Comemorado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas mais relevantes do calendário varejista brasileiro. Assim, em 2025, a expectativa é de que milhões de consumidores se mobilizem para homenagear aqueles que representam presença, apoio e exemplo em suas vidas. Por isso, é nesse momento que começam a procura de presentes para o Dia dos Pais 2025.
De acordo com pesquisa realizada pela CNDL/SPC Brasil, cerca de 106,3 milhões de brasileiros devem ir às compras na data comemorativa. Ainda segundo os entrevistados, 31% pretendem gastar mais que em 2024, 39% o mesmo valor e 18% querem gastar menos.
Neste cenário, lojistas, varejistas e empresas que atuam no setor de consumo têm a oportunidade de se antecipar e se preparar com campanhas que ofereçam soluções práticas, criativas e alinhadas aos perfis de consumo atuais.
O que considerar na escolha do presente para o Dia dos Pais 2025?
Presentear no Dia dos Pais vai além do valor material. Muitos consumidores buscam itens que reflitam a personalidade, o estilo de vida e os hobbies dos pais. Se bem que o cuidado na escolha demonstra atenção e carinho.
Além disso, a utilidade e a durabilidade do presente também ganham destaque, produtos que tenham propósito e que façam parte do dia a dia têm grande apelo, como:
- Kits personalizados;
- Atividades em família como almoço e jantares;
- Itens com algum valor simbólico.
No entanto, para o varejo, entender esses critérios de escolha do consumidor é fundamental. Assim, quanto mais alinhado às expectativas emocionais e práticas do consumidor forem as ofertas, maior a chance gerar conversão por meio da conexão.
Perfis de pais e principais ideias de presentes
Segundo a Globo Gente, é possível classificar os pais em diferentes perfis com base em seus hábitos, preferências e estilo de vida. Apresentamos sugestões alinhadas a cada perfil:
- Pai conectado: sempre antenado com tecnologia e novidades digitais. Ideias: acessórios tecnológicos, leitores digitais ou suportes funcionais para smartphone;
- Pai vaidoso: atento à aparência e aos cuidados pessoais. Sugestões: perfumes, kits de autocuidado ou acessórios de vestuário;
- Pai workaholic: rotina intensa de trabalho e busca por produtividade. Opções: mochilas executivas, papelaria funcional e gadgets que otimizem o dia a dia;
- Pai esportista: adepto de estilo de vida ativo. Itens ideais: acessórios para treino, vestuário esportivo e garrafas térmicas de qualidade;
- Pai clássico: prefere o tradicional e atemporal. Boas escolhas: carteiras de couro, camisas sociais e livros variados;
- Pai descolado: aberto a novidades e design diferenciado. Presentes como utensílios gourmet, artigos personalizados e itens com visual marcante.
Qual a importância de se antecipar?
Além da escolha do presente, o momento de compra também faz diferença. Antecipar-se evita filas, rupturas de estoque e oferece mais opções. Para as empresas, pois isso significa planejamento logístico, ações segmentadas e canais de venda mais eficientes.
Desse modo, antecipar campanhas permite também uma comunicação mais estratégica, com tempo hábil para testar mensagens, ajustar ofertas e escalar o que funciona.
Já do lado do consumidor, comprar com calma não só reduz o estresse, mas permite pesquisar melhor e aumenta as chances de uma escolha que atenda às suas necessidades.
A experiência de compra é parte do presente
Atendimento facilitado, site responsivo e entregas ágeis elevam a percepção de valor. Complementar com cartões ou embalagens personalizadas agrega emoção e reforça a marca.
Isso porque mais do que o produto em si, toda a jornada de compra pode encantar o consumidor. Seja no ambiente físico ou digital, elaborar uma experiência fluida, agradável e personalizada é o que transforma uma simples transação em um momento memorável. Tanto para quem compra quanto para quem recebe.
Leia também | Adaptando as vendas digitais às mudanças de comportamento no consumo
Qual o papel do varejo no Dia dos Pais?
O Dia dos Pais é mais do que uma oportunidade comercial: é um momento para fortalecer vínculos afetivos. Para o varejo, exige planejamento, sensibilidade e estratégia orientada ao cliente.
Ao combinar variedade, personalização e excelência na experiência de compra, empresas se posicionam como parceiras do consumidor na missão de tornar essa data especial e memorável.
Gostou do post? Aqui, no nosso blog, lançamos conteúdos toda semana para que você fique por dentro dos assuntos mais importantes do mercado. Você também pode conferir em nossas redes sociais, Instagram e LinkedIn, dicas e insights.