A recuperação de crédito é um processo fundamental para as empresas, sobretudo em um cenário econômico onde a inadimplência cresce a cada mês. Esse aumento tem se mostrado um desafio tanto para as empresas quanto para os consumidores, que enfrentam dificuldades em manter as contas em dia.
Atualmente, a inadimplência afeta cerca de 71,78 milhões de consumidores no Brasil, segundo dados da CNDL e SPC Brasil. Por isso, é essencial que as empresas compreendam não apenas como manter suas finanças organizadas. Ainda assim como oferecer suporte aos clientes inadimplentes.
Nesse contexto, a recuperação de crédito surge como um elemento chave. No entanto, para algumas empresas, esse conceito pode não ser tão claro. Por isso, neste conteúdo, explicamos os principais aspectos relacionados à recuperação de crédito.
Boa leitura!
O que é recuperação de crédito?
A recuperação de crédito é um processo no qual as empresas buscam recuperar valores que não foram pagos dentro do prazo. Esses valores podem se referir, por exemplo, a vendas a prazo. Ou seja, é uma medida voltada para ajudar tanto as empresas quanto os consumidores a regularizarem suas pendências financeiras.
Visto que o principal objetivo desse processo é reparar a inadimplência. De modo que ele pode envolver diversas etapas, como a comunicação inicial, como a régua de cobrança a negativação.
Dessa forma, a recuperação visa regularizar a situação financeira e possibilitar que o cliente volte a fazer negócios com a empresa. Assim, restabelecendo a confiança na relação comercial.
Recuperação de crédito: como funciona?
A recuperação de crédito funciona por meio de etapas, que podem variar conforme o tipo de negociação. Como vimos, ela é uma forma de garantir o pagamento de valores em atraso por parte de clientes inadimplentes. Essas etapas incluem, primeiramente, a identificação da dívida, no qual serão analisadas as contas e o valor devido.
Em seguida, ocorre o contato inicial com o cliente inadimplente, geralmente por meio de canais de comunicação. Por fim, é realizada a negociação e a cobrança, visando regularizar a pendência financeira.
Quais os desafios da recuperação de crédito?
A recuperação de crédito pode parecer um processo demorado e custoso, em particular quando não se conhece as ferramentas certas para torná-lo mais eficiente. No entanto, a tecnologia tem se mostrado um grande auxiliar, com soluções que ajudam as empresas a suprir os desfalques em suas operações.
Por exemplo, as nossas soluções acompanham todo o ciclo de crédito das instituições, incluindo a recuperação de crédito. Ter as ferramentas certas em mãos facilita superar esses desafios e otimiza o processo, tornando-o mais rápido e eficaz.
Qual a diferença entre a cobrança e recuperação de crédito?
Embora sejam temas associados, cobrança e recuperação de crédito são processos distintos. Isso porque a cobrança está relacionada ao processo mais imediato e direto, focando no recebimento das dívidas em atraso. Ou seja, sem flexibilidade.
Já a recuperação de crédito vai além da cobrança, buscando facilitar o pagamento das dívidas por meio de condições mais favoráveis para o devedor. Assim, sendo baseada em acordo mútuo.
E recuperação de crédito e reabilitação de crédito são a mesma coisa?
Os conceitos de recuperação de crédito e reabilitação de crédito também são diferentes. Isso porque a reabilitação de crédito está mais associada à retomada da capacidade de um indivíduo ou empresa de acessar crédito. Geralmente, isso ocorre após a regularização das pendências financeiras do devedor.
Já a recuperação de crédito é um processo em que as empresas buscam receber valores não pagos por clientes inadimplentes. Com o objetivo de regularizar as pendências e recuperar os valores devidos.
Qual a importância da recuperação de crédito para as empresas?
Para as empresas, a importância da recuperação de crédito está em receber os valores não pagos, reavendo quantias que deveriam estar no caixa. Por isso, o objetivo principal é oferecer oportunidades e suporte aos clientes inadimplentes, para que possam regularizar suas pendências financeiras.
Principalmente quando consideramos que a recuperação está diretamente ligada ao risco de inadimplência. Isso porque, não receber esses valores pode impactar negativamente a saúde financeira de qualquer negócio, comprometendo o fluxo de caixa da empresa.
Quais são as vantagens de recuperação de crédito?
Recuperar crédito traz diversas vantagens para as empresas, especialmente quando pensamos na melhoria do fluxo de caixa. No entanto, esse não é o único benefício. Existem outros pontos importantes, como:
Redução de riscos ou perdas
Os valores não recebidos criam uma lacuna significativa no caixa das empresas. A vista que recuperar esses valores ajuda a “endireitar o percurso”, fortalecendo o fluxo de caixa e mitigando os riscos financeiros.
Melhoria e otimização do desempenho
Uma gestão mais eficiente faz toda a diferença. Além de melhorar o desempenho financeiro, oferece uma visão 360° sobre a saúde financeira do negócio, permitindo decisões mais estratégicas.
Leia também | Análise de crédito: entenda a importância e o funcionamento desse processo
Cliente apto para uma nova compra
Um dos maiores benefícios da recuperação é o restabelecimento do relacionamento com o cliente. De modo que recuperar um cliente inadimplente transforma esse cliente em um ativo para novas compras, sem gerar atritos e mantendo o vínculo comercial intacto.
Leia também | Régua de cobrança: entenda o que é e como automatizar
Como otimizar esse processo com a Credits?
Com a Credits, o seu negócio pode recuperar mais em menos tempo, protegendo o fluxo de caixa de forma eficaz. A recuperação é descomplicada, utilizando os registros e a força do SPC Brasil, com resultados em até 30 dias.
Além disso, oferecemos um portfólio completo que acompanha todo o ciclo de crédito e vendas, desde o onboarding até a gestão. Assim, garantindo um controle eficiente de todas as etapas do processo.
Fale com nossos especialistas para entender como podemos ajudar a sua empresa!