Projeções de vendas do comércio para o Dia dos Namorados

por: Karol

O Dia das Mães já passou e impulsionou o varejo em todo o Brasil. Agora, as expectativas se voltam para os românticos com a chegado do Dia dos Namorados. Assim, segundo a pesquisa da Globo, essa é a quarta data mais importante, ficando atrás apenas do Dia das Mães, do Natal e do Dia dos Pais. No Brasil, a celebração tem um contexto bastante particular em comparação com o restante do mundo.

Desse modo, comemorado no dia 12 de junho, O Dia dos Namorados brasileiro não tem uma origem amplamente religiosa e direta, mas sim publicitária. Em 1949, o publicitário João Doria sugeriu a criação a celebração a pedido de uma loja que buscava impulsionar as vendas em um mês tradicionalmente fraco para o comércio. Ainda assim, a escolha do dia 12 se deu por ser véspera de dia de Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”.

De acordo com a pesquisa da CNDL/SPC Brasil, a estimativa é de que o Dia dos Namorados gere cerca de R$ 22 bilhões em vendas no comércio nacional, havendo uma queda considerável em comparação a 2024.

Continue a leitura para conferir as principais projeções e tendências para esta data.

Boa leitura!

Expectativa de movimentação para o Dia dos Namorados

A expectativa para o Dia dos Namorados é que cerca de 93 milhões de consumidores em todo o Brasil vão às compras. Este dado vem de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas. Assim, segundo o levantamento, 57% dos consumidores entrevistados pretendem presentear alguém nesta data.

Apesar da expectativa, a estimativa para este ano apresenta uma queda de 2,9 milhões de consumidores em comparação ao ano anterior.

Setores mais procurados

Os presentes mais visados pelos consumidores estão distribuindo da seguinte forma:

  • Roupas (38%);
  • Perfumes, cosméticos e maquiagem (34%);
  • Calçados (20%);
  • Jantar (20%);
  • Bombons e chocolates (18%).

Para escolher o local de compra, 57% pretendem fazer compras em lojas físicas, dando mais atenção ao shopping center (21%), shopping popular (16%), lojas de departamento (7%) e lojas de rua (6%). Enquanto, 36% dos consumidores planejam comprar pela internet, considerando principalmente os seguintes fatores:

  • Qualidade (28%);
  • Perfil do presenteado (19%);
  • Desejo do presenteado (15%);
  • Preço do presente (11%).

Valor do ticket médio

Ao mesmo tempo que o ocorreu uma queda no número de compradores em relação ao não passado, o Dia dos Namorados continua sendo uma data que movimenta o varejo. O valor médio esperado para o ticket médio de compra é de R$ 238.

Dessa forma, a maioria dos consumidores (61%) pretende adquirir apenas um item, enquanto 27% planejam investir em dois presentes. Com isso, a data deve gerar uma movimentação econômica estimada em R$ 22,14 bilhões.

Formas de pagamentos utilizados

Para desembolsar o valor médio de R$ 238, os consumidores pretendem utilizar as seguintes formas de pagamento:

  • Pagamento à vista (69%);
  • PIX (34%);
  • Pagamento a prazo (28%);
  • Parcelamento no cartão de crédito (22%).

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O preço é um ponto considerado na compra do presente

A pesquisa também revelou as intenções de gastos dos consumidores:

  • 38% pretendem gastar o mesmo valor que em 2024;
  • 33% têm a intenção de gastar mais;
  • 16% pretendem gastar menos.

Desse modo, entre os 62% que desejam gastar mais, a maioria busca um presente de melhor qualidade, enquanto 35% afirmam que os produtos estão mais caros. Já para o que pretendem gastar menos, os motivos principais são economizar (54%), orçamento apertado (32%) e a necessidade de quitar dívidas em atraso (25%).

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Fonte: CNDL/SPC Brasil

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