Além do óbvio: encontrando oportunidades de negócios únicas
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por: Julia Carvalho
Identificar oportunidades de negócios é o ponto de partida para empreendedores visionários que buscam deixar sua marca no mundo dos negócios. Nesse contexto, as instituições estão cada vez mais se movimentando para reconhecer oportunidades valiosas quando as encontrar.
Uma oportunidade de negócio permite o empreendedor criar ou expandir um produto, serviço ou atividade que atenda às necessidades do mercado, de forma que gere lucro. Esta pode surgir de várias fontes, como mudanças nas tendências de consumo, lacunas no mercado, avanços tecnológicos ou necessidades não atendidas dos clientes.
Saber diferenciar e aproveitar essas oportunidades de negócios envolve uma boa pesquisa de mercado, planejamento estratégico e ação decisiva para transformar a ideia em realidade.
Como identificar uma oportunidade de negócio?
Identificar uma oportunidade de negócio envolve um processo cuidadoso de análise e pesquisa para compreender o funcionamento do mercado e os segmentos em ascensão. A seguir, apresentamos um passo a passo para auxiliá-lo nesse processo.
1 – Analise o mercado
Para iniciar o seu plano de negócios, analise o mercado que pretende atuar, quais são suas tendências e a concorrência existente. Esse entendimento, irá auxiliar na identificação de lacunas e áreas com potencial crescimento, além de mostrar informações importantes sobre o segmento.
2 – Entenda seus clientes
Entender as dores dos clientes é importante para melhorar a entrega do seu negócio. Desde pesquisas de mercado até entrevistas para identificar problemas não resolvidos, quanto maior o conhecimento sobre o cliente, mais assertivos serão os produtos que os satisfarão.
3 – Esteja sempre atualizado sobre o mercado
Estar atualizado é uma etapa contínua no processo de empreender. Em um mercado em constante evolução e com mudanças cada vez mais repentinas, é importante estar a par das novas tecnologias e preferências dos consumidores, para que o seu negócio permaneça relevante e competitivo.
4 – Avalie suas possibilidades
Analisar a viabilidade é essencial antes de investir em oportunidades de negócios. Esse estudo ajudará a entender e manter o controle financeiro do negócio, calculando os custos envolvidos, como produção, marketing, pessoal e geral. A seguir, determine o quanto você pode cobrar pelo produto e os lucros que esse valor irá gerar.
Ainda quando falamos sobre possibilidades, existem algumas funções que podem auxiliar no aumento da receita de um negócio e ainda fidelizar clientes. Uma delas é o crédito, um meio de pagamento que funciona como uma fonte extra de recursos através de terceiros
Ao oferecer opções de crédito próprio aos clientes, você amplia o poder de compra deles, o que pode resultar em um aumento nas vendas. Além disso, ao disponibilizar parcelamentos usando seu próprio capital, você atrai um público maior e diversificado, oferecendo taxas e tarifas menores que as praticadas por outras empresas de crédito, mas sem deixar de gerar lucro o seu negócio.
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