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Tudo o que você precisa saber sobre Customer Analytics está neste post. Vem conferir!

Por que o Customer Analytics é tão relevante para os negócios?

Customer Analytics é um termo que está em alta e que precisa ser cada vez mais conhecido por empreendedores. O motivo? Vamos te contar.

Hoje, um empreendedor que não conhece ou não está interessado em investir em novas tecnologias está deixando o negócio incapacitado de competir, de maneira igual, com outras empresas que estão ativas no mercado.

Logo, com a evolução diária das tecnologias, acabam surgindo inúmeras ferramentas que tem como objetivo alavancar marcas e organizações, ajudando-as a crescer, utilizando como base as informações.

Dessa forma, tendo em mãos todas as informações, as empresas conseguem analisar tudo o que foi coletado para aumentar e melhorar os meios para conhecer melhor seu público-alvo. E, claramente, conseguir usar mecanismos que permitem fazer vendas digitais ou mesmo aumentar esses números.

Então, dentre as ferramentas e técnicas que estão aparecendo, o Customer Analytics vem ganhando cada vez mais relevância nesse assunto. Isso porque a tradução utilizada para o termo é Análise do Cliente, tratando-se de uma variável analítica dentro da concepção de Big Data.

Agora que já tivemos uma introdução, vamos começar a entender essa solução. A seguir, você vai conseguir compreender melhor o Customer Analytics e quais os benefícios para os negócios, além de sua relevância.


Customer Analytics: o que é e como funciona


De maneira breve, o Customer Analytics pode ser especificado com um uso de dados sistemático, de modo que eles são coletados em diversos lugares, levando em conta o comportamento dos consumidores.

Assim, com a contribuição dessa ferramenta, é possível fazer verificações preditivas que são capazes de informar antecipadamente quais são as necessidades dos clientes. Além do mais, ela ainda ajuda a ter os dados de consumidores em potencial, auxiliando as empresas a terem insights que sejam assertivos nas tomadas de decisões.

Sendo assim, para criar um Customer Analytics é necessária uma quantidade de dados bem alta. Contudo, elas precisam ser encontradas através de meios físicos e digitais, em vários tipos de contato, abordagem e experiências entre a empresa e os clientes.

E, para que isso seja feito, já existem diversas ferramentas e técnicas para realizar uma análise dos consumidores. Porém, é preciso entender que elas não funcionam sozinhas. Ou seja, não é uma fórmula pronta, onde você compra, instala e começa a utilizar.

Por isso, é preciso uma série de ferramentas complexas, e até mesmo de empresas diferentes, com focos diferenciados, para realizar uma análise eficiente e assertiva. O importante é que todas trabalhem juntas para desenvolver uma solução emergente.

Desse modo, as informações que costumam ser sistematizadas para o uso dessas soluções emergentes são:

◽ Dados demográficos;
◽ Comportamento de utilização da internet;
◽ Histórico de compras e pesquisa;
◽ Interesses e comportamentos em redes sociais;
◽ Contatos com empresas.

Com a estruturação desses dados, e a análise deles, é possível conhecer melhor os seus consumidores, elaborar uma segmentação precisa deles e ainda nutrir soluções que utilizam a inteligência artificial e aprendizado para se tornarem aptas a indicar como será o comportamento dos clientes.


Indicação de leitura – Salestech: entenda o que é e como funciona.


Os benefícios trazidos pelo Customer Analytics


Um dos motivos de ferramentas como o Customer Analytics estarem se desenvolvendo cada vez mais é a capacidade delas de oferecer, por meio de dados e análises, soluções que conseguem compreender quais são as necessidades dos consumidores, especificamente seus comportamentos.

Além disso, elas também permitem entender quais são os níveis de satisfação e de insatisfação com a empresa. Com isso, se torna possível capacitar programas, aplicativos ou mesmo outras formas de IA para estudar esses clientes, trazendo como resultado o que eles irão fazer ou mesmo como vão agir.

Assim, as empresas conseguem aumentar seus fatores de retenção, melhorar os resultados, elaborar estratégias com melhores resultados de marketing, aperfeiçoar as vendas e proporcionar uma experiência, entre marca e cliente, diferenciada da concorrência.

Logo, a relevância do Customer Analytics está em mostrar que quanto mais se conhece os seus clientes, de maneira aprofundada, maiores serão as chances de vender e reter esses consumidores.

Então, lembre-se que a fidelização de clientes é tão importante quanto conquistar novos. Afinal, são eles que vão defender a sua empresa, realizar divulgações entre as pessoas mais próximas, ou mesmo em redes sociais, e adotar o seu produto ou serviço como um item do seu estilo de vida.

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A importância e a evolução das empresas centradas em Customer Analytics


Com o passar dos anos, começaram a surgir diversas empresas com o objetivo de elaborar e ofertar soluções emergentes ao mercado. Soluções que visam usar, criar ou mesmo desenvolver ferramentas que possuam a capacidade de reunir, organizar ou avaliar os dados que as pessoas deixam segmentados nos meios físicos e digitais.

E mesmo existindo diferentes fornecedores com capacidades variadas, todos eles se tornam necessários para que seja possível elaborar mecanismos que permitam variadas ações. Por exemplo:

◽ Mapeamento da jornada dos clientes;
◽ Automação de marketing;
◽ Identificação de problemas em plataformas;
◽ Previsão de comportamentos;
◽ Personalização de experiências;
◽ Automação da força de vendas.

Portanto, mesmo esse sendo um segmento considerado recente no mercado, algumas empresas já se destacam na área, mostrando seus resultados conquistados através da evolução da inteligência artificial.

Por isso, essas organizações que oferecem esse tipo de solução investem em ferramentas tecnológicas, trabalham com machine learning e permitem que haja um entendimento das ações e necessidades dos clientes, além de uma resposta das marcas em tempo real.

E essas empresas são classificadas em três modelos diferentes. Sendo eles:


Provedores de soluções de Customer Analytics emergentes


Essas empresas são centradas em recursos que são emergentes no mercado, mas que também são complexos. Elas costumam usar ferramentas de inteligência contínua, análise da jornada dos consumidores e análise aumentada para proporcionar uma experiência customizada.


Provedores de aplicativos corporativos inteligentes


Essas organizações, normalmente, realizam seus trabalhos por meio de ferramentas, como processamento de linguagem natural, análise de sentimento avançada, visão computacional e análise preditiva.

Elas se destacam por serem empresas que competem com os outros modelos, investindo na exploração de ferramentas, sendo os aplicativos inteligentes um bom exemplo.


Provedores “Born AI”


Como o nome já diz, esses são negócios que nascem tendo em sua base a inteligência artificial. Eles integram a inteligência em todos os seus mecanismos e em todas as maneiras de trabalho.

Eles costumam utilizar ferramentas que também são usadas pelos outros modelos. Como exemplos, podemos citar a inteligência contínua, IA aplicada no emocional dos consumidores e segmentação psicográfica.


Agora que você já sabe o motivo do Customer Analytics ser tão importante para os negócios, comece a avaliar as vantagens e os resultados que ele traria para a sua empresa.

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