Fraudes na Black Friday: a importância de identificar e prevenir

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Nós piscamos e a Black Friday já está batendo na nossa porta mais uma vez.

Essa é uma data bem tradicional do varejo americano, mas que também acabou conquistando os varejistas e consumidores brasileiros, tendo a sua ‘estreia’ em 28 de novembro de 2010 aqui, no Brasil.

Contudo, mesmo essa sendo uma data marcada pelo aumento das vendas, para os empreendedores, e por ações promocionais mais atraentes, para os consumidores, o número de fraudes nessa data vem crescendo consideravelmente.

Sendo assim, é muito importante estar atento a todos os processos que envolvem a sua empresa para tentar minimizar os riscos e prejuízos.

Por isso, continue a leitura desse post para entender melhor a importância da prevenção de fraudes, conhecer os golpes mais comuns desse evento e ainda saber como prevenir os principais.

Boa leitura!


A importância da prevenção à fraude na Black Friday


Desde o seu início, no Brasil, aconteceram registros de tentativas de fraudes, sendo elas por criação de sites falsos para roubo de informações financeiras dos usuários e descontos falsos nas lojas, relatados por clientes nas redes sociais.

Segundo uma matéria do InfoMoney, foram registradas 119.318 tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro, significando um aumento de 131,5% comparado com os dados de 2020. Além disso, ela ainda menciona que, em termos financeiros, esses números equivalem a R$125,8 milhões em fraudes evitadas.

Analisando esses dados, fica claro o quanto os consumidores estão sujeitos a caírem em algum tipo de fraude, e o quanto é importante as empresas criarem, e investirem, em maneiras de prevenir as ações dos golpistas o ano todo, não só dessa data.

Logo, é relevante ressaltar que empresas de todos os portes e segmentos estão expostas a riscos e que esse é um problema enfrentando pelo mundo todo. Problema esse que pode acabar manchando a boa imagem e reputação dos negócios e causar prejuízos financeiros significativos.


Indicação de leitura – Documentoscopia: essencial para a prevenção à fraude da sua empresa.


Mas o que fazer para identificar esses tipos de fraudes?


Na Black Friday, a maioria das fraudes são decorrentes da criação de sites falsos, para roubar dados pessoais e financeiros das pessoas, e falsas promoções/descontos.

Portanto, é necessário saber como evitar esse tipo de problema, e a sua empresa pode ajudar os seus clientes. Pois é, além de afirmar que os processos do seu negócio são seguros, você pode disponibilizar as seguintes dicas para eles:

– Conferir o link de ações promocionais, sejam eles recebidos por e-mail, WhatsApp;

– Verificação da URL de ações promocionais realizadas por banners na internet;

– Nas redes sociais, avaliar o perfil de quem compartilhou a promoção e confirmar se é o perfil oficial da loja ou marca;

– Desconfiar de preços que estão muito abaixo do mercado;

– Ignorar mensagens que sugerem a instalação de programas de computador ou aplicativos de celular que não sejam oficiais da loja/marca;

– Consultar a reputação das lojas em sites confiáveis, como o Consumidor.Gov ou o Reclame Aqui.

Contudo, um ponto importante é que, para confirmar que os processos da sua empresa são mesmo seguros, é preciso analisar uma série de fatores e, claro, estar atento a essas ações maliciosas. Isso porque, caso aconteça, será preciso estar preparado para agir rapidamente para proteger os seus clientes.

Mas vamos falar mais sobre isso no tópico abaixo.


Indicação de leitura – Salestech: entenda o que é e como se aplica.


Como prevenir fraudes na Black Friday?


Para estar preparado para essa data tão especial do ano, ainda mais especial para os varejistas, a sua empresa precisa realizar algumas ações para garantir bons resultados.

Sendo assim, confira a seguir algumas dicas que podem ser aplicadas na Black Friday e nas demais épocas do ano.


Conte com uma boa gestão de riscos


É difícil de acreditar, mas algumas empresas ainda consideram a gestão de riscos um custo desnecessário. Porém, ela é uma ferramenta fundamental para prever, antecipar e solucionar riscos de fraude em um negócio.

Então, para que ela funcione de verdade, é preciso compreender os pontos fracos dos processos e reconhecer aqueles que podem afetar o seu desenvolvimento. Afinal, isso vai permitir que a organização possa atuar de maneira mais segura e transparente em suas operações.


Realize auditorias constantes


Pois é, contar com auditorias constantes permite que a sua empresa realize a identificação e prevenção de fraudes e erros. Dessa forma, elas podem ser feitas tanto internamente quanto externamente.

As auditorias internas permitem a análise do funcionamento das operações e a realização das devidas conferências dos procedimentos e controles internos.

E as auditorias externas são contratadas de maneira independente, e atuam dentro da empresa para avaliar todos os fatores relacionados a parte contábil, fiscal e financeira do negócio.


Acompanhe, de perto, os processos do negócio


Acompanhar os processos, seja na Black Friday ou nos outros períodos, é uma medida essencial para que se possa ter uma proteção contra fraudes eficiente.

Assim, a empresa pode deixar de focar mais em relatórios e documentos que envolvam todos os processos operacionais. Ou seja, o negócio passa a realizar mais monitoramentos para registrar e indicar ações que sejam importantes para a empresa.

Além disso, será necessário a criação de políticas de prevenção à fraude claras, com critérios bem estruturados e que possibilitem uma visão mais ampla dos riscos de cada processo.


Estabeleça uma cultura de compliance


Em conjunto com as políticas de prevenção à fraude, é preciso estabelecer uma cultura em torno da noção de compliance.

Portanto, é essencial envolver todos os colaboradores e toda gestão em condutas que contribuam para a integridade e transparência da empresa.

Então, quando se trata de compliance, estamos falando de um trabalho de longo prazo, que envolve a estruturação de novas normas e políticas, mas também boas ações de comunicação interna e capacitação de times.

É importante ressaltar que a organização precisa disponibilizar canais para denúncias. Isso porque esse é um dos mais relevantes meios de investigação, onde os agentes internos da empresa colaboram com a sua integridade.


Treine os seus colaboradores


Estabelecer uma política de prevenção à fraude não é o suficiente para uma empresa. É necessário definir e fazer com que elas sejam praticadas de modo automático.

Logo, é primordial que os colaboradores sejam devidamente treinados e capacitados para conhecer as políticas, as ferramentas e as medidas que eles podem utilizar para combater novas fraudes e ações de golpistas.

Para fazer isso, a organização deve contar com treinamentos específicos sobre o assunto, palestras, reuniões e oficinas que promovam uma mudança de postura em todos os setores da empresa.


Utilize soluções inteligentes para prevenir fraudes na Black Friday


Se temos a tecnologia ao nosso favor, por que não utilizar, não é mesmo?

A Acertpix é a ID Tech número 1 em segurança, pois conta com experiência de décadas em prevenção à fraude somado ao mais robusto sistema de Inteligência Artificial.

Assim, ela permite que as empresas realizem análises de documentos de forma mais ágil, precisa e segura, validando documentos em apenas 26 segundos.

Dentre os seus processos, para a análise de documentos, estão a documentoscopia, o reconhecimento facial e a prova de vida. Tudo isso para garantir mais segurança para os negócios, ainda mais na Black Friday.

Ficou interessado e que saber mais sobre essas soluções? Então entre em contato com a Acertpix!

Essas foram as nossas dicas para prevenir fraudes nessa Black Friday. Esperamos que elas possam ajudar a sua empresa e desejamos boas vendas nessa data tão importante para todos que empreendem.

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