A 35ª edição do Febraban Tech 2025, aconteceu entre os dias 10 e 12, em São Paulo, reunindo temas como inovação, tecnologia, cibersegurança e sustentabilidade. No entanto, o grande destaque desta edição foi a inteligência artificial generativa (IAGen).
Em 2024, o evento havia registrado cerca de 55 mil visitas. Neste ano, como resultado, esse número subiu para 58 mil, consolidando o Febraban Tech como um dos maiores eventos de tecnologia e finanças da América Latina. Realizado no Transamérica Expo Center, o congresso contou com mais de 500 palestrantes distribuídos em cerca de 219 painéis e workshops.
Em vista disso, com o tema central “A Aceleração do Setor Financeiro na Era da Inteligência”, desse modo, o evento reuniu lideranças e figuras influentes dos setores financeiros e tecnológicos, que debateram como a IA generativa é uma realidade que está redefinindo o jogo no mercado atual.
Continue a sua leitura e confira alguns painéis de destaques desta edição.
Abertura do Febraban Tech 2025
A princípio foi o Presidente do FEBRABAN, Isaac Sidney, que iniciou o evento com palavras de agradecimento pela presença de todos. Em seguida, anunciou a participação do Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, responsável por apresentar os principais eixos estruturantes da agenda evolutiva da instituição.
Assim, entre os destaques da apresentação de Galípolo, estiveram:
- Comunicação como estratégia: o Banco Central vê a comunicação como um instrumento essencial não apenas para a política monetária, mas também para a educação financeira da população. O objetivo é estabelecer um diálogo claro e acessível com todos os públicos;
- Evolução do Pix: foram apresentadas inovações em desenvolvimento para o sistema de pagamentos instantâneos, como o Pix Automático, Pix por Aproximação, Pix Parcelado e Pix Garantido, e iniciativas que devem ampliar ainda mais o uso do Pix no dia a dia da população e das empresas;
- Financiamento Imobiliário: diante da queda estrutural nos valores dos imóveis, o Banco Central vem dialogando com a Caixa Econômica Federal para encontrar alternativas que sustentem e estimulem o crédito habitacional no país.
Biometria: autenticação aplicada em tempo real
Um dos cases apresentado no Palco Case foi o uso da biometria facial no Febraban Tech 2025, aplicada no momento da entrada do evento. Posto que, para ativar esse processo, era necessário o consentimento prévio do participante, que recebia um e-mail com todas as informações necessárias para autorizar o uso da tecnologia. Assim, após a autorização, o acesso ao evento era realizado por meio da validação facial.
A imagem dos participantes era armazenada nos servidores do Serpro, enquanto o Febraban mantinha apenas os códigos criptografados, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Dessa forma, cerca de 14 mil participantes foram habilitados para esse sistema, e aproximadamente 3 mil utilizaram o recurso no primeiro dia do evento.
Transformação do crédito com IA
No workshop Sala B, discutiu-se a transformação das cessões de crédito impulsionada pelas novas tecnologias. O painel destacou o potencial de liquidez e modernização desse mercado. Assim, evidenciando como o uso de inteligência artificial tem trazido mais personalização, transparência e agilidade nas operações de crédito.
De todo o modo, segundo dados apresentados pela EY durante o debate, o Brasil possui cerca de R$ 115 bilhões em ativos que poderiam ser utilizados em cessões de crédito. No entanto, apenas 10% desse volume é atualmente negociado. Entre os principais desafios identificados estão:
- A qualidade e organização das informações;
- A capacidade em compreender o contexto de cada operação;
- A falta de agilidade para obter os dados certos no momento certo.
A era da hiperpersonalização nas empresas
Na edição anterior do evento, a hiperpersonalização já havia sido um tema recorrente, e neste ano não foi diferente. O painel “Bancos sob medida: a era da hiperpersonalização”, realizada no auditório Febraban Azul, abordou como os bancos estão utilizando a inteligência artificial (IAGen) para criar experiências mais personalizadas e eficientes, com foco em escala e uso estratégico de dados.
Outro painel dedicado ao tema, “A era da hiperpersonalização em escala”, apresentou dados relevantes, como o fato de que 71% dos clientes esperam interações cada vez mais personalizadas, por parte das empresas. Além disso, 76% dos consumidores afirmam estar mais propensos a retornar a empresas que oferecem experiências personalizadas.
A cibersegurança robusta na era da IA
A cibersegurança foi um dos temas centrais em diversos painéis do evento. Em debates como “IA na linha de frente: a nova era da cibersegurança inteligente”, no workshop Sala A, foram discutidos os impactos positivos da IA, como a identificação mais ágil de riscos, automação do monitoramento de vulnerabilidade e maior escalabilidade na proteção de sistemas.
Por outro lado, em contrapartida, também foram levantados os desafios trazidos por essa nova era, como a sofisticação crescente dos ataques cibernéticos, a qualidade e privacidade dos dados e a necessidade de mais recursos.
No palco principal, um painel com foco no setor bancário apresentou estratégias sobre como as instituições estão se adaptando à evolução da IA para prevenir ataques e reforçar a segurança digital.
O painel, “Cibersegurança resiliente na era da IA” reuniu especialistas do setor para debater o impacto da IA nos sistemas de segurança e os novos desafios regulatórios. Embora a IA represente avanços, ela também gera preocupações relacionadas à segurança e o uso ético. Assim, principalmente diante da imaturidade regulatória de algumas empresas, que ainda enfrentam dificuldades para se adequar a normativas como a LGPD.
O impacto da IA no Brasil
Comandado pelo Presidente do Google Brasil, esse painel teve início com uma breve apresentação sobre a atuação da empresa no país. Desse modo, com destaque para suas operações em Belo Horizonte.
Assim, o painel destacou que a democratização do acesso à tecnologia no Brasil se deu por meio de cinco pilares fundamentais:
- O acesso à informação, que permitiu maior cidadania e o empoderamento no mundo customizado;
- A mídia digital, que ampliou o acesso e a criação de conteúdos;
- O empreendedorismo digital, com destaque para a atuação de empreendedores em escala global;
- Integração financeira, com acesso facilitado e inclusivo ao sistema financeiro
- Inteligência artificial, que permite empresas e empreendedores evoluírem de forma eficiente.
Além disso, o presidente destacou o papel do Brasil como um dos países mais receptivos à IA. Segundo ele, o brasileiro é o segundo usuário mais engajado e adaptado ao uso da tecnologia no mundo. Um reflexo de um movimento contínuo de aprendizado e adoção.
Ademais, foram apresentados dados que demonstram uma adoção otimista da IA, especialmente por consumidores e pequenas e médias empresas (PMEs).
Leia também | Como a inteligência artificial tem impactado na evolução do crédito
A Credits no Febraban Tech 2025 com inovação que entrega valor
Desse modo, encerrando nossa cobertura do Febraban Tech 2025, destacamos a presença da Credits, que marcou o evento com um stand de grande destaque. Assim, apresentamos o nosso portifólio de sem automação inteligente e prevenção a fraudes, com ênfase especial no agente de IA antifraude.
A nossa participação no evento reforça o nosso compromisso os clientes, oferecendo tecnologias que protege, incluem e transformam, sempre com foco em inovação que gera valor real.
Para mais informações sobre as nossas soluções, entre em contato com nossos especialistas