Expectativa do varejo para o Dia das Mães

por: credits

Passou a Páscoa e agora a atenção é voltada para o Dia das Mães. As datas comemorativas costumam representar uma grande movimentação para o varejo, e o Dia das Mães está entre as datas que mais levam os consumidores as compras, ficando somente atrás do Natal. A pesquisa realizada pela Globo revela que 73% das pessoas consideram esta data importante. Assim, ao aproximar-se do dia a expectativa dos varejistas vai aumentando.

O consumidor tende a estar mais atento aos preços, e a grande maioria deles pesquisam antes de realizar a compra, optando por produtos mais baratos. O levantamento realizado pelo Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), no ano de 2023, em relação aos gastos apontou que cerca de 28% das pessoas pretendiam gastar o mesmo valor comparado ao ano anterior, mas por outro lado 23% tinham a intenção de gastar menos para economizar dinheiro.

O Dia das Mães tornou-se uma oportunidade de movimentação econômica para o varejo brasileiro. Sendo a ocasião que mais movimenta e arrecada dinheiro no primeiro semestre do ano. As datas comemorativas costumam também influenciar diretamente no mercado de trabalho ao gerar a criação de postos de trabalhos temporários, assim influenciando no aumentando da renda do trabalhador e gerando novas oportunidades.

Os índices de recuperação no setor econômico e de emprego são graduais, trazendo otimismo para o cenário brasileiro. Essa melhora no panorama leva a mais pessoas regularizarem a sua situação pagando suas dívidas e como resultado tendo mais poder de crédito para realizar novas compras.

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A influência do Dia das Mães no comércio brasileiro

Geralmente, o varejo prepara campanhas, promoções, definição de prazo e revisão do estoque junto a análise de perfil do consumidor, no intuito de atrair clientes que estão em busca de presentes, sendo uma boa oportunidade para impulsionar as vendas. Afinal as lojas costumam preparar promoções e campanhas especiais para atrair também novos clientes em busca de presentes para a data ou fidelizar os mais antigos. Com isso os itens mais populares entre os consumidores costumam ser:

  • Flores;
  • Chocolates;
  • Roupas;
  • Acessórios;
  • Produtos de Beleza.

Maior período de recuperação de crédito

O comércio tem mostrado índices de recuperação. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o setor tem tido recuperação após baixos índices nos dois últimos meses de 2023. Um exemplo é a comparação entre o mês de janeiro de 2023 e 2024, que de acordo com os dados o crescimento foi de 4%.

Outro fator que têm favorecido o crescimento é o aquecimento do mercado de trabalho. Aliás o encerramento do ano de 2023 teve a menor taxa de desemprego desde 2014, fechando em 7,8%, com diminuição de 500 mil pessoas em estado de desocupação.

No levantamento realizado pela CNDL em parceria com o SPC Brasil cerca de 66% consumidores pretendiam pagar os presentes á vista, principalmente por Pix no entorno de 36%, e no cartão de débito 26%. A princípio as compras feitas com dinheiro físico diminuíram em relação a 2022 em comparação a 2023. Aproximadamente, 53% dos consumidores citaram o pagamento a prazo, com 33% tendo interesse em realizar compras no cartão de crédito de forma parcelada. Já 73% dos consumidores realizariam pelo menos uma compra. A verificação mostra que 23% das pessoas pretendiam ter uma média de gastos entorno de R$ 258 no total.

Os consumidores têm encontrado um mercado de crédito mais favorável. O Relatório Peic, de janeiro deste ano, apresenta que cerca de 78,1% das famílias informaram estar endividadas, no entanto a maior parte desse percentual, 32,2%, relataram estar pouco endividados. O percentual de dívidas em atraso apresentou tendência de queda. A estimativa é que essa tendência permaneça ao longo do ano.

Como foi o Dia das Mães em 2023?

Em 2022, o Dia das Mães chegou a um crescimento de 18% comparado a performance de 2021 com resultado geral de aumento que variou entre 3% e 5%. Embora as perspectivas para aquele ano não traziam muito otimismo por conta dos reflexos da crise e o consumo reduzido dos clientes. Contudo o desempenho final de 2022 deu incentivo para o varejo pensar em 2023.

As intenções de gastos para a data no ano de 2023 atingiu maior nível desde 2014, a recuperação do indicador foi influenciada pelo perfil dos consumidores que optaram por gastar menos. As projeções para 2023 foram otimistas em comparação aos anos anteriores decorrente da pandemia, principalmente com os números relacionados à intenção de compra do consumidor.

Segundo a pesquisa da CNDL, citada acima, 79% das pessoas pretendiam comprar algum presente para o Dia das Mães gerando movimentação de 33 bilhões reais no varejo.

Enquanto na projeção feita pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), realizada no país inteiro, apontou crescimento de 7,6% nas vendas para o Dia das Mães no ano passado, comparado com o resultado de 2022.

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Quais são as expectativas para o Dia das Mães?

O aumento das vendas nos dois últimos dois anos faz com que as previsões para 2024 sejam otimistas. Espera-se o aumento no tráfego de consumidores em lojas físicas, após tempos de pandemia. No entanto, a recuperação da economia é gradual em regiões do país. Contudo, as compras online, provavelmente continuaram com atuação significativa, mantendo a média em relação aos anos anteriores. Em 2021, as vendas no varejo físico cresceram 6% em relação a 2020, no período de pandemia. No e-commerce, o aumento foi de 14% com base no mesmo período do ano anterior.

O apontamento da empresa Radar Simplex mostra que o consumidor brasileiro já começou a pesquisar presentes para o Dia das Mães desde fevereiro. Conforme a pesquisa, a data ficou entre os dez termos mais buscados na internet do país. As buscas estão relacionadas a compras em sites internacionais que o prazo de entrega varia entre 20 e 30 dias úteis.

As estratégias do comércio também são significativas com a realização de promoções que apoiam o varejo na capitalização e em fidelizar clientes. Já que o preço é o principal fator de decisão na escolha de o que e onde comprar.

Este ano o Dia das Mães será comemorado no dia 12 de maio. Assim espera-se que a data traga impacto e que possa criar impulso econômico, beneficiando varejistas, fabricantes e prestadores de serviço em todo território nacional, como tem sido desde a sua oficialização.

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