário implantar estratégias de prevenção de fraudes. Essas medidas ajudam a resguardar a saúde financeira, as operações e a imagem da empresa. O treinamento de colaboradores sobre o reconhecimento de possíveis ameaças é uma das formas de capacitação e aprimoramento na prevenção de fraudes. Outras ações que podem fortalecer a segurança do seu negócio incluem:

Estar em conformidade com a Lei LGPD

Garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma das estratégias fundamentais para a proteger os clientes e evitar complicações com vazamento de dados. Essa lei regula o tratamento de dados pessoais e armazenamento, estabelecendo diretrizes claras para a coleta e tendo como objetivo proteger os direitos de liberdade e privacidade de cada individuo

Política interna

Estabelecer políticas de segurança claras para proteger dados, informações confidenciais e transações é essencial. Além disso, outra política importante a ser definida para o mercado atacadista e varejista é a política de crédito. Isso porque ela estabelece critérios e parâmetros que contribuem tanto na verificação de dados, quanto na redução da inadimplência.

Leia também – Documentoscopia: uma aliada na prevenção de fraude

Investimento em tecnologia

Investir em soluções tecnológicas de prevenção à fraude é uma estratégia fundamental para garantir a estabilidade do seu negócio. Hoje em dia, há tecnologias de inteligência artificial e softwares que garantem a identificação e neutralização de programas maliciosos. Assim, procurar medidas que contribuam na segurança e auxiliam na redução de riscos associados às atividades fraudulentas.

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