A sociedade está sempre passando por constantes transformações sociais, econômicas e tecnológicas. Segundo o estudo realizado pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec-SP), a situação socioeconômica e histórica tem influência direta no comportamento e nas motivações de consumo das pessoas. É nesta parte que a denominação sobre as gerações começa a ser reportado. Porque são diferentes períodos históricos vivenciados que causam impacto na forma como os indivíduos consomem conteúdos, aprendem e trabalham.
Com isso, os interesses dos indivíduos tendem a mudar, com cada geração tendo comportamentos específicos. Apesar das diferenças geracionais, atualmente, as gerações têm gasto tempo online. Porém, conforme o Relatório Digital Global 2024, publicado em parceria entre We Are Social e Meltwater, revela que quanto mais idosa for a população de um país, a internet será menos utilizada. E consequentemente, vão passar menos tempo online que os jovens.
Assim, as motivações de consumo são ciclos importantes para que as empresas entendam e conheçam mais a respeito de seu público. Ou seja, há variações entre as gerações conforme os fatores externos e novas descobertas. Por isso, estar de olho nos hábitos de consumo das diferentes gerações é uma estratégia importante para o seu negócio.
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Quais são as gerações presentes no mercado?
As épocas são marcadas por acontecimentos que moldam e causam impacto no contexto de vida, do nascimento, na forma em que as pessoas se relacionam e vivem. Ademais, cada uma dessas gerações possui algum tipo de característica que pode ser visto como específico, seja no seu jeito de agir, pensar, aprender ou se comportar. O primeiro grupo geracional a ser nomeado foi a Geração Silenciosa que se refere as pessoas nascidas entre 1926 e 1945, e que viveram a Segunda Guerra Mundial. O nome vem de um artigo publicado em 1950 pela revista Time.
Atualmente, além da Geração Silenciosa, temos mais cinco gerações nomeadas, sendo que quatro delas tem forte presença no mercado de trabalho.
Veja quem são elas abaixo:
– Baby Boomers;
– Geração X;
– Millennials;
– Geração Z;
– Geração Alpha.
Porém, é necessário levar em consideração que há divergências a respeito das datas de início de cada geração, podendo haver variações de acordo com a fonte utilizada.
Afinal, quais são as motivações de consumo?
Os tópicos que norteiam as motivações de consumo são um agrupamento de atitudes, percepções e influências que fazem com que a pessoa escolha determinado tipo de produto e serviço vai consumir. Com isso, temos a atualização constante de novos estudos que abordam os fatores que induzem diretamente no comportamento do consumidor, a fim de compreender seus interesses e quais estratégias de marketing são ideais para conquistar esse público. Esses indivíduos têm comportamentos variados desde a fidelidade a uma marca até a preferência por empresas que se posicionem, principalmente por causas sociais.
A seguir, veremos as características que evolvem as motivações de consumo de cada grupo:
Baby Boomers
Os Baby Boomers, nascidos entre 1946 e 1964, são conhecidos como os bebês que nasceram no período de término da Segunda Guerra Mundial. Neste pós-guerra, houve uma grande crescente de natalidade e da reconstrução dos países envolvidos na guerra.
As características marcantes dessa geração são que eles valorizam e buscam conquistas e estabilidade econômica. As suas motivações de consumo vão baseadas na fidelidade a marcas que conhecem a anos e da valorização de um bom atendimento.
Geração X
Nascidos entre 1965 e 1980, viveram na época de movimentos sociais importantes. Essa geração teve as fases da vida marcada pelo crescimento da televisão no mundo inteiro. Aliás, neste período, a publicidade na TV era extremamente influenciadora. Essa geração tem preferência por marcas já consolidadas no mercado, mas ainda assim, são mais abertos a novas descobertas de produtos que a geração anterior.
Millennials
Os Millennials, em comparação com as outras duas gerações anteriores, são os que mais tiveram contato com tecnologias avançadas. Nascidos em 1981 e 1994, viveram momentos como a redemocratização do Brasil, globalização em grande escala e o uso de tecnologias na infância.
É uma geração que defende o consumo consciente e que, por estarem sempre conectados, optam por compras online, principalmente por meio dos dispositivos móveis, além de prezarem pela praticidade e agilidade na hora de realizarem as compras, sendo caracterizados como imediatistas. A experiência única na hora da compra induz nas motivações de consumo desse grupo, além de ter preferências por marcas que representam algum tipo de finalidade.
Geração Z
A famosa geração de nativos digitais são as pessoas nascidas entre 1995 e 2010. A geração Z, de acordo com o SEBRAE, representa 20% da população brasileira economicamente ativa. Demonstrando inseguranças em relação ao futuro, a Gen Z, são mais realistas e pragmáticos que a geração anterior.
Criados em um mundo digital, a Gen Z está altamente conectada, e conforme o artigo do SEBRAE, eles possuem preferência em realizar buscas em plataformas como o TikTok. Ou seja, o meio digital é a principal fonte de consumo, estudo e interação social dessa geração. As pesquisas de avaliação ou indicação, influenciam na sua motivações de consumo. Essa geração tem buscado por empresas que tenham os mesmos valores que eles. Optando por comprar produtos ou serviços de marcas que se identifiquem e tenha engajamento com causas sociais, e valorizando o bom atendimento e praticidade na hora da compra.
Leia também – Adaptando as vendas digitais às mudanças de comportamento no consumo
É vantajoso saber sobre as motivações de consumo?
Retornando aos dados do Relatório Digital Global 2024, os brasileiros estão ocupando o segundo lugar em tempo online, com os internautas gastando em média 9 horas e 13 minutos por dia na internet. Assim, os investimentos em anúncios digitais em 2023 foi de quase 720 milhões de dólares, superando em mais de 10% o valor de 2022. Os gastos com publicidade digital superaram em 117% o valor de 2018.
Realizar pesquisas analíticas, a fim de entender, a forma de consumo das gerações e quais as plataformas que eles tem usados, será útil no aumento dos índices de sucesso na hora de estabelecer relações diretas com o seu cliente. Afinal, é necessário saber qual é a melhor abordagem de venda na hora de estabelecer as relações comerciais com o público-alvo correto para o seu negócio.
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