O Dia dos Pais 2025 está próximo e, com isso, milhares de brasileiros devem ir às compras atrás do presente que eles consideram ideal para os pais ou figuras paternas. Esta data dá início aos eventos sazonais do segundo semestre de 2025.
Celebrada no segundo domingo do mês de agosto, é costume homenagear a figura paterna ao expressar o seu carinho com gesto especial representado por algum presente. Logo, é uma tradição que o brasileiro não deixa passar despercebido. À medida que o domingo vai se aproximando, as projeções de vendas do varejo vão sendo levantadas para ter uma estimativa de arrecadação.
E, segundo a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com Offerwise Pesquisas, 65% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais em 2025.
Boa leitura!
Expectativas de movimentação para o Dia dos Pais
A expectativa é que, neste ano de 2025, tenha movimentação de R$ 27,13 bilhões nos setores de comércio e serviços. Isto é, houve uma redução nominal de 4,6 milhões de brasileiros comprando em relação a 2024. Em prática, isso significa que mais ou menos 106,3 milhões de pessoas, que residem nas capitais, devem ir às compras nos próximos dias.
Com base nas entrevistas realizadas com os consumidores, 31% deles pretendem gastar mais que em 2024, sendo que 39% gastarão o mesmo valor e 18% visam gastar menos. Conforme os dados da pesquisa, os brasileiros estão atentos aos preços. De modo que há um contraponto entre aqueles que planejam investir mais dinheiro no presente e aqueles que querem gastar menos.
Cerca de 78% pretendem pesquisar para economizar antes de comprar o presente do Dia dos Pais. Desse modo, entre os entrevistados que pretendem gastar mais, 58% querem comprar presentes melhores, 36% têm em vista comprar mais presentes, enquanto 34% citam o aumento dos preços.
Já aqueles que pretendem gastar menos no presente, 49% desejam economizar, um crescimento nesse valor, em comparação a 2024. 38% relataram que enfrentam uma situação financeira difícil. 30% têm dívidas em atraso, durante o tempo em que houve um aumento nesse percentual em comparação a 2024, enquanto 20% só querem priorizar outras compras.
Segmentos e setores mais visados
Os produtos que lideram as expectativas são os itens de vestuário e cosméticos. Assim como no ano anterior, as roupas correspondem à grande parte das intenções de compra para o Dia dos Pais (44%), seguidas por perfumes e cosméticos (34%), calçados (31%) e acessórios (18%), como óculos, meias, cinto, relógio e carteira.
Valor do ticket médio e os principais presenteados
Segundo o levantamento da CNDL/SPC Brasil, o ticket médio dos consumidores será em torno de R$ 255 no total. Com os consumidores pretendendo comprar, em média, cerca de 1,7 presentes para o Dia dos Pais 2025.
De modo que representa uma pequena queda no número de consumidores que vão comprar, mas mesmo com esse detalhe, a data ainda representa uma movimentação importante para o varejo. Os entrevistados desejam presentear o próprio pai (57%), o esposo (19%), o sogro (11%) e o pai dos filhos (10%).
As principais formas de pagamento utilizadas pelo consumidor
A grande parcela dos consumidores, cerca de 76%, pretende pagar o presente à vista, sobretudo no PIX (46%), representando um aumento de 8 pontos percentuais em relação ao ano anterior, e 18% no cartão de crédito.
Em contrapartida, 39% pretendem pagar o presente parcelado, especialmente no cartão de crédito (30%). Com uma média de 3,4 prestações realizadas.
Leia também | Dicas de presentes para o Dia dos Pais 2025
Vendas físicas e online
Como citamos anteriormente, os consumidores têm pesquisado antes de comprar, sendo que grande parte tem feito pesquisa online (81%). E embora outra parte olhará os preços em lojas físicas (68%, representando crescimento de 9 p.p.).
Deste modo, 76% dos brasileiros que participaram da entrevista pretende realizar suas compras em lojas físicas, como shopping centers (31%), lojas de departamento (18%) e shoppings populares (15%).
Porém, 43% planejam comprar pela internet, de preferência, em aplicativos (70%), sites (65%) e Instagram (19%). A procura por presentes é maior em sites de varejistas internacionais (55%), e logo após, sites de vendas de produtos novos ou seminovos (45%) e sites de lojas de departamento (37%).
Leia também | A importância de antecipar e atender às necessidades dos clientes
Os principais fatores que influenciam a compra
A grande motivação para a compra dos presentes do Dia dos Pais em sites de varejo internacional tem relação com o preço baixo (69%), maior variedade de produtos (58%) e a qualidade dos produtos (40%).
Por outro lado, quando falamos em fatores que influenciam onde comprar, 49% informaram que o preço é um fator a ser observado, em seguida 40% a qualidade, 37% frete grátis e 33% as promoções e descontos também são um fator determinante para o Dia dos Pais 2025.
Gostou do post? Aqui, no nosso blog, lançamos conteúdos semanais para que você fique por dentro dos principais assuntos do mercado. Você também pode conferir em nossas redes sociais, Instagram e LinkedIn, dicas e insights.