Prova de vida: como usar na prevenção de fraude?

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A prova de vida já faz parte de processos bem comuns do nosso cotidiano, como uso de serviços bancários digitais, benefícios do governo ou outros processos que necessitem da comprovação de que uma determinada pessoa está mesmo viva.

Logo, em combinação com soluções de validação de identidade, a prova de vida é uma medida de verificação e de segurança. Por esse motivo, as empresas que utilizam esse método conseguem combater a ação de criminosos, que usam a identidade de pessoas que não estão vivas para aplicar diversos golpes.

Sendo assim, é muito importante que o seu negócio conte com esse tipo de procedimento para prevenir a imagem da empresa, evitar prejuízos financeiros e problemas com os seus clientes.

E para ajudar você a entender melhor esse assunto, reunimos nesse conteúdo as principais informações sobre o tema. Continue a leitura para conferir!


Prova de vida: o que é?


A prova de vida é uma tecnologia de reconhecimento facial usada para comprovar que uma pessoa está viva e que ela é quem realmente diz ser.

Portanto, desde a sua criação, a prova de vida começou a ser usada para diferentes processos. Isso porque ela pode ser utilizada desde o onboarding de empresas até a validação de dados que envolvem transações financeiras. Por exemplo, permissão de acesso para serviços do INSS.


Como a prova de vida funciona na prevenção de fraudes?


De maneira simples, a prova de vida é feita através de ferramentas de biometria facial. Assim, a tecnologia faz a captura da imagem do usuário e a codifica em uma sequência de números. Após esse processo, é possível analisar caraterísticas, como traços e comportamentos, para validar as informações de pessoas já cadastradas.

Além disso, a prova de vida é classificada como ativa e passiva:

– No modo ativo, a pessoa fica diante de uma câmera e realiza alguns movimentos específicos, como sorrir;

– Já no modo passivo, o usuário só precisa ficar na frente de uma câmera, sem precisar se movimentar.


De que maneira a tecnologia ajuda a prevenir fraudes?


Investir em soluções para prevenção à fraude é essencial atualmente, já que os criminosos acompanham as evoluções tecnológicas e, dessa forma, se adaptam com facilidade para aplicar mais golpes.

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, em parceria com o Sebrae, mostra que 22% dos entrevistados sofreram alguma fraude em instituições financeiras nos últimos 12 meses, o que representa aproximadamente 8,4 milhões de consumidores.

Então, para que a sua empresa esteja segura e proporcione segurança aos clientes, é fundamental contar com um conjunto de soluções para reforçar a segurança do processo de validação de identidade e prova de vida.

Um bom exemplo é o uso do Reconhecimento Facial, que utiliza Inteligência Artificial para avaliar e reconhecer os padrões geométricos e algorítmicos no rosto de um usuário.

Bem como a impressão digital ou de retina, a Biometria Facial se fundamenta na leitura das particularidades do rosto de um usuário para confirmar uma identidade. Além disso, há também o Face Macth, que faz a comparação de fotos enviadas por uma pessoa com as imagens capturadas por uma câmera. Dessa forma, a tecnologia baseada em IA e Machine Learning faz a comparação de todos os pontos e aspectos das imagens.


Onde encontrar uma solução que utilize a prova de vida?


A Acertpix é a ID Tech número 1 em segurança. Ela conta com a experiência de décadas em prevenção à fraude somado ao mais robusto sistema de IA.

Então, se a sua empresa precisa de análises de documentos mais ágeis, precisas e seguras, a Acertpix é a escolha certa. Isso porque, dentre as etapas de verificação, estão:

Documentoscopia: análise pericial de um documento, através de mais de 3000 regras mapeadas;

Reconhecimento Facial: validação efetiva e segura através de comparações entre duas faces (face match, exemplo: foto do documento com selfie);

Prova de Vida: é verificado ao vivo que a pessoa é quem diz ser, com base na tecnologia integrada ao app do cliente.​

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