Se você é proprietário de um negócio, independentemente do tamanho ou setor, sabe o quão crucial é manter uma saúde financeira estável para garantir o sucesso a longo prazo. E uma das ferramentas fundamentais para alcançar essa estabilidade é a implementação de uma sólida política de crédito.
Ao longo dos anos, muitas empresas negligenciaram a importância de estabelecer diretrizes claras para concessão de crédito aos clientes, o que pode resultar em inúmeros problemas financeiros e impactar diretamente o fluxo de caixa. Por isso, nesse post, vamos mostrar para você o conceito, quais os benefícios e como a tecnologia pode ajudar a aumentar as vendas através de uma política de crédito única e padronizada.
Vamos começar? Continue a leitura para conhecer insights valiosos, que vão fortalecer a base financeira do seu negócio.
O que é uma política de crédito?
A política de crédito é um conjunto de diretrizes e critérios estabelecidos por uma empresa para determinar como ela irá conceder crédito aos seus clientes. Portanto, essa política tem como objetivo equilibrar o risco de inadimplência com a necessidade de expandir as vendas e manter um bom relacionamento com os clientes.
Em outras palavras, a política de crédito define as regras que uma empresa seguirá ao oferecer prazos de pagamento ou linhas de crédito para os clientes que desejam comprar os seus produtos ou serviços a crédito. Assim, essas regras incluem informações como a análise de crédito dos clientes, os limites de crédito concedidos, os prazos de pagamento permitidos e as ações a serem tomadas em caso de atraso ou falta de pagamento.
Tudo isso é importante para evitar prejuízos, já que concessões de crédito equivocadas podem de gerar custos com cobranças, transtornos com os clientes, dificuldade com pagamento de fornecedores. Vale ressaltar que o acúmulo de todos esses problemas pode, também, resultar na falência de um negócio.
Quais os benefícios de uma política de crédito bem estruturada?
Uma política de crédito, personalizada para atender às necessidades específicas da sua empresa, oferece diversos benefícios, com a redução do risco da inadimplência sendo um dos mais importantes, como mencionado anteriormente. Contudo, existem muitos outros.
Confira a seguir os principais benefícios de adotar uma política de crédito bem estruturada para o seu negócio:
Redução do risco de inadimplência: ao estabelecer critérios de análise mais rigorosos, a política de crédito garante que as concessões sejam realizadas com maior segurança, resultando em uma gestão financeira mais sólida e aumento na receita.
Melhora do fluxo de caixa: uma política de crédito bem estruturada permite que a sua empresa estabeleça prazos de pagamento adequados e evite conceder créditos em excesso. Isso melhora o fluxo de caixa, garantindo que o dinheiro entre no negócio de forma mais consistente.
Potencialização do diferencial competitivo: a política de crédito proporciona vendas mais ágeis, já que os clientes receberão respostas rápidas e sem complicações que poderiam atrasar os processos de negociação. Isso permite que a sua empresa se destaque no mercado, ganhando vantagem sobre os concorrentes.
Atratividade para novos clientes: com o reforço do diferencial competitivo, o seu negócio ganha maior visibilidade e se torna mais atraente para clientes em potencial. Isso porque clientes satisfeitos tornam-se embaixadores do negócio, fazendo a recomendação para outras pessoas, o que impulsiona a aquisição de novos clientes de forma orgânica.
Maior qualificação das vendas: ao criar uma política de crédito alinhada ao ramo de atividade da sua organização, é muito mais fácil identificar oportunidades de negócios vantajosas. Como resultado, é possível obter vendas mais qualificadas, com clientes mais propensos a honrar os seus compromissos financeiros.
Como definir uma política de crédito, que seja eficiente e coerente com o perfil da sua empresa?
Para desenvolver uma política de crédito eficiente e coerente com o perfil do seu negócio, é essencial considerar dois fatores:
Melhores práticas
A primeira coisa a se fazer é compreender minuciosamente o perfil dos seus clientes. E, para isso, existem soluções de consulta de CPF e CNPJ para facilitar o processo, identificando o perfil e a situação financeira de cada consumidor que utiliza os produtos ou serviços. Além disso, será preciso criar categorias de clientes com condições de vendas específicas para cada grupo.
Após entender os clientes, é necessário estipular critérios claros para a análise de crédito, realizando ajustes de acordo com o setor de atuação e o perfil dos consumidores.
Além disso, é imprescindível treinar os colaboradores para que todos estejam cientes das regras estabelecidas. E lembrar que equilibrar o crescimento das vendas com a rigidez na concessão de crédito é importante, pois condições muito rigorosas podem dificultar a conquista de novos clientes. Dessa forma, encontrar um ponto de equilíbrio é essencial para promover um crescimento saudável do seu negócio.
Tecnologia
Depois de adotar melhores práticas, é necessário pensar em investir em tecnologia.
Atualmente, é fundamental utilizar ferramentas que ajudem a trazer qualidade, segurança e agilidade para os processos, ainda mais quando se quer aumentar o volume de vendas.
Imagina um cliente ter que esperar mais de um dia para ter um retorno sobre o seu pedido de crédito? Ou contar com longos formulário de avaliação de um cliente? Olha quanto tempo já foi perdido só nessas duas situações!
Então, diante de tantas opções no mercado, como escolher uma que esteja de acordo com a sua política de crédito?
O Aprovador, uma solução da Credits Brasil, foi desenvolvida para suprir essa demanda do mercado. Isso porque, através dela, é possível obter uma análise de crédito automática parametrizada para o seu negócio. Ou seja, através de uma única plataforma, você conseguirá:
– Definir as regras;
– Automatizar a política de aceitação/crédito;
– Tomar decisões em apenas 10 segundos;
– Realizar a gestão sobre os pedidos;
– Alinhar a área Comercial e a de Crédito;
– Obter o histórico total das decisões e relatório gerencial.
Assim, o Aprovador permite realizar a decisão, a gestão e a automação de forma simples, rápida e segura, sem burocracias, para que se possa vender mais com segurança, conforme a política de crédito da sua empresa.
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Conte para gente: você já sabia de todos esses pontos importantes sobre a política de crédito?
Aproveite esse momento para revisar a sua ou mesmo definir uma política de crédito que esteja de acordo com as necessidades do seu negócio. E utilize os pontos destacados anteriormente para potencializar essa estratégia. Dessa maneira, você vai conseguir tomar decisões mais seguras e assertivas para impulsionar o crescimento e garantir o sucesso da sua empresa a longo prazo.