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Projeções de vendas para o Dia das Crianças

O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, foi criado em 1924, porém passou despercebido durante décadas. Foi em 1955 que o diretor comercial da fábrica de brinquedos Estrela lançou uma promoção para incentivar as vendas da boneca “Bebê Robusto”. Essa ação transformou a data em um evento comercial, alavancando as vendas de brinquedos e consolidando o Dia das Crianças como a celebração que abre o calendário de datas sazonais do último trimestre do ano.

Em 2023, as projeções indicaram que os gastos com presentes para a data seriam significativamente maiores, movimentando R$ 18,8 bilhões no varejo, em comparação aos R$ 13,7 bilhões estimados em 2022, conforme dados da CNDL e SPC Brasil. Para 2024, segundo informações da Hibou, empresa de pesquisa sobre consumo, 82% dos consumidores brasileiros estabelecerão um limite de gastos de até R$250 para a compra de presentes para a criançada.

Confira neste conteúdo as projeções de compra e vendas para o Dia das Crianças.

Dia das Crianças em 2023

Segundo a pesquisa da CNDL e SPC Brasil, em 2023, os consumidores pretendiam, em média, comprar 2,3 de presentes e gastar cerca de R$ 343 nas compras, um aumento em relação a 2022. Os principais motivos para gastarem mais foram:

– Comprar um presente melhor (39%);

– Comprar mais presentes (38%);

– Aumento do preço dos produtos (37%);

Enquanto os consumidores que pretendiam gastar menos tinham como motivo o orçamento apertado (27%), outras prioridades (20%), pagamento de dívidas em atraso (20%) e economizar (18%).

Projeções do Dia das Crianças em 2024

Assim, destacando o momento econômico do país, a pesquisa da Hibou revela que 52% dos brasileiros planejam gastar menos em 2024. Contudo, 17% dos consumidores afirmaram que, mesmo precisando reduzir os gastos, manterão a tradição de presentear as crianças. Além disso, 22% disseram que não haverá mudança em relação aos gastos em comparação aos anos anteriores.

Os dados mostram que as principais crianças a serem presentadas pelos consumidores entrevistados serão:

– Sobrinhos: 51%;

– Filhos: 29%;

– Afilhados: 19%.

Ticket médio para 2024

No planejamento orçamentário para a data, 8 em cada 10 consumidores brasileiros, cerca de 82%, pretendem manter um ticket médio de até R$250. Enquanto isso, 15% dos entrevistados afirmaram que planejam gastar entre R$250 e R$500.

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Principais presentes para o Dia das Crianças

Na hora de escolher os presentes, 65% dos consumidores afirmaram que a prioridade é optar por algo que a criança realmente goste. Contudo, 23% preferem presentear com itens inesperados. Entre as opções mais populares, os brinquedos se destacam, representando 38% das escolhas. Além dos presentes físicos, os passeios também são uma opção de escolha. Cerca de 57% dos brasileiros consideram levar as crianças a shopping com cinemas, enquanto 50% planejam passar o dia em parques.

Na pesquisa realizada pela CDLRio e pelo Sindilojas, mostrou que os itens mais procurados nessa data costumam ser:

– Brinquedos (40%);

– Roupas (23%);

– Calçados (10%);

– Jogos eletrônicos (7%);

– Artigos esportivos (6%);

– Celulares e tablets (4%).

Espera-se que a proximidade do Dia das Crianças, Black Friday e Natal, revitalize e fortaleça a atividade comercial na reta final de 2024. Assim, com essa sequência de datas criando oportunidades significativas para o comércio e atraindo os consumidores com boas ofertas.

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