fbpx
Como está a segurança digital da sua empresa? Leia o post para entender melhor o assunto.

Segurança digital: tecnologia e estratégia para proteção da sua empresa

Estamos imersos na era da segurança digital em destaque. O aumento exponencial das fraudes, impulsionado pela disseminação de golpes sofisticados que exploram Inteligência Artificial, como os deepfakes, criou um ambiente desafiador.

Por isso, identificar a autenticidade das interações online tornou-se uma tarefa árdua, gerando uma verdadeira crise de confiança. Esse cenário fez com que a segurança se tornasse o epicentro das estratégias empresariais, porém não apenas a segurança convencional, mas sim uma abordagem inteligente e adaptável.

Embora a segurança sempre tenha sido uma preocupação para as organizações, outras prioridades, como compliance e experiência do usuário, muitas vezes foram colocadas à frente. No entanto, com o avanço tecnológico, incluindo a adoção IA, Big Data, Internet das Coisas e o impulsionamento da conectividade móvel, os golpistas também evoluíram. Eles identificaram falhas e desenvolveram golpes mais complexos para explorar essa revolução digital em curso.


A ascensão das táticas de fraude contra usuários

Os avanços nas táticas de golpes e fraudes durante a jornada do usuário são alarmantes. Isso porque vazamentos de dados, contas fictícias, roubo de perfis, invasões de contas e até mesmo criação de identidades sintéticas são apenas alguns exemplos de estratégias utilizados para ludibriar as defesas de segurança existentes, muitas vezes imitando os próprios clientes, causando sérios problemas para as empresas e usuários.

Logo, é importante ressaltar que essas atividades fraudulentas não se limitam apenas ao momento inicial de cadastro ou abertura de contas em uma instituição. Elas ocorrem ao longo de toda a interação do usuário com a empresa, incluindo acessos, logins, transações e alterações cadastrais.

Para se ter uma noção da magnitude do problema, o Brasil tem 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras por minuto através de canais eletrônicos, segundo o cruzamento dos resultados de pesquisa da empresa de prevenção de fraudes e segurança digital CAF e dados do Banco Central. Além disso, o levantamento ainda mostra que 1,73% das transações digitais no sistema financeiro do país teve intenções criminosas.


Reconfigurando a abordagem de segurança

Aprimorar a prevenção de fraudes e implementar medidas de segurança digital inteligentes é crucial hoje em dia. Cada vez mais, líderes de segurança da informação assumem papéis estratégicos, destacando a importância crescente da segurança nos negócios.

Há pouco tempo, a Febraban e a Deloitte identificaram a segurança cibernética inteligente como uma tendência importante, ressaltando a necessidade de investimento nessa área.

Assim, fica cada vez mais evidente que a segurança digital desempenha um papel crucial na proteção das informações financeiras dos clientes e na garantia da continuidade das operações bancárias.


Leia também: 5 Dicas essenciais para proteger o seu negócio de fraudes digitais.


Implementando a segurança digital nas empresas

A execução bem-sucedida da segurança digital, com o objetivo de deter fraudes, aprimorar processos e elevar a experiência do usuário, depende de três elementos essenciais:


Sinergia entre tecnologia e estratégia

É fundamental unir tecnologia e estratégia. Apenas a tecnologia, desprovida de uma estratégia sólida, não oferece uma visão abrangente das ameaças e da segurança, sendo incapaz de quebrar barreiras e impulsionar a vantagem competitiva.

Da mesma forma, uma estratégia desprovida de tecnologia não consegue dimensionar, pois a ausência de ferramentas adequadas limita o crescimento operacional e a maximização de resultados.


Incorporação da Inteligência Artificial

A adoção da Inteligência Artificial tornou-se inevitável. Isso porque essa tecnologia deve ser integrada em todas as operações organizacionais. Dentro da estratégia de segurança inteligente, a IA, com sua capacidade de aprendizado de máquina, processamento veloz, habilidade para lidar com grandes volumes de dados e capacidade de identificar padrões em tempo real, proporciona uma série de benefícios:

– Automatiza e amplia as operações, diminuindo a necessidade de trabalho manual e impulsionando a eficiência;

– Aprimora a detecção de fraudes, fortalecendo a segurança de maneira eficaz;

– Implementa controles de segurança robustos, minimizando erros humanos;

– Gerencia os riscos de forma mais inteligente e proativa;

– Oferece dados para aprimorar constantemente os processos de verificação de identidade;

– Simplifica as interações do usuário em todas as etapas da jornada.


Adoção de uma plataforma integrada

Para além da implementação de novas tecnologias, é crucial integrar todas as ferramentas e dados dos usuários em uma única plataforma.

Logo, abandonando soluções isoladas e superficiais, a sua organização deve buscar uma abordagem mais holística. Os resultados em termos de segurança, eficiência, experiência do usuário e inteligência são significativamente superiores quando as ferramentas estão conectadas em uma plataforma centralizada.

Por isso, uma plataforma de gestão de identidade digital, que combine Inteligência Artificial, automação e tecnologias disruptivas em um único local, representa o presente e o futuro na integração da estratégia e da tecnologia para prevenir fraudes e implementar uma segurança digital inteligente.


Oferecendo segurança digital para o seu negócio

A Credits Brasil está comprometida em fornecer segurança digital ao seu negócio, integrando estratégias e tecnologias por meio de sua avançada experiencia de décadas em prevenção à fraude somada ao mais robusto sistema de IA. Isso permite que a sua empresa siga em direção a um nível superior de segurança, construindo confiança em seus serviços.

Assim, com as nossas soluções, você pode:

– Reduzir os custos de análise de documentos e evitar mais fraudes em seu onboarding;

– Ter a sua disposição uma tecnologia de ponta que oferece mais velocidade, segurança e precisão;

– Contar com mais de 3 mil regras cuidadosamente mapeadas para todos os estados brasileiros (alinhamento, formatação, chancela etc.), realizando a validação de RG, CNH e DNI em segundos.

Para obter mais informações sobre como as soluções da Credits Brasil podem beneficiar a sua empresa na prevenção a fraude, preencha o formulário ou acesse o botão de WhatsApp para falar direito com um de nossos especialistas!