Projeções de vendas para a Páscoa

por: Karol

Após o Carnaval, o comércio e os consumidores voltam suas atenções para a próxima grande data: a Páscoa. Embora essa celebração não tenha uma data fixa, variando entre março e abril, ela é determinada de acordo com o calendário da igreja Católica. Neste ano, a Páscoa será celebrada no dia 20 de abril.

Com isso, a data é muito tradicional no Brasil, sendo amplamente comemorada pelos brasileiros. Em 2025, espera-se que a celebração seja igualmente marcante. Em 2024, de acordo com a pesquisa Tendências de Consumo da Globo, 68% da população celebrou a Páscoa. E para 2025, a expectativa é que cerca de 83% dos brasileiros entrevistados participem da festividade.

Continue lendo para conferir as previsões de vendas para a Páscoa. Boa leitura!

Arrecadação da Páscoa em 2024

Em 2024, a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC), projetou um aumento de 4,5% nas vendas em relação a 2023, ano em que o varejo registrou um movimento de aproximadamente R$ 3,29 bilhões.

Desse modo, esse crescimento reflete uma recuperação no consumo pós-pandemia, com um avanço nas vendas de Páscoa, ficando acima dos números registrados em 2019.

Projeção de vendas para a Páscoa 2025

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o Instituto Datafolha, a Páscoa de 2025 deve movimentar cerca de R$ 5,3 bilhões, o que representa um aumento de 26,8% em relação à projeção de 2024.

O ticket médio para data será de R$ 146, com 7 em cada 10 pessoas (67%) planejando comprar chocolates e outros produtos relacionados. Em 2024, o ticket médio foi de R$ 156, cerca de R$ 10 a mais do que o esperado para este ano.

Gastos por região na Páscoa

Por ser uma data celebrada em todo país, os gastos e a movimentação variam conforme a região, com base na população local. Assim, três regiões se destacam com intenções de gasto médio acima da média nacional:

  • Região Sul: R$ 178;
  • Centro-Oeste: R$ 169;
  • Sudeste: R$ 158.

Respectivamente, é esperado que essas três regiões movimentem cerca de R$ 984 milhões, R$ 501 milhões e R$ 2,3 bilhões cada região. É esperado que essas três regiões movimentem, respectivamente, cerca de R$ 984 milhões, R$ 501 milhões e R$ 2,3 bilhões.

Já a região Nordeste tem uma média de gasto de R$ 104, com uma previsão de movimentação de R$ 1 bilhão. Por fim, região Norte apresenta a menor média de gasto, com R$ 108, e uma movimentação estimada de RS 414 milhões.

Produtos mais visados

Conforme o estudo, os produtos mais procurados pelos consumidores entrevistados são:

  • Ovo de Páscoa (64%);
  • Bombons, caixa de chocolate e trufas (36%);
  • Barra de chocolate (34%);
  • Brinquedos ou cesta de Páscoa (2%).

Compras físicas X Compras online

Cerca de 9 em a cada 10 entrevistados (91%) pretendem realizar suas compras em lojas físicas, enquanto apenas 9% planejam comprar em lojas online. Esse resultado é similar ao de 2024. Quando analisado por faixa etária, a população acima de 60 anos (96%) opta por compras físicas, em contrapartida, 89% dos consumidores entre 25 e 34 anos preferem realizar compras em app ou sites pela internet.

Outro dado importante é que 78% dos consumidores têm intenção de comprar em estabelecimentos comerciais, em oposição aos 26% que preferem adquirir produtos de vendedores autônomos que atuam por conta própria.

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Fatores importantes na hora da compra para a Páscoa

Segundo a pesquisa da Globo, os três principais fatores considerados pelos consumidores na hora de escolher o que comprar para a Páscoa são:

  • 47% pela qualidade;
  • 44% pelo preço;
  • 32% pelas promoções e descontos.

Assim, para aproveitar essa e outras datas sazonais e aumentar as vendas, as soluções da Credits são indispensáveis. Com ferramentas que ajudam o seu negócio a vender mais, com maior segurança e eficiência.

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