A negativação de clientes é uma prática que a sua empresa costuma adotar?
Iniciamos este conteúdo com essa pergunta fundamental, porque se ainda não faz uso dessa estratégia, é importante considerar a sua implementação o mais rápido possível. Isso porque a negativação de clientes se revela uma ferramenta extremamente vantajosa para o seu negócio, contribuindo de maneira significativa em diversas áreas.
Com frequência, a negativação é empregada como último recurso quando o departamento de cobranças não obteve êxito e se torna necessária uma ação mais enérgica para recuperar as dívidas pendentes.
No entanto, é essencial compreender o verdadeiro valor da negativação de nomes para a sua empresa e como ela pode trazer benefícios reais para o seu empreendimento. Além disso, é crucial entender a verdadeira relação entre a negativação e o conceito de crédito.
Mas você sabe por que é importante negativar os clientes? Qual é a relação entre a negativação e o crédito? Vamos esclarecer tudo isso nesse conteúdo. Confira!
O que é a negativação de clientes?
A negativação de clientes é um procedimento de cobrança de dívidas permitido apenas para empresas. Assim, quando uma empresa decide usar essa ferramenta, o nome do devedor é registrado em um órgão de proteção ao crédito, como o SPC Brasil, o que impede que a pessoa inadimplente obtenha novos financiamentos ou empréstimos até que a dívida seja paga.
Após a solicitação da empresa para incluir o nome na lista de negativados, o órgão de proteção ao crédito envia uma notificação ao consumidor, informando a sua situação. A partir dessa notificação, o cliente tem um prazo para pagar a dívida pendente. Se o pagamento não for efetuado, ele fica inadimplente.
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Por que, para uma empresa, é importante negativar os clientes inadimplentes?
A negativação de clientes desempenha um papel crucial na recuperação de dívidas e na redução da inadimplência.
O processo em si estimula o cliente a quitar a sua dívida prontamente, uma vez que ele recebe uma notificação. Logo, essa notificação pode ser uma oportunidade valiosa para estabelecer um vínculo entre o cliente e a sua empresa. Afinal, você pode incluir os contatos da organização, mostrando ao cliente que você se preocupa com ele e que está disposto a ajudá-lo a pagar os seus débitos em aberto.
Além disso, essa é uma chance de compreender melhor o cliente devedor, oferecer condições especiais de pagamento e identificar possíveis falhas nos processos do seu negócio. Por exemplo, o cliente pode ter esquecido de pagar, e a sua empresa poderia tê-lo lembrado por meio de e-mails, mensagens ou outros meios de comunicação.
Dessa forma, negativar os clientes inadimplentes não é apenas importante para receber as dívidas pendentes. É essencial para manter a saúde do fluxo de caixa, a eficiência do setor de cobrança, fortalecer o relacionamento com os clientes, aproveitar as oportunidades, personalizar abordagens e, também, para o setor de crédito.
E qual a relação entre a negativação e o crédito?
Você deve estar se perguntando como a negativação de clientes está relacionada ao crédito, certo? Bem, a resposta é simples, e isso é especialmente importante para quem empreende.
A negativação, uma prática regular nas empresas, desempenha um papel fundamental ao impedir que outros empresários, varejistas, atacadistas e comerciantes concedam crédito a pessoas que não têm a capacidade ou a intenção de pagar. Isso beneficia não apenas a sua empresa, mas também aquelas que realizam o processo de análise de crédito para tomar decisões sobre a concessão de crédito a um cliente.
Quando alguém com histórico de não pagamento é listado como inadimplente, as empresas evitam fazer negócios com essa pessoa, reduzindo assim o risco de fraude.
Portanto, quando a sua empresa realiza uma consulta, através de uma solução confiável de análise de crédito, alguns dos dados disponíveis só estão ali devido ao processo de negativação realizado por outros empreendedores.
Assim, a negativação e o crédito estão intrinsecamente ligados à segurança, pois ambos desempenham um papel essencial na proteção de seu negócio, na saúde financeira da sua empresa.
Agora que você chegou ao fim dessa leitura, esperamos que esse conteúdo tenha destacado a importância da negativação de nomes e como ela pode ser altamente benéfica quando usada de maneira apropriada.
E se você estiver interesse em soluções para negativação de clientes, entre em contato com a gente! Nós, da Credits Brasil, podemos ajudar a sua empresa a recuperar mais em menos tempo, de forma automatizada.