Consumo no Brasil: o crédito e as mudanças nos meios de pagamento

por: Karol

O cenário atual apresenta transformações significativas para o dia a dia das pessoas. São muitas transformações, e uma delas tem impactado diversos setores, principalmente quando falamos em dinheiro, crédito e meios de pagamento.

A pandemia contribui para o impulso dos novos meios de pagamento. Isso ocorreu porque, com a necessidade de ficar em casa e evitar aglomerações, foi preciso adotar soluções tecnológicas. Dessa forma, esses modelos têm migrado para um padrão cada vez mais híbrido, no qual os consumidores brasileiros podem optar tanto por meios digitais quanto físicos.

Uma vez que essa mudança não afetou apenas os consumidores, mas também o varejo. O mercado atual exige que o setor varejista se adapte ao novo comportamento do consumidor. No entanto, o acesso ao crédito continua sendo um grande desafio, especialmente diante do aumento da população endividada. Por exemplo, conforme a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 29% dos consumidores recorrem ao nome de terceiros para realizar compras.

Esse cenário evidencia como ainda há uma parcela da sociedade que tem o acesso ao crédito negado, o que representa um desafio não apenas para esses consumidores, mas também para as empresas.

Por isso, continue acompanhando este conteúdo para entender melhor a relação entre o crédito e as mudanças nos meios de pagamento.

Quais são os principais meios de pagamento?  

Os meios de pagamento no Brasil evoluíram rapidamente nos últimos anos, com destaque para o PIX e as carteiras digitais. Esses métodos conquistaram cada vez mais espaço, sendo que o PIX, por exemplo, foi adotado de forma rápida pela população.

Os meios de pagamentos podem ser classificados em diferentes categorias, como:

  • Pagamentos à vista;
  • Parcelamento;
  • Digitais;
  • Meios alternativos.

Essa diversificação dos meios de pagamento não é atraente apenas para os consumidores, mas também para as empresas, que têm a oportunidade de ampliar seu alcance. Por isso, os principais meios de pagamento atualmente são:

  • Dinheiro;
  • Cartão de débito ou crédito;
  • PIX;
  • Boleto bancário;
  • Carteiras digitais e QR Code;
  • Pagamentos por aproximação.

Quais são os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros?

Como vimos o Brasil possui uma grande diversidade de meios de pagamento, no qual os mais utilizando são aqueles que oferecem segurança, conveniência, comodidade e acesso facilitado.

De acordo com um levantamento do Banco Central do Brasil, os meios de pagamentos mais utilizados pelos brasileiros são:

  • PIX (76,4%);
  • Cartão de débito (69,1%);
  • Dinheiro (68,9%);
  • Cartão de crédito (51,6%);
  • Débito automático (32,8%);
  • Outras transferências eletrônicas (15,8%);

Quais são as principais tendências dos meios de pagamento no Brasil?

Atualmente, o Banco Central (BC) do Brasil tem anunciado uma agenda de modernização do PIX, com a criação de novas funcionalidade, correções e melhorias nas modalidades já existentes. Entre as principias inovações previstas estão:

  • PIX em garantia: permitirá que empresas ofereçam recebíveis futuros (valores a receber via PIX) como garantia em operações de crédito;
  • PIX por aproximação:  funcionalidade que está sendo desenvolvida para facilitar pagamentos por meio de tecnologia de aproximação (NFC), semelhante ao que já ocorre com os cartões e carteiras digitais;
  • PIX parcelado: permitirá que o pagador contrate um crédito para parcelar uma transação, de forma semelhante ao parcelamento com juros no cartão de crédito. Dessa forma, o recebedor recebe o valor total da transação de forma imediata, enquanto o pagador quita o valor em parcela, com acréscimos.

Uso do crédito e os meios de pagamento

Como mencionado anteriormente, 29% dos consumidores recorreram ao nome de terceiros para realizar compras. Embora essa prática seja arriscada e possa resultar não apenas em prejuízos, mas também em constrangimentos, ela ainda é uma realidade. Assim, que dentro desse grupo, muitos realizaram compras por meio de cheque, cartão de crédito, crediário, empréstimos ou financiamentos utilizando o nome de outra pessoa.

Dessa forma, a principal justificativa para fazer a compra em nome de terceiros foi a seguinte:

De acordo com a mesma pesquisa, os motivos apresentados pelos entrevistados para recorrerem a essa prática foram os seguintes:

  • 25% precisavam comprar suprimentos no supermercado;
  • 18% precisavam pagar uma dívida;
  • 17% realizaram compras para o filho;
  • 15% compraram presentes para datas especiais.

Cenário atual do crédito no Brasil: inadimplência, cartão de crédito e empréstimos

Atualmente o país enfrenta um cenário desanimador de inadimplência dos consumidores, agravador por questões socioeconômicas e de juros elevados, que tem afetado o controle do orçamento das famílias. Segundo dados da CNDL/SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, 54% dos consumidores não fazem controle dos gastos mensais com o cartão de crédito.

O crédito tem sido um importante aliado do consumidor na hora de adquirir bens. O cartão de crédito foi utilizado por 74% dos entrevistados, sendo usado com frequência mensal por 68% deles.

Além disso, 23% dos entrevistados recorreram ao empréstimo pessoal, e 14% optaram pelo crédito consignado em bancos ou financeiras nos últimos 12 meses. No entanto, o nome sujo tem sido o principal motivo para a recusa de crédito por parte das instituições financeiras (48%), seguido pelo valor do empréstimo solicitado ser superior à renda permitida (13%) e pela falta de garantia para os credores (12%).

Leia também | Guia prático de análise de crédito: o que é e como funciona para empresas

Como a Credits pode ajudar o seu negócio a crescer mais?

Em um cenário de grandes mudanças e um ambiente econômico cada vez mais desafiador, contar com soluções inteligentes é um diferencial importante para o crescimento das empresas. A Credits possui um portfólio robusto de soluções que potencializam o seu negócio em áreas como segurança, análise de risco e cobrança.

Assim, a sua análise de crédito se torna mais eficiente com diferencia como:

– O maior banco de dados de crédito da América Latina, o SPC Brasil;

– Modelos comportamentais avançados;

Cadastro Positivo, que considera o histórico de bom pagador.

Além disso, você conta com informações únicas, precisas, atualizadas e eficazes, que permitem tomar decisões de crédito com muito mais segurança.

Venha conhecer mais sobre as nossas soluções. Fale com um de nossos especialistas e transforme o agora do seu negócio.

Leia também