Projeção de vendas para o Natal em 2025

por: credits

Chegamos em dezembro, e este é o mês do pisca-pisca, das decorações encantadoras, dos presentes e, claro, de muita celebração. Além disso, a expectativa é que a procura por presentes movimente fortemente a economia brasileira em 2025, alcançando cerca de R$ 84,9 bilhões, segundo pesquisa da CNDL/SPC Brasil.

O estudo também revela que 76% dos consumidores pretendem comprar presentes, o que representa 124,3 milhões de pessoas. Esses números, portanto, reforçam ainda mais a posição do Natal como a data sazonal mais importante para o varejo no Brasil. Assim sendo impulsionada tanto pela tradição quanto pelo sentimentalismo de celebrar com a família.

Acompanhe o conteúdo para entender as projeções de intenção de compra e perspectivas de vendas no Natal.

Boa leitura!

Expectativa para o Natal em 2025

Outra pesquisa realizada pela CNDL/SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, apontou que 33,8 milhões de consumidores utilizarão o décimo terceiro salário para compras. Sendo que cerca de 50% desse valor será destinado a presentes, comemorações de fim de ano e aquisição de produtos desejados.

Além disso, considerando que 76% dos consumidores pretendem presentear neste Natal, a expectativa é de que o período movimente aproximadamente R$ 84,9 bilhões, impulsionado por 124,3 milhões de pessoas indo às compras.

Esses dados, portanto, reforçam o forte impacto do Natal na economia brasileira e seu papel decisivo para o varejo em 2025.

Principais presenteados e ticket médio

Vimos no bloco anterior uma estimativa sobre os consumidores que pretender dar algum presente neste Natal. Dentre as principais pessoas que serão presenteadas estão:

  • Filhos (58%)
  • Mãe (46%)
  • Cônjuge (40%)
  • Pai (23%)
  • Irmãos (23%)

Em média, os consumidores pretendem comprar quatro presentes neste Natal, sendo que esse número aumenta para cinco entre as classes sociais A/B. O presente de maior valor será destinado aos filhos para 28% dos consumidores brasileiros.

Assim, neste Natal, o ticket médio estimado será de R$174, ou seja, R$37 a mais que no ano de 2023. De modo que 38% pretendem comprar a mesma quantidade de presentes neste ano, em comparação a 2024, dado que 31% pretendem compra mais e 20% menos.

Ao mesmo tempo que, entre os que gastarão menos, 30% pretendem economizar, 25% estão com a situação financeira difícil. Posto que 19% estão inseguros com relação à economia brasileira para o ano que vem e 17% têm outras prioridades de compra.

Itens desejados para compra

Os itens que lideram as intenções de compra para o Natal de 2025 são:

  • Roupas (52%)
  • Cosméticos e perfumes (36%)
  • Calçados (30%)
  • Brinquedos (30%)
  • Acessórios (22%)

Enquanto isso, 43% dos consumidores pretendem ou substituíram os presentes materiais por viagens, jantares, shows e até mesmo passeios.

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Compra física ou online

Os consumidores deram preferência as lojas físicas com canal principal de compra nesta festividade natalidade, com 75% dos consumidores pretendendo obter os presentes no ambiente físico. Desse modo, os principais pontos de compras serão:

  • Lojas de departamento (36%)
  • Shopping centers (31%)

Já em relação realização de compras online, 58% disseram que vão adquirir pelo menos algum presente pela internet, assim representando 94,2 milhões de pessoas. Em média, 70% dos presentes serão comprados no ambiente digital. De forma que os principais meio são:

  • Sites de lojas internacionais (64%)
  • Sites nacionais (42%)
  • Compra e venda de produtos novos ou usados (41%)
  • Lojas de departamento (38%)

A pesquisa aponta que o consumidor tem estado atento e pretende pesquisar antes de comprar. Visto que 59% consideram que os preços dos presentes estão mais caros que ano passado, e 32% na mesma faixa de preço, e 8% mais baratos.

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Principais formas de pagamento

Neste Natal, as principais formas de pagamento utilizadas pelos consumidores serão:

  • PIX (54%)
  • Cartão de crédito parcelado (39%)
  • Cartão de débito (28%)
  • Dinheiro (23%)

De modo que entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 4,8 parcelas. Significando que o consumidor pagará o parcelamento até abril ou maio de 2026.

Segundo a visão dos consumidores, 79% acreditam que o crédito influencia muito ou um pouco nas decisões de compra do Natal, sendo que, para cerca de 39%, sem o crédito, eles comprariam menos presentes.

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Fonte: CNDL

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