Como tornar a venda consignada mais segura para o seu negócio

por: Karol

A aquisição de novos clientes e a até mesmo novas revendedoras pode ser um desafio nas vendas consignadas. O desconhecido costuma gerar receio e estranheza, sobretudo quando se busca expandir a base de revendedoras ou de consumidores. isso vale para qualquer setor, seja moda, cosméticos ou produtos sob demanda.

Dessa forma, muitos empreendedores têm dúvidas sobre como tornar a venda consignada mais segura, evitando prejuízos e perdas de estoque.

Afinal, para assumir novos compromissos financeiros, é importante avaliar não apenas o retorno esperado, mas também os riscos envolvidos que esse investimento ou nova parceria pode representar. Assim, com análises mais detalhadas e precisas, é possível alcançar o impacto desejado: o aumento no faturamento.

Por isso, contar com processos bem definidos e ferramentas de ponta eficazes contribuem para o controle eficaz faz toda a diferença para garantir a tanto o progresso contínuo quanto a sua segurança

Acompanhe este conteúdo para saber como tornar a venda consignada mais segura. Boa leitura!

O que é venda consignada?

Para começarmos, a pergunta básica é: o que é venda consignada? Basicamente, a venda consignada é um modelo de transação comercial no qual o possuidor de um produto oferece seus artigos a um vendedor ou revendedor.

Ao receber os produtos, o revendedor começa a comercializá-los. Assim, quando uma venda é realizada, o revendedor paga um valor previamente estipulado ao detentor do produto e fica com a outra parte da comissão.

Como funciona a venda consignada?

O processo de venda consignada começa com o contato entre o lojista e fornecedor dos produtos a serem vendidos, seguido da análise do CNPJ e históricos. No caso de revendedoras, o procedimento inclui entrevista e uma análise do histórico e eventuais restrições, assim como acontece com os lojistas.

Após essa etapa, são feitas as negociações sobre o prazo de pagamento, condições de devolução de produtos, comissão de vendas, garantias e responsabilidades pelos produtos. Com esses termos acordados, a venda consignada pode ser aplicada em diversos setores, como moda, cosméticos e alimentos.

Desse modo, confira alguns exemplos:

  • Peças de moda íntima;
  • Vestuário;
  • Calçados;
  • Semijoias;
  • Utensílios para casa;
  • Maquiagens e perfumes.

Quais são os desafios da venda consignada?

A venda consignada pode trazer diversos benefícios, mas também apresenta desafios importantes que precisam ser considerados. Entre os principais desafios enfrentados pelos detentores dos produtos, destacam-se o impacto financeiro e o risco da perda de mercadoria, seja na falta de vendas ou pelo não recebimento dos produtos devolvidos pelos revendedores.

Assim, alguns dos principais desafios incluem:

– Produtos parados: o risco de os produtos ficarem parados por longos períodos pode gerar impactos negativos. Isso pode ocorrer devido a preços inadequados ou à falta de divulgação. Posto que, os produtos parados não geram retorno financeiro, o que resulta em prejuízos para o detentor;

– Controle e monitoramento: manter o controle dos produtos consignados pode ser uma tarefa complexa; gerencia o controle dos produtos consignados pode ser uma tarefa desafiadora, sobretudo quando há muitos itens. A falta de um sistema eficiente de acompanhamento pode dificultar a gestão de vendas;

– Informações incorretas: é indispensável verificar a identidade do revendedor antes de entregar os produtos. A confirmação de informações e a análise do histórico do revendedor são fundamentais para evitar problemas futuros que poderiam ter sido evitados com a aptidão necessária;

– Complexidade na comunicação: embora a comunicação entre fornecedor e revendedor não devesse ser um desafio, ela é uma das peças importantes para o sucesso da venda consignada. O princípio de manter uma comunicação clara, direta, transparente e constate facilita o acompanhamento do desempenho das vendas e a resolução de problemas, além de garantir que ambos os lados estejam alinhados;

– Alta necessidade na relação de confiança: a confiança é a base de todo o processo de venda consignada. Assim como desde o fornecimento dos dados pessoais do revendedor até o relato das vendas realizadas e dos pagamentos, a transparência e a confiança mútua são vitais para o bom andamento do processo.

Como selecionar revendedor certo para a venda consignada?

Contar com um time de qualidade é essencial para o sucesso das vendas consignadas. Por isso, é importante seguir critérios bem definidos que garantem a segurança e eficiência no processo.

Abaixo, listamos os principais pontos a serem considerados na seleção:

  • Avaliação do histórico: analisar o histórico do candidato, levando em conta suas experiências anteriores com vendas consignadas ou atividades similares, isso ajuda a identificar possíveis ocorrências envolvendo produtos, inadimplência ou desempenho insatisfatório;
  • Verificação da situação cadastral: o revendedor deve ser maior de idade e ter a situação cadastral regularizada. É recomendável consultar informações em órgãos, como o SPC Brasil, para avaliar eventuais restrições ou riscos financeiros;
  • Uso de soluções tecnológicas no processo de seleção: ferramentas modernas, como as oferecidas pela Credits, tornam o processo mais seguro e confiável. As soluções como Documentoscopia, análise de restrições e a verificação de ações judiciais ajudam a validar, autenticar os dados e reduzir riscos;
  • Definição das metas e contrato claro: estabelecer metas de vendas e limites para a quantidade de peças consignadas é indispensável par ao controle do estoque e o acompanhamento do desempenho. Além disso, um contrato bem redigido, com regras claras e responsabilidades definidas, proteger os interesses de ambas as partes e evita conflitos futuros.

Quais são as vantagens de um processo eficiente?

Assim, um processo bem estruturado e eficiente gera ganhos que potencializam os resultados da venda consignada. Com o uso das soluções da Credits, por exemplo, de forma adequada e com critérios em estabelecidos, é possível expandir o alcance do negócio e garantir mais segurança em cada etapa.

Entre as principais vantagens, destacam-se:

  • Aumento do faturamento;
  • Redução da margem de risco;
  • Maior confiabilidade nos revendedores;
  • Maior controle operacional;
  • Uso de informações precisas e confiáveis.

Leia também | Como as empresas podem se proteger de fraude de identidade

Torne sua venda consignada mais segura com a Credits

Como vimos ao longo deste conteúdo, a venda consignada tem se expandido em diversos setores, como moda, cosméticos e produtos por demanda. No entanto, o sucesso desse modelo está diretamente ligado à existência de processos bem estruturados, análise de riscos e, principalmente, à escolha de revendedores confiáveis.

É justamente nesse ponto que a Credits se destaca.

Com soluções completas em verificação de identidade, análises detalhadas e precisas, ações judiciais, a Credits oferece tecnologia, inteligência e segurança para tornar o seu processo de seleção mais eficaz. Tudo de forma rápida, automatizada e alinha às necessidades do seu negócio.

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